-
Letra (a)
A implantação do DASP representou a tentativa de implantação de um modelo burocrático, com inspiração weberiana, no Brasil.
-
Gabarito - letra A
A reforma do DASP (Departamento Administrativo do Serviço Público), em 1936, representou a tentativa de formação da burocracia nos moldes weberiano, baseada no princípio do mérito profissional. Os institutos do concurso público e do treinamento foram instrumentos valorizados e importantes à época.
-
A implantação do DASP denota um notório modelo de intervenção estatal na administração pública, denominado modelo burocrático.
-
FALOU EM "DASP"(Departamento Administrativo do Serviço Público) PENSE LOGO EM MODELO BUROCRATICO PORQUE É CAIXA ^^
GABARITO "A"
-
O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) teve como modelo a Burocracia profissional de Weber. Foi a primeira tentativa sistemática de superar o modelo patrimonialista.
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
-
Com a implantação do Dasp, houve a tentativa de profissionalizar a carreira pública no Brasil.Alguns cargos seguiram o modelo preconizado pelo dasp; outros,não.
-
"No que diz respeito à administração de recursos humanos, o DASP representou a tentativa de formação de uma burocracia brasileira nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional."
Fonte: Paludo, Adm. Geral e Pública
-
Concurso público introduzido pelo modelo burocrático.
-
Gabarito A
DASP 1936/38-> Burocracia -> modelo weberiano - centralizado - busca da elimininação das práticas patrimonialistas.
-
Questão 512490:
A partir dos anos 1930, surge no Brasil um novo modelo de administração pública. Esse modelo parece num quadro de aceleração da industrialização brasileira, em que o estado assume papel decisivo intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e de serviços. O modelo de administração pública que surgiu no Brasil a partir dos anos 1930, com base na reforma empreendida por Maurício Nabuco e Luiz Simões Lopes, denomina-se administração
a) burocrática.
b) reformadora.
c) patrimonialista.
d) gerencial.
-
a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP, em 1938, que tinha dentre outros objetivos implementar na administração pública brasileira os princípios da estrutura burocrática. Dentre esses princípios destaca-se a profissionalização dos serviços. Esse tipo de estrutura afastaria a Corrupção e melhoraria o Estado como um todo.
-
Departamento administrativo do serviço público (dasp)
Governo: Getúlio Vargas (1930)
Finalidade: implantar a primeira reforma administrativa do Brasil (burocracia) e superar o anterior modelo patrimonialista
-
Na época da revolução de 1930, o cenário nacional era de grande crise econômica, pois o “carro chefe” da economia brasileira no momento era a cultura do Café e o mercado para o produto tinha despencado após a crise da Bolsa de Nova York.
Vargas iniciou seu governo retirando poder dos governos estaduais, centralizando o poder na União. O governo federal iniciou também uma maior intervenção econômica, saindo de um papel mais passivo para outro mais ativo na promoção do desenvolvimento econômico.
Foi nesse contexto que se organizou o Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP. A Reforma do DASP foi feita no governo de Getúlio Vargas nos anos 30 do século passado e foi a primeira iniciativa que buscou implementar o modelo burocrático no Brasil. Essa reforma buscou criar regras meritocráticas para os concursos públicos.
“O Dasp foi efetivamente organizado em 1938, com a missão de definir e executar a política para o pessoal civil, inclusive a admissão mediante concurso público e a capacitação técnica do funcionalismo, promover a racionalização de métodos no serviço público e elaborar o orçamento da União”. Lustosa da Costa
Gabarito:
a) modelo burocrático;
FONTE: Prof. Rodrigo Rennó. Estratégia Concursos.
-
Getúlio Vargas criou o DASP com o intuito de fortalecer a implantação do modelo burocrático e com o objetivo de realizar a revolução modernizadora do país, industrializá-lo, e valorizar a competência técnica.
Representou, assim, no plano administrativo, a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica.
Entre as principais realizações do DASP, são citadas:
▪ Ingresso no serviço público por concurso;
▪ Critérios gerais e uniformes de classificação de cargos;
▪ Organização dos serviços de pessoal e de seu aperfeiçoamento sistemático;
▪ Administração orçamentária;
▪ Padronização das compras do Estado; e
▪ Racionalização geral de métodos.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)