SóProvas


ID
1506649
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O pacote anticorrupção enviado pelo governo ao Congresso Nacional no dia 18 de março deste ano evidencia a necessidade de o Estado se organizar para reduzir os índices de corrupção no Brasil. A principal meta do pacote está na agilização de processos judiciais e administrativos que tenham relação à prática de atos ilícitos contra o patrimônio público.
O servidor público responde não apenas administrativa, mas também civil e penalmente pelo exercício irregular de suas atribuições. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o assunto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 126, Lei 8112.90: A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.  


  • Na letra b, não deveria constar "em caso de dolo ou culpa" ? Achei incompleta essa alternativa.

  • Acho que não Suzana . Ao meu ver , é na letra d que está incompleta , pois a responsabilidade civil decorrerá tanto de um ato omissivo (aquele que se pratica o ato através de uma omissão, um não agir) quanto de um ato comissivo( aquele que o agente pratica o ato através de uma ação) . 

    Bons estudos Guerreiros :D

  • Não esqueçamos de colocar o gabarito, pois há estudantes que tem acesso limitado. :)

    Questão C de questão chatinha.
  • GABARITO: LETRA C


    Responsabilidades (art. 121)


    ADMINISTRATIVA: Penalidades disciplinares (advertência, suspensão e demissão).


    CIVIL: Prejuízo ao erário ou a terceiros:

    a) ação regressiva: responsabilidade subjetiva do servidor;


    IMPORTANTÍSSIMO (pode cair em sua prova):

    Qual a Diferença entre as Responsabilidades Subjetiva e Objetiva


    Falando de uma forma bem simples, os termos responsabilidade subjetiva e objetiva estão ligados à teoria da responsabilidade civil.

    Diz-se objetiva, a responsabilidade por reparação de danos que não decorre da apuração de culpa.

    Por exemplo: a responsabilidade do Estado por danos causados ao cidadão.

    Subjetiva, por sua vez, é a modalidade de responsabilidade civil que exige a configuração de culpa ou dolo do agente causador do dano.

    Por exemplo: negligência, imprudência ou imperícia.


    b) limite aos sucessores: até o valor da herança (somente as ações de ressarcimento ao erário são imprescritíveis).


    PENAL: Prática de crimes ou contravenções

    Fato Inexistente / Negativa de Autoria (FINA): absolvição completa.


    Obs 1: No caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria, a responsabilidade civil e administrativa será afastada;

    Obs 2: Se for absolvido por dúvida quanto à autoria, falta de provas, ele será absolvido do crime, mas nada impede que seja responsabilizado nas demais esferas;

    Obs 3: Mesmo se for condenado primeiro nas esferas administrativa e civil, e depois for absolvido por negativa de fato ou autoria na penal, será absolvido e cessado os efeitos das outras esferas.


    Bons estudos!

  • Absorvição Penal Inexistência do Fato ou Negativa de Autoria incide sobre as demais esferas!!

  • Analisando todas as afirmativas:


    A) A obrigação de reparar danos causados estende-se aos sucessores do servidor e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.CORRETA:

    Lei 8.112/90, Art. 121, § 3o A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.



    B)Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva. CORRETA:

    Lei 8.112/90, Art. 121,§ 2o Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.



    C) A absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria não isenta a responsabilidade administrativa do servidor, uma vez que as sanções são independentes entre si. ERRADA:

    Lei 8.112/90, Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.



    D) A responsabilidade civil decorre de ato omissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.CORRETA:

    Lei 8.112/90, Art. 124. A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.



    E) As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, uma vez que são independentes entre si. CORRETA:

    Lei 8.112/90, Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.



    Simbora moçada!

  • creio que a letra D também está incorreta, visto que também decorre de ato comissivo

  • Duas alternativas estão erradas.  A letra C porque a absolvição na esfera criminal por inexistência de fatos ou autoria, também absolve nas outras esferas (administrativa e civil). A letra D está errada porque a responsabilidade Civil ocorre por ato omissivo, comissivo, doloso ou culposo!!!

    Esse seria um caso de recurso, num concurso, para os que erraram a questão.

  • Essa é a típica questão que cabe recurso. De acordo com os artigos 124 e 126 da Lei 8112/90 as alternativas "C" e "D" estão incorretas.

  • Em questões de múltipla escolha temos sempre que encontrar a mais correta ou mais incorreta nesse caso. Realmente a letra D também poderia ser gabarito, mas a C está visivelmente mais errada, que é o que pede a questão.

    Portanto alternativa C

  • LETRA C CORRETA 

    Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

  • Não vejo a letra D como errada, mas como incompleta. Já a letra C está totalmente errada, pois não havendo comprovação de fato ou autoria, exclui-se a condenação administrativa.

  • No dia que sair um concurso e for esta banca, não perderei meu tempo em fazer a prova.
    No artigo 122 está escrito: Responsabilidade civil decorre de ato OMISSIVO ou COMISSIVO.... e ainda tenho que considerar essa porra como certa.
    Isso é jogar meu esforço de estudo na lata do lixo. 

  • STJ - JURISPRUDÊNCIA EM TESES

    EDIÇÃO N. 1: PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR - I

    2) As instâncias administrativa e penal são independentes entre si, salvo quando reconhecida a inexistência do fato ou a negativa de autoria na esfera criminal.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal) e deseja obter a alternativa incorreta:

    A- Correta. Art. 122, § 3º da lei 8.112/90: “A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    B- Correta. Art. 122, § 2º da lei 8.112/90: “Tratando-se de dano causado a terceiros, responderá o servidor perante a Fazenda Pública, em ação regressiva.”

    C- Incorreta. Art. 126 da lei 8.112/90: “A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    D- Correta. Art. 122 da lei 8.112/90: “A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    E- Correta. Art. 125 da lei 8.112/90: “As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    GABARITO DA MONITORA: “C”