A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à probabilidade.
Pode-se definir a probabilidade da seguinte forma: o número de ocorrências do(s) evento(s) esperado(s) dividido pelo número de eventos totais referentes a um experimento (espaço amostral).
De modo a se facilitar a conta e o entendimento, iremos chamar de “P” a probabilidade.
Tal questão apresenta o seguinte dado, para a sua resolução:
- Certo site pesquisou a nacionalidade de seus usuários e constatou que 50% moram nos EUA, 9%, no Brasil, 7%, na Inglaterra, 4%, no Canadá, e os demais (30%), em outros países.
Nesse sentido, tal questão deseja saber, sorteando-se ao acaso um usuário desse site que não more nos EUA, a probabilidade de que ele more fora do Brasil.
Resolvendo a questão
Primeiramente, de modo a facilitar a resolução da questão em tela, iremos supor que, ao todo, no site, há 100 usuários. Em questões desse tipo, é interessante que seja feita tal suposição de valor, pois isso ajudará na resolução destas.
Considerando isso, pode-se concluir o seguinte:
1) 50 usuários moram nos EUA.
2) 9 usuários moram no Brasil.
3) 7 usuários moram na Inglaterra.
4) 4 usuários moram no Canadá.
5) 30 usuários moram em outros países.
Nesse sentido, considerando que será sorteado, ao acaso, um usuário do site que não more nos EUA, é possível inferir que o espaço amostral em tela será o total de usuários (100) subtraído do número de usuários que moram nos EUA (50), resultando a seguinte operação:
100 - 50 = 50.
Logo, o espaço amostral em tela é 50.
De modo a se facilitar a conta, iremos chamar de “N(s)” o espaço amostral, sendo que este corresponde a 50, na situação em tela, conforme explanado acima.
O número de ocorrências do evento esperado, no contexto da questão, corresponde à quantidade de usuários os quais não moram no Brasil e nos EUA, devido à expressão "probabilidade de que ele more fora do Brasil", expressa no enunciado da questão. Logo, para se descobrir o número de ocorrências do evento esperado, deve ser realizada a seguinte operação:
7 + 4 + 30 = 41.
Logo, o número de ocorrências em tela é 41.
De modo a se facilitar a conta, iremos chamar de “N(e)” o número de ocorrências do evento esperado, sendo que este corresponde a 41, na situação em tela.
Portanto, para se calcular a probabilidade, neste caso, tem-se o seguinte:
P = N(e)/N(s)
P = 41/50
P = 0,82.
Para se transformar em porcentagem, deve-se multiplicar o resultado acima por 100, resultando o seguinte:
0,82 * 100 = 82%.
Portanto, sorteando-se ao acaso um usuário desse site que não more nos EUA, a probabilidade de que ele more fora do Brasil é de 82%.
Gabarito: letra "d".