SóProvas


ID
1493377
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            É indiscutível que no mundo contemporâneo o ambiente do futebol é dos mais intensos do ponto de vista psicológico. Nos estádios a concentração é total. Vive-se ali situação de incessante dialética entre o metafórico e o literal, entre o lúdico e o real. O que varia conforme o indivíduo considerado é a passagem de uma condição a outra. Passagem rápida no caso do torcedor, cuja regressão psíquica do lúdico dura algumas horas e funciona como escape para as pressões do cotidiano. Passagem lenta no caso do futebolista profissional, que vive quinze ou vinte anos em ambiente de fantasia, que geralmente torna difícil a inserção na realidade global quando termina a carreira. A solução para muitos é a reconversão em técnico, que os mantém sob holofote. Lothar Matthäus, por exemplo, recordista de partidas em Copas do Mundo, com a seleção alemã, Ballon d’Or de 1990, tornou-se técnico porque “na verdade, para mim, o futebol é mais importante do que a família”. [...]
            Sendo esporte coletivo, o futebol tem implicações e significações psicológicas coletivas, porém calcadas, pelo menos em parte, nas individualidades que o compõem. O jogo é coletivo, como a vida social, porém num e noutra a atuação de um só indivíduo pode repercutir sobre o todo. Como em qualquer sociedade, na do futebol vive-se o tempo inteiro em equilíbrio precário entre o indivíduo e o grupo. O jogador busca o sucesso pessoal, para o qual depende em grande parte dos companheiros; há um sentimento de equipe, que depende das qualidades pessoais de seus membros. O torcedor lúcido busca o prazer do jogo preservando sua individualidade; todavia, a própria condição de torcedor acaba por diluí-lo na massa
.

                                                                              (JÚNIOR, Hilário Franco. A dança dos deuses: futebol, cultura, sociedade.
                                                                                                      São Paulo: Companhia das letras, 2007, p. 303-304, com adaptações)

*Ballon d’Or 1990 - prêmio de melhor jogador do ano

As normas de concordância verbal e nominal estão inteiramente respeitadas em:

Alternativas
Comentários
  • a) As torcidas organizadas, muitas vezes objeto de críticas por um comportamento violento e antissocial, tem sido (têm sido) alvo de intervenções do poder público, no sentido de que se evite brigas ((evitem brigas (brigas são evitadas)) que resultam, habitualmente, em morte de torcedores de times rivais.

    b) Nem sempre é aceitável (são aceitáveis), para um torcedor apaixonado por seu time, os reveses durante uma partida de futebol, visto que uns poucos minutos de jogo pode (podem) definir um resultado negativo inesperado e contrariar todas as expectativas de sucesso.

    c) O noticiário de jornais (Os noticiários...), especialmente os esportivos, dão conta dos múltiplos interesses que envolvem times, dirigentes, atletas, além do espetáculo, por vezes dramático, de jogadores que, estimulados pela torcida, busca (buscam) atingir seu momento de glória.

    d) CORRETA

    e) Certos jogadores conseguem, em momentos do jogo, que passa a ser considerado quase mágica, fazer a bola descrever curvas inesperadas que ludibriam barreiras e, principalmente, goleiros, que resulta (resultem) no gol que hipnotiza os torcedores mais apaixonados.




  • a) As torcidas organizadas, muitas vezes objeto de críticas por um comportamento violento e antissocial, têm sido alvo de intervenções do poder público, no sentido de que se evitem brigas que resultam, habitualmente, em morte de torcedores de times rivais.


    b) Nem sempre são aceitáveis, para um torcedor apaixonado por seu time, os reveses durante uma partida de futebol, visto que uns poucos minutos de jogo podem definir um resultado negativo inesperado e contrariar todas as expectativas de sucesso.


    c) O noticiário de jornais, especialmente os esportivos, conta dos múltiplos interesses que envolvem times, dirigentes, atletas, além do espetáculo, por vezes dramático, de jogadores que, estimulados pela torcida, buscam atingir seu momento de glória.


    d) A brilhante atuação de um jogador em campo torna realizáveis todos os sonhos da grande massa fiel de torcedores que veem, encantados, materializar-se a conquista das metas estabelecidas, em cada campeonato, pelos dirigentes de seu time favorito.(CORRETO)


    e) Certos jogadores conseguem, em momentos do jogo, em que passa a ser considerado quase mágica, fazer a bola descrever curvas inesperadas que ludibriam barreiras e, principalmente, goleiros, que resultem no gol que hipnotiza os torcedores mais apaixonados.


  • NOSSOS AMIGOS JÁ DISSERAM EM QUE PARTE DA FRASE ESTÁ O ERRO... EU VOU JUSTIFICAR



    A) O VERBO TER QUANDO CONCORDAR COM SUJEITO NO PLURAL TEM QUE O TER O ACENTO CIRCUNFLEXO.

