SóProvas


ID
1506655
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos anos 1990, as instituições internacionais formuladoras de políticas globais (...) iniciaram uma ofensiva para privatizar bens públicos e submeter a ação do Estado e as políticas públicas aos interesses das empresas privadas. (...) O impacto dessa doutrina no Brasil é enorme. Apesar das denúncias de subvalorização do patrimônio público, apenas em 1977, a venda de empresas estatais totalizou US$ 23,7 bilhões. Conforme esse ideário, somente a segurança pública e a formulação de políticas públicas devem permanecer como responsabilidade direta do Estado. Tudo o mais – como a prestação de serviços de saúde, educação, desenvolvimento científico e tecnológico, serviços culturais... – seria mais bem administrado pela iniciativa privada.

Fragmento adaptado de Uma doutrina em questão, artigo de Sílvio Caccia Bava, publicado em Le Monde Diplomatique Brasil, Ano 8, nº 90, janeiro de 2015.

A Lei nº 8.112/90 contém dispositivos contrários ao que propunha o chamado neoliberalismo, e se referem à valorização da administração pública. Marque a alternativa que figura esta valorização:

Alternativas
Comentários
  • Simples:


    Para valorizar a administração pública, o servidor deve exercer suas atribuições com a maior perfeição e eficiência possível.

  • Alternativa- A

    lei 8112/90

    Art. 116. São deveres do servidor:


    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;


  • Questãozinha ridícula...

  • Questão com viés ideológico. Lamentável que esteja em uma prova de concurso.

  • Uma pena que ninguém entrevista árbitro de futebol nem elaborador de prova de concurso.... Dá vontade de perguntar: "filho, que te inspirou a elaborar uma questão assim, digamos... Patética???"

  • Muito interessante que a doutrinação esteja presente até nos concursos!!

  • Quero todas assim.

  • Nossa... que questão safada!

    Acertei na benção de Deus. 
  • Questão de interpretação!

  • Sinceramente não entendi nada??????

  • Além de muito fácil, ainda ajuda a lembrar a matéria para resolver outras questões, hahaha

  • Essas bancas recentes ... só por Deus viu !!!

    KKKKKKK

  • Perfeita essa questão! Doutrina e interpretação em uma única resposta! "Patética" quem somente estuda decorando e não entende aquilo que lê.... Melhor pra nós.

  • Trata-se de uma questão que valoriza a interpretação da lei ao invés da clássica decoreba, cinco trechos da lei são dispostos nas opções a, b, c, d e e. Apenas um deles agrega valor à Administração Pública contrariando o disposto no texto apresentado (o neoliberalismo), quem compreendeu o texto e conhece os artigos ali dispostos da lei 8112/90 tira essa questão de letra.

    A única questão que agrega valor aos deveres do servidor público, imputando a ele uma responsabilidade é a letra A, as demais não se relacionam diretamente com esse assunto.

    E para aqueles que dizem que essa não passa de uma banca amadora e que não sabe elaborar questões não sabem, mas trata-se da Pró-reitoria da UFRJ, uma das Universidades Federais mais conceituadas do país, composta pelos professores da própria instituição, apesar de o nível dessa prova não estar muito elevado por ser de nível fundamental.


    Gabarito: A.

  • Não, amiguinhos, esta é uma questão com viés inteiramente político que visa, até por meio de uma avaliação, a pregar a contrariedade ao liberalismo. As ideologias hegemônicas estão cada vez mais ousadas.

  • Acostumem-se: TODAS as questões do PR-4 Concursos tem viés ideológico. Todas. Nunca vi uma questão imparcial e sem pregar sua doutrina fundamentalista dessