SóProvas


ID
1495888
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para definir o que deve ser feito com os documentos de um acervo, é necessário submetê-los a um processo de análise e seleção que visa ao estabelecimento de prazos para a sua guarda, nas fases corrente e intermediária, e sua destinação final, ou seja, eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Esse processo é denominado

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de documentos consiste, fundamentalmente em identificar seus valores e definir seus prazos de guarda. O processo de avaliação é vinculado a legislação e em alguns casos também segue definições das empresas.

  • A avaliação constitui atividade essencial do ciclo de vida dos documentos arquivísticos, tendo em vista que ela representa a análise dos documentos da instituição, com a finalidade precípua de estabelecer os prazos de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária bem como a destinação final dos documentos (eliminação ou guarda permanente) a partir do valor primário e do valor secundário.

  • Avaliação dos documentos: identificar os valores dos documentos e definir prazos de guarda desses documentos. São dois os valores: a) primário ou imediato: relacionado ao uso administrativo do documento, possui relação direta com o arquivo corrente e intermediário. b) valor secundário ou mediato: atribui-se apenas ao arquivo permanente, não incluindo-se aqui o descarte.

  • A destinação seria então o resultado da avaliação? Estou confundindo os conceitos.