    B) O TERMO É ACEITÁVEL ESTÁ NA SUA FORMA SINGULAR, E COMO O SUJEITO ESTÁ NO PLURAL DEVERIA SE PORTAR ASSIM : SÃO ACEITÁVEIS.

    C) O VERBO DAR ESTÁ CONCORDANDO NUM SEI COM QUEM...rsrsrs... JÁ QUE O SUJEITO É SINGULAR DEVERIA VIR NO SINGULAR TAMBÉM..

    D) GABARITO

    E) QUEM RESULTAM EM GOL : CURVAS, E JÁ QUE O SUJEITO É PLURAL O VERBO TER QUE FLEXIONAR PRA CONCORDAR.
  • Juro que pra mim tava tudo errado.


  • Em relação à D, que é o gabarito, acho importante distinguir os verbos VER e VIR

                Eles veem (verbo VER). Sem acento, pois o OO e EE duplicados não são mais acentuados.

                Eles vêm (verbo VIR).

    Na alternativa "A", tem sido objeto de intervenções, deveria estar acentuado pois os verbos TER e VIR na terceira pessoal do plural, bem como seus derivados (eles, mantêm, eles retêm, eles detêm, etc), são acentuadas. A conjugação da alternativa "A" com o verbo TER sem acento indica que ele está no singular e não no plural. Portanto a falta do acento indicou também um erro de concordância.

  • Flávio, o gabarito é D e não C.

  • Valeu Filipe, já corrigi.

  • eles/elas    veem - ver
    eles/elas    vêm/têm - vir e ter

     

    revés no plural = reveses = infortúnios

     

    Acho que a "e" é:

    Certos jogadores conseguem, em momentos do jogo, que passaM a ser consideradoS quase mágica, fazer a bola descrever curvas inesperadas que ludibriam barreiras e, principalmente, goleiros, que resultaM no gol que hipnotiza os torcedores mais apaixonados.

  • Questão maldosa e cheia de "coisinhas"!

  • 1 só questão vem sendo cobrado várias regras de pontuação, ortografia e muito mais...

  • Achei fácil e manjada. Exceto a alternativa correta, todas as outras tem problema na concordâcia do sujeito com o verbo; identificado isso, nem precisa procurar "coisinhas".

  • Realmente para aqueles que já estão estudando há um tempo, esse tipo de questão pode até ser facil, mas para os que estão começando agora é provável que tenha achado difícil.. Cada um com suas dificuldades!

     

    GAB: D

  • TRT, com o tempo fica ''menos'' difícil kkkk...mesmo quem estuda há mais tempo, se não manter o pé no chão, roda nesse tipo de questão

  • Mera arrogância se gabar ..vale mais estimular quem está no seu tempo!!! Cada um tem suas falhas: fé e força, amigos ..Deus é com vocês!

  • UNS POUCOS MINUTOS DE JOGO não pode ser considerada uma expressão partitiva, aceitanto tanto o plural como o singular?

  • A - As torcidas organizadas, muitas vezes objeto de críticas por um comportamento violento e antissocial, tem sido alvo de intervenções do poder público, no sentido de que se evite brigas que resultam, habitualmente, em morte de torcedores de times rivais.

    As torcidas organizadas têm... (acento diferencial para o verbo ter no plural)

    Evitar = VTD; Se = Partícula apassivadora, deslocada para próclise por termo atrativo, nesse caso, conjunção integrante.Verbo então concorda normalmente com o sujeito "brigas".

    B - Nem sempre é aceitável, para um torcedor apaixonado por seu time, os reveses durante uma partida de futebol, visto que uns poucos minutos de jogo pode definir um resultado negativo inesperado e contrariar todas as expectativas de sucesso.

    Ordem direta: os reveses durante uma partida de futebol nem sempre são aceitáveis.

    C - O noticiário de jornais, especialmente os esportivos, dão conta dos múltiplos interesses que envolvem times, dirigentes, atletas, além do espetáculo, por vezes dramático, de jogadores que, estimulados pela torcida, busca atingir seu momento de glória.

    O noticiário de jornais dá conta dos múltiplos...

    D - GABARITO

    E - Certos jogadores conseguem, em momentos do jogo, que passa a ser considerado quase mágica, fazer a bola descrever curvas inesperadas que ludibriam barreiras e, principalmente, goleiros, que resulta no gol que hipnotiza os torcedores mais apaixonados.

    Curvas inesperadas, que resultam no gol....

  • Finalmente um comentário decente do Prof. Arenildo. Como fazem falta os comentários do Prof. Alexandre Soares!

  • li trezentas mil vezes kkkk parecem todas erradas