SóProvas


ID
1491115
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A lei fixou diversos parâmetros visando à melhor gestão das finanças públicas nas três esferas do governo.
( ) A lei limitou o endividamento público, apesar de permitir o estouro temporário de tal limite.
( ) A lei limitou o gasto com funcionalismo, sendo que na esfera municipal o teto foi fixado em 60% da receita corrente líquida.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.


    https://www.google.com.br/search?q=lei++fixou+diversos+par%C3%A2metros+visando+%C3%A0+melhor+gest%C3%A3o+das++finan%C3%A7as+p%C3%BAblicas+nas+tr%C3%AAs+esferas+do+governo.&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=s_w8VaeEL6zIsASnyYGACQ

  • Paludo, 2013

    " Cap 17 - Lei de responsabilidade fiscal

    Essa lei complementar foi um divisor na história das finanças públicas no Brasil e em termos de responsabilidade na gestão dos recursos públicos, tornando-se uma espécie de código a orientar a conduta dos administradores públicos, impondo-lhes, de um lado, regras e limites e exigindo prestação de contas da utilização dos recursos públicos, e de outro, abrindo espaço para responsabilização e aplicação de sanções pessoais.

    Em termos de abrangência, a LRF se aplica à União, aos estados, ao Distrito Federal, e aos municípios, incluindo os três poderes e todos os seus Órgãos e Entidades, inclusive as empresas estatais dependentes. "


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


  • É permitido o estouro temporário do limite de gasto, desde que reconduzida a dívida aos devidos limites estabelecidos em lei. 
    No caso da dívida consolidada - reconduzida até o termino dos três quadrimestres subsequentes, sendo pelo menos 25% no primeiro. 
    No caso da dívida com pessoal - deverá ser eliminada nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos um terço no primeiro.

    Se exceder 95% do limite estabelecido no art. 19 e 20 LRF

  • Letra A.

     

    Comentário:

     

    Questão que mistura diversos tópicos da matéria.

     

     (V) As disposições da LRF obrigam a União, os estados, o Distrito Federal e osmunicípios.

     

    (V) É possível ultrapassar os limites de endividamento, mas a lei obriga um retorno rápido ao limite determinado. Se a

    dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá
    ser a ele reconduzida até o término dos três subsequentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% no primeiro.

     

    (V) No âmbito do município, o limite da despesa pública com pessoal corresponde a 60% da receita corrente líquida.

     

    Logo, todas as afirmativas são verdadeiras: V, V e V.

     

     

     

    Resposta: Letra A

     

     

    Prof. Sérgio Mendes

  • Com a segunda afirmação, o examinador tornou subjetiva a questão...

    A LRF permite o estouro temporário do limite???

    Art. 31. Se a dívida consolidada de um ente da Federação ultrapassar o respectivo limite ao final de um quadrimestre, deverá ser a ele reconduzida até o término dos três subseqüentes, reduzindo o excedente em pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro.

    § 1o Enquanto perdurar o excesso, o ente que nele houver incorrido:

    I - estará proibido de realizar operação de crédito interna ou externa, inclusive por antecipação de receita, ressalvado o refinanciamento do principal atualizado da dívida mobiliária;

    II - obterá resultado primário necessário à recondução da dívida ao limite, promovendo, entre outras medidas, limitação de empenho, na forma do art. 9o.

    § 2o Vencido o prazo para retorno da dívida ao limite, e enquanto perdurar o excesso, o ente ficará também impedido de receber transferências voluntárias da União ou do Estado.

    Pela redação do § 2º, que deixa clara a sua aplicação à hipótese de vencimento do prazo, deduz-se que o § 1º se aplica desde o "estouro" do limite, e não somente após o vencimento do prazo.

    Sendo assim, se a LRF proíbe operações de crédito e impõe a limitação de empenho desde o "estouro", como se pode dizer que essa mesma lei permite o estouro temporário???

  • Falar que permite o estouro é a mesma coisa que dizer que o Código Penal permite o assassinato, mas após cometê-lo o sujeito terá que passar 20 anos na cadeia mais outras medidas corretivas.

  • Gabarito da banca letra A.

     

    A segunda afirmativa é um caso típico de questão que pode estar certa ou errada, a depender do humor do examinador. Há justificativa para tudo, basta saber argumentar.

     

    Desconsiderando todos os mecanismos de controle e sanções previstas, tudo o que prescreve a normativa constitucional a respeito do equilíbrio das contas públicas, todas as vedações aos chefes do executivo e demais administradores na gestão da coisa pública, até dá pra acertar. Dizer que em caso de excesso haverá dispositivos de ajuste não quer dizer que está autorizado o desequilíbrio, como bem disseram os colegas Mulato Sensu e Lucas Almeida. Enfim, apenas uma reflexão, nesse caso, sem valor nenhum...