SóProvas


ID
1486753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, julgue o próximo item.

O resultado patrimonial do exercício é apurado na demonstração das variações patrimoniais pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas e as variações patrimoniais qualitativas.

Alternativas
Comentários
  • Errado.


    O erro da questão está em afirmar que o resultado patrimonial decorre do confronto entre as variações patrimoniais quantitativas e as qualitativas.  Esse resultado é apurado pelo confronto, ou em outras palavras, pela diferença entre as Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA) e as Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD).



    Com as recentes alterações promovidas na Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP), as variações patrimoniais qualitativas, passaram a compor quadro separado da DVP, que é considerado facultativo para fins de consolidação e sua apresentação PODERÁ ser feita por meio de NOTA EXPLICATIVA quando as alterações foram RELEVANTES.


    De acordo com o MCASP, 6ª ed., p. 135,  "O resultado patrimonial corresponde à diferença entre o valor total das VPA e o valor total das VPD de um dado período. Caso o total das VPA sejam superiores ao total das VPD, diz-se que o resultado patrimonial foi superavitário ou que houve um superávit patrimonial. Caso contrário, diz-se que o resultado patrimonial foi deficitário ou que houve um déficit patrimonial."

  • De acordo com a NBC T 16.6 (R1):

    A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações verificadas no patrimônio e indica o resultado patrimonial do exercício.

    As variações qualitativas são decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.

    Para fins de apresentação na Demonstração das Variações Patrimoniais, as variações devem ser segregadas em quantitativas e qualitativas.

    O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações quantitativas aumentativas e diminutivas.”

    Dessa forma, as variações patrimoniais QUALITATIVAS não afetam o resultado patrimonial do período, apenas as variações QUANTITATIVAS aumentativas e diminutivas.

    GABARITO: ERRADA

    fonte: http://www.metodoconcursos.com.br/artigo/comentarios-sobre-a-prova-de-contabilidade-aplicada-ao-setor-publico-para-auditor-da-cgepi

  • alguém sabe a diferença de variações ativa para variaçoes patrimoniais aumentativas?é a mesma coisa ou muda/??

    se alguém souber , ficarei agradecido se puder mandar por mensagem.

     

  • QUESTÃO: O resultado patrimonial do exercício é apurado na demonstração das variações patrimoniais pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas e as variações patrimoniais qualitativas. (ERRO)

    FUNDAMENTAÇÃO: PCASP, PÁG. 383.

    O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

  • O resultado patrimonial do exercício é apurado na demonstração das variações patrimoniais pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas e as variações patrimoniais qualitativas. ERRADO

    __________________________________________________________________________________

    MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 7ª Edição

    2.5. RESULTADO PATRIMONIAL

    O resultado patrimonial corresponde à diferença entre o valor total das VPA e o valor total das VPD, apurado na Demonstração das Variações Patrimoniais do período. Caso o total das VPA sejam superiores ao total das VPD, diz-se que o resultado patrimonial foi superavitário ou que houve um superávit patrimonial. Caso contrário, diz-se que o resultado patrimonial foi deficitário ou que houve um déficit patrimonial.

    2.4. VARIAÇÕES PATRIMONIAIS AUMENTATIVAS E DIMINUTIVAS

    2.4.1. Definição de Variações Patrimoniais Aumentativas e Diminutivas

    As variações patrimoniais aumentativas e diminutivas são transações que promovem alterações nos elementos patrimoniais da entidade do setor público e que afetam o resultado. Essas variações patrimoniais podem ser definidas como:

    a. Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA): corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários;

    b. Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD): corresponde a diminuições na situação patrimonial líquida da entidade não oriundas de distribuições aos proprietários.

    Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - páginas: 150/156

  • Resultado patrimonial ==> DVP = VPA x VPD.

    Bons estudos.

  • Oi Cleilton, o termo "VARIAÇÕES ATIVAS (e PASSIVAS) advém da Estrutura da DVP nos termos do art.104, Lei 4320/64, e envolve um somatório de contas X Variação Patrimonial Aumentativa (VPA) é com enfoque PATRIMONIAL (MCASP) e nesta última, tudo é tratado pelo Regime de COMPETÊNCIA (Receita=Lançto E Despesa=Liquidação), DIFERENTEMENTE DAQUELA (DVP Lei 4320/64) que é uma "miscelânea" de contas (dependentes + independentes do Orçamento), blz ?

    Bons estudos.

  • O resultado patrimonial e apenas pelo confronto das variações patrimoniais aumentativas e as diminutivas , sendo as quantitativas e não as qualitativas.