-
Subjetivo o comando, não?
O sistema de controle lhe fornece, assim, um modo de monitorar os efeitos das decisões e ações tomadas e comparar com o que foi planejado anteriormente.
Dessa maneira, sua conclusão pode até ser de que o planejamento foi malfeito e de que a meta era ambiciosa demais!
Um bom sistema de controle lhe proporcionará entender como sua empresa está funcionando para que você possa tomar as decisões necessárias de modo a atingir seus objetivos.
O processo de controle é formado por quatro etapas:
Ø Estabelecimento dos padrões – definição dos objetivos da atividade, ou seja, o desempenho esperado. Sem definir quais são as expectativas da empresa para determinada atividade seria impossível controlá-la.
Ø Monitoramento do desempenho – acompanhamento dos resultados decorrentes das atividades. Basicamente é um trabalho de coleta de informações. Nessa fase, iremos determinar o que será medido, como iremos medir (fontes de informação) e quando iremos medir e com que frequência.3
Ø Comparação do resultado com o padrão – análise dos resultados reais em comparação com o objetivo previamente estabelecido. Quase todas as atividades, naturalmente, terão algum tipo de desvio (sejam desvios positivos ou negativos). Entretanto, uma avaliação dos motivos que levaram ao desvio também é importante.
Ø Medidas corretivas – nesse momento, devemos tomar as decisões que levem a organização a atingir os resultados desejados, se estes não tiverem sido alcançados. Dessa forma, podem acontecer três coisas: não mudar nada, buscar corrigir o desempenho ou alterar os padrões de desempenho (se tiverem sido maldefinidos).
Sobral e Peci, 2008.
-
Controle:
O controle compreende a medida do desempenho em comparação com os objetivos e metas predeterminados; inclui a coleta e a análise de fatos e dados relevantes, a análise das causas de eventuais desvios, as medidas corretivas e, se necessário, o ajuste dos planos. (LACOMBE ,2011)
-
Mt boa a questão!!
-
Questão muito bem formulada.
Resposta: controle
-
Questão muito bem elaborada!
Em sua rotina, ela busca analisar a organização de forma holística e determinar os rumos a serem seguidos (PLANEJAMENTO). Para alcançar esses objetivos, ela aloca os recursos disponíveis na empresa buscando tanto a eficiência quanto a eficácia (ORGANIZAÇÃO). Nesse processo, ela sente que tem orientado seus funcionários para os objetivos da empresa (DIREÇÃO) e se sente orgulhosa em conseguir com que todos trabalhem com um propósito comum. A dificuldade que ela enfrenta é de determinar se os objetivos idealizados estão sendo cumpridos dentro do prazo e dentro das expectativas traçadas por ela (CONTROLE).
-
Aquele tipo de questão que você sente prazer em responder, que testa CONHECIMENTO do concurseiro.... <3
Gab: D
-
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
Ela quis saber qual função está relacionada com o descrito no enunciado. Para isso, vamos separar as funções descritas no fragmento:
"ela busca analisar a organização de forma holística e determinar os rumos a serem seguidos (planejamento). Para alcançar esses objetivos, ela aloca os recursos disponíveis (organização) na empresa buscando tanto a eficiência quanto a eficácia. Nesse processo, ela sente que tem orientado seus funcionários (direção) para os objetivos da empresa e se sente orgulhosa em conseguir com que todos trabalhem com um propósito comum. A dificuldade que ela enfrenta é de determinar se os objetivos idealizados estão sendo cumpridos dentro do prazo e dentro das expectativas traçadas por ela".
A banca quer saber qual é esse função que a gerente tem dificuldade e precisa aprimorar.
A) INCORRETA.
PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro.
B) INCORRETA.
ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições.
C) INCORRETA.
DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
D) CORRETA.
CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA D.