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Alguém sabe me dizer por que a afirmativa III foi considerada certa?
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I. Quando o reboco está irrecuperável ou completamente ausente, deve-se deixar como está para não se introduzir erros históricos durante a restauração. ERRADA
"O reboco est· em pÈssimas condiÁıes e irrecuper·vel, ou completamente ausente. Neste caso È f˙til encararem-se obras de conservaÁ„o ou de manutenÁ„o. Encontramo-nos perante um problema de reintegraÁ„o da imagem, a ser conduzido com rigor filolÛgico e sentido crÌtico; os edifÌcios danificados perderam, de facto, a sua imagem assumindo o aspecto de figuras mutiladas. Na proposta de um NOVO REBOCO devem-se evitar, assim, quaisquer tentativas de reposiÁ„o de um inverosÌmil ìestado originalî, ou de procura de efeitos de ìtraÁo antigoî, ou de imitaÁıes ìao estiloî. Devem-se resolver os problemas de reinterpretaÁ„o desse edifÌcio, procurando-se o objectivo da definiÁ„o caso a caso, dentro dos limites crom·ticos, historicamente circunscritos, propostos pelo ambiente.'
II. Quando o reboco está marcado pela passagem do tempo, mas em estado de boa conservação, deve-se usar do máximo respeito pela preexistência, limitando as operações ao mínimo indispensável. CERTA
" - O reboco apresenta-se bem conservado mas marcado de diferentes formas pela passagem do tempo. Nestes casos é possÌvel usar-se do máximo respeito pela preexistência limitando-se as operações ao mÌnimo indispensável"
III. Quando o reboco apresenta bom estado de conservação, mas apresenta as suas cores irreversivelmente comprometidas, deve-se evitar a renovação das cores para não se perder as características originais. CERTA?
"O reboco apresenta-se bem conservado mas as suas cores (N.T - tintas) est„o irreversivelmente comprometidas. Nestes casos torna-se indispensável a renovação da coloração (N.T. - pintura) das fachadas. " https://5cidade.files.wordpress.com/2008/04/fundamentacao-teorica-do-restauro.pdf
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comentário da Prof. Moema Machado do Estratégia Concursos:
I. Incorreta. Quando o reboco está irrecuperável ou completamente ausente, na proposta de
um novo reboco devem-se evitar quaisquer tentativas de reposição de um inverosímil “estado
original”, ou de procura de efeitos de “traço antigo”, ou de imitações “ao estilo”. Ou seja, deve
haver uma proposta de um novo reboco, porém como uma reinterpretação do edifício, com
rigor filosófico e sentido crítico.
II. Correta. Fiquem sempre atentos! As intervenções devem se ater ao mínimo indispensável.
III. Correta. Nesse caso, torna-se indispensável a renovação da coloração, mas não a renovação
das cores originais. Outro ponto importante, e muito cobrado nas provas, é que na
intervenção, quando as partes estiverem muito comprometidas, não se deve tentar imitar o
original, pois seria uma grave alteração aos valores históricos.
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Na verdade a assertiva III está errada, e passível de anulação.
Segue a fonte da questão:
III. Quando o reboco apresenta bom estado de conservação, mas apresenta as suas cores irreversivelmente comprometidas, deve-se evitar a renovação das cores para não se perder as características originais.
DEVE-SE RENOVAR A COLORAÇÃO (SEM IMITAR AS CORES ORIGINAIS).
Fonte: https://5cidade.files.wordpress.com/2008/04/fundamentacao-teorica-do-restauro.pdf
- O reboco apresenta-se bem conservado mas as suas cores estão irreversivelmente comprometidas. Nestes casos torna-se indispensável a renovação da coloração (N.T. ñ pintura) das fachadas. A intervençãoo não deve, no entanto, assumir um carácter excessivamente competitivo ou prevaricante relativamente em que se insere, nem deve ser imitativa ou mimética no respeito pela imagem arquitetonica; se forem profusamente seguidas estas disposiÁıes, provoca-se uma grave alteração aos valores históricos. As novas cores (N.T ñ tintas) não devem, no entanto, voltarem a propor as originais ou uma das que se lhes tenham seguido; a utilização de uma cor nova destina-se a constituir uma adição crÌtica, ou seja, uma contribuição que a cultura actual pode legitimamente trazer solução do problema.
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FGV vocês estão equivocados... a III está errada!
deve-se fazer a renovação das cores evitando caráter competitivo ou prevaricante, conforme os colegas abaixo disseram
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Acredito que a III foi considerada certa por este motivo:
A questão fala em RENOVAÇÃO. Isso seria equivalente a PINTAR DA MESMA COR ANTERIOR, o que é considerado produzir um FALSO HISTÓRICO.
Para ser realizada a pintura, teria que ser com uma cor diferente.