SóProvas


ID
1494343
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                    Sucesso e fracasso

                        O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência
                                                de um empreendimento
                                                          Zeca Baleiro


            Nas viradas de ano, costuma-se fazer muitos votos. De felicidade, saúde, amor, harmonia e paz. Costuma-se fazer votos de sucesso também. A propósito, o sucesso nunca esteve tão na moda quanto hoje. Nossos dicionários dizem que a palavra vem do latim successus e significa “aquilo que sucede, acontecimento, fato, ocorrência; qualquer resultado de um negócio; entrada, abertura; aproximação, chegada; bom êxito, triunfo, bom resultado; pessoa ou coisa vitoriosa de grande prestígio e/ou popularidade (livro, filme, peça teatral, autor, artista, etc.)”.
            O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento, necessariamente, e hoje está quase que inevitavelmente associado à fama. Andam de braços dados. Se tem fama, tem sucesso. Ledo engano. Conheço famosos que vivem a pão e água - logo, sem “triunfo” -, e outros que fazem uma ginástica danada para manter o circo de aparências.
            Mas o que me interessa agora é falar sobre o “fracasso”, primo-irmão do “sucesso”. Na canção “Velho bode”, letra do genial poeta Sergio Natureza, um e outro são postos lado a lado: “Você foi um sucesso / na minha vida o meu lado do avesso... / você é um fracasso / do meu lado esquerdo do peito...” A música, parceria com o compositor Sérgio Sampaio, não foi um grande sucesso popular, mas tornou-se um hit cult, “maldito”, como quase toda a obra de Sampaio, ele próprio dono de uma biografia intrigante, uma história clássica de ascensão e declínio. Em 1973, o artista capixaba emplacou o mega-hit “Eu Quero É botar Meu bloco na Rua”, cujo compacto (para os com menos de 30 anos, “pequeno single de vinil”) vendeu 500 mil cópias, cifra astronômica para a época. A marcha-rancho lírica e de refrão poderoso tornou-se um hino contra a repressão política e social daqueles tempos de domínio militar.
            Depois desse grande sucesso pontual, Sergio gravaria três álbuns antológicos que passaram despercebidos pelo grande público, o que o fez amargar um ostracismo cruel que o levaria à morte prematura em 1994, vitimado por uma pancreatite. Hoje, começa a ser descoberto e gravado por novos artistas e bandas e a ter o seu tamanho artístico justamente avaliado.
            O baiano Tom Zé, um dos fundadores do tropicalismo e hoje uma lenda viva da música brasileira, já disse ao que veio na chegada, quando se apresentou nos anos 60 no programa de calouros “Escada para o Sucesso” cantando a sátira explícita “Rampa para o fracasso”. Contam que, no final dos anos 80,Tom Zé estaria desiludido com a carreira por conta dos “fracassos” de seus discos e sem o espaço devido na mídia e nos palcos. Estava de malas prontas para voltar à sua natal Irará, onde iria administrar o posto de gasolina de um parente, quando recebeu o telefonema de David byrne, bandleader da icônica banda Talking Heads e caçador de pérolas musicais. byrne teria descoberto seu disco “Estudando o Samba” num sebo e desejava lançá-lo pelo Luakabop, selo de sua propriedade e destinado a lançar suas descobertas mundo afora. Daí por diante a história com final feliz é conhecida de quase todos.
            “Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso”, diz frase atribuída ao gênio francês Jean Cocteau. Pode soar como um disparate esta outra frase do mesmo autor que transcrevo a seguir, mas a meu ver ela trata do mesmo assunto: “Deus não teria alcançado o grande público sem a ajuda do diabo.”


Considere o período abaixo e assinale a alternativa correta:

Se tem fama, tem sucesso.

Alternativas
Comentários
  • "No período composto por subordinação existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal...

    Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

    Oração principal: O rapaz gostava
    Oração subordinada: de que todos olhassem para ele.

    A oração principal está incompleta, pois falta objeto indireto para o verbo gostar. Sendo assim, a oração subordinada desempenha a função de objeto indireto da principal."

    http://www.portugues.com.br/gramatica/periodo-composto-por-subordinacao-.html

  • a) Errada, pois há um período composto.

    b) Errada, pois há um sujeito desinencial.

    c) correta.

    d) Errada, pois a conjunção estabelece uma relação de condição, e não causa como mencionado.

  • c) Oraçao Subordinada Adverbial Condicional

  • Questão confusa... o sujeito desinencial é um sujeito simples (apresenta apenas um núcleo). 

  • Analisando a questão temos:
    Letra C) Período composto por subordinação
    Vejamos:
     No período composto por subordinação temos duas orações, uma principal e a outra SUBORDINADA

    A subordinada quem é ?  Se tem fama
    Por quê ? A oração incia com uma CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA ADVERBIAL CONDICIONAL. exemplos de tais conjunções: Se, caso, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que. 
    A principal por consequinte será... 
    Tem sucesso. 
    Dica: PARA A ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CONDICIONAL - pergunte: Se há Condição ou hipótese necessária para acontecer o fato da oração principal. 
     

  • "caso" tenha fama ... , tem sucesso 

    subordinada a outra

  • O.P TEM SUCESSO

    O.S SE TEM FAMA

    Oraçao adverbial condicional iniciando o periodo por isso a vírgula

    eu posso dizer assim: ELE TERÁ SUCESSO CASO TENHA FAMA

    A condiçao p ele ter sucesso é tendo fama

  • Período composto por subordinação, tendo a junção SE, como condicional. Pois, se não há fama, não há sucesso.