SóProvas


ID
1493824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Com relação às estratégias de conservação da biodiversidade, julgue o item subsequente.

Para a preservação de uma unidade de conservação, a área efetiva preservada se mostra mais importante do que o seu formato.

Alternativas
Comentários
  • Que bom, heim...


    Questão ERRADA.


    Aff...

  • Sávio o formato é importante devido ao efeito de borda presente nas áreas a serem preservadas. Dependo o local, faz-se necessário priorizar o formato para melhorar a preservação.


    A criação de unidades de conservação da natureza, com estabelecimento de limites definidos, dentro dos quais é imposta uma série de restrições às atividades humanas, não é suficiente para se alcançar os objetivos de preservação e/ou conservação, devido, entre outros motivos, ao chamado "efeito de borda". Entende-se por efeito de borda as modificações nos parâmetros físicos, químicos e biológicos observadas na área de contato do fragmento de vegetação com a matriz circundante. Ou seja, é a influência física, química, biológica e antropogênica nas imediações das unidades de conservação.

    Esse efeito de borda costuma afetar a biota e reduzir quantitativa e qualitativamente a biodiversidade das unidades de conservação, representando riscos à gestão dessas áreas.

  • ERRADA.

    A área efetiva e seu formato são muito importantes para a Unidade de Conservação. Porque podem ter corredores ecológicos, minimização do efeito de borda, etc.

  • Questão passível de anulação.
  • Para provar que está errado é só pensar numa unidade de conservação longa e estreita. Um caso desses não poderia abrigar espécies de topo de cadeia.

  • Não entendi nada...