SóProvas


ID
1497007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de planejamento e orçamento público, julgue o item subsecutivo.

Dos três níveis de planejamento, o segundo na hierarquia do processo decisório, o nível tático, determina o que deve ser feito de acordo com as delimitações estabelecidas pelo nível operacional e pelas restrições financeiras, organizacionais e tecnológicas.

Alternativas
Comentários
  • É o contrário. Gabarito errado.

    A nova estrutura do PPA preserva as diferenças essenciais do Plano e do orçamento: o PPA tem como foco a organização da ação de Governo nos níveis estratégico (diretrizes, estratégias e macrodesafios) e tático (programas, objetivos, iniciativas); e o Orçamento responde pela organização em nível operacional (demonstra como fazer: ações orçamentárias)

  • Fonte?

  • Gab.: Errado.

    É papel do Plano, além de declarar as escolhas do Governo e da sociedade, indicar os meios para a implementação das políticas públicas, bem como orientar taticamente a ação do Estado para a consecução dos objetivos pretendidos. Nesse sentido, o Plano estrutura-se nas seguintes dimensões:

    Dimensão Estratégica: é a orientação estratégica que tem como base os Macrosdesafios e a visão de longo prazo do Governo Federal;

    Dimensão Tática: define caminhos exequíveis para o alcance dos objetivos e das transformações definidas na dimensão estratégica, considerando as variáveis inerentes à política pública tratada. Vincula os Programas Temáticos para consecução dos Objetivos assumidos, estes materializados pelas Iniciativas expressas no Plano; 

    Dimensão Operacional: relaciona-se com o desempenho da ação governamental no nível da eficiência e é especialmente tratada no Orçamento. Busca a otimização na aplicação dos recursos disponíveis e a qualidade dos produtos entregues.


    Tirei daqui: http://zip.net/bcrjbz

  • Pode-se efetivamente considerar que o processo decisório de estabelecimento de diretrizes, objetivos

    e metas e a elaboração do Plano Plurianual devem ser enquadrados no nível estratégico.

    Nesse nível, define-se o que deve ser feito durante o período governamental, sob a coordenação

    do órgão central de planejamento. É fundamental a participação da alta cúpula dos órgãos das administrações

    central e setoriais para que as decisões sejam legitimadas e tornem-se viáveis nos

    demais níveis do planejamento. 

    A elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) enquadra-se

    no nível tático, porque, delimitado pelo que deve ser feito no período governamental, essas leis

    definem o que pode ser feito diante das circunstâncias financeiras e conjunturais do exercício.

    O nível operacional é desempenhado pela execução orçamentária que define o que será realizado

    no exercício financeiro. O órgão central de orçamento deverá efetuar o acompanhamento da 

    execução orçamentária para adoção das medidas corretivas que se fizerem necessárias ao cumprimento

    das metas estabelecidas. Terá de realimentar o órgão de planejamento com as informações

    necessárias à reavaliação e, se for o caso, alteração do Plano Plurianual (PPA).

    FONTE - http://pgg.fundap.sp.gov.br/plan/pdfs/Capitulo_2.pdf

  • Li os comentários dos colegas mas não encontrei nelas o erro da questão.

    A meu ver, o erro está em dizer que o nível tático obedece a restrições estabelecidas no nível operacional. Ora, se a escala de maior para menor é estratégico-tático-operacional, o nível que deve apresentar restrições para o nível tático é o nível superior,o estratégico, e não o inferior.

  • o nível operacional não delimita o nível tático. Na pirâmide, no topo vem o plano estratégico, depois o tático e na base o operacional.


  • Para melhor fixação e entendimento:

    Os níveis de planejamento orçamentário compreendem o estratégico, o tático e o operacional. No nível estratégico, tem-se o Plano Plurianual - PPA, o qual resume-se em "o querer fazer do governo". Quanto ao nível tático, tem-se a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, a qual resume-se em "poder fazer do governo". Por fim, o nível operacional que se tem a Lei Orçamentária Anual - LOA, resumida no "executar do governo, a materialização do que foi planejado".

    PPA - "querer fazer" - Estratégico;

    LDO - "poder fazer" - Tático - Interface entre o PPA e a LOA;

    LOA - "executar, fazer, materializar" - operacional.


  • 1°) Nível estratégico 

    2°) Nível tático  3°) Nível operacional 
    As ordens vêm de cima para baixo. O poste não pode mijar no cachorro!
  • As ordens vêm de cima para baixo. O poste não pode mijar no cachorro!

    kkkkkkkkkk....boa Bruno Coelho

  •  

    Dos três níveis de planejamento, o segundo na hierarquia do processo decisõrio, o nível tático, determina o que deve ser feito de acordo com as delimitações estabelecidas pelo nível estratégico e pelas restrições financeiras, organizacionais e tecnológicas.  

     

  • Excelente professora, parabéns.

  • Dos três níveis de planejamento, o segundo na hierarquia do processo decisório, o nível tático, determina o que deve ser feito de acordo com as delimitações estabelecidas pelo nível ESTRATÉGICO e pelas restrições financeiras, organizacionais e tecnológicas

  • Que lê rápido, toma na tarraqueta! Só isso que tenho a dizer!

  • Erradooo

     

    O nível operacional é o que ocorre a execução do que planejado, ou seja, ele não determina nada para os íveis estratégico e tático.

    O Estratégico determina qual o objetivo, o tático procurará os caminhos,  e operacional se preocupará em executar o que lhe foi imposto pelo nível estratégico e tático.

  • O Nível tático obedece a restrições do nível estratégico e não operacional.
  • Gab: ERRADO

    Planejamento desdobra-se em EstratégicoTático e Operacional.

    ESTRATÉGICO: tem visão de longo prazo, engloba a empresa como um todo, define os objetivos gerais e genéricos. A swot está ligada a ele (nível de alta diretoria - habilidade conceitual). Análise externa.

    TÁTICO: é o desdobramento do estratégico, traduz os objetivos e tenta alcançar as metas que lhe foram trazidas (nível de gerentes - habilidade humana). Análise interna.

    OPERACIONAL: é um desdobramento mais detalhado do tático, nesse nível se traduz em atividades pormenorizadas para que a execução dos trabalhos seja eficiente. Seus objetivos são detalhados e específicos (nível de supervisores - habilidades técnicas). Análise interna.

    Minhas anotações.

  • ERRADO, pois é o inverso: o operacional é o último na hierarquia.

    . Planejamento estratégico [=estratégia corporativa ou organizacional]: abrange a organização como um todo. abrange a direção. relaciona a organização com o ambiente externo. longo prazo. genérico e abrangente.

    Sobre a direção, Chiavenato (2000, p. 7) diz que:

    "Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa."

    . Planejamento tático [= estratégias funcionais]: abrange cada um dos departamentos ou áreas que compõem a organização. abrange a gerência. departamentos. médio prazo. menos genérico, mais detalhado que o anterior.

    . Planejamento operacional: abrange as tarefas e atividades, ou seja, as formas de execução do trabalho. operações, abrange a supervisão. curto prazo, o que será executado no nível operacional. detalhado, específico e analítico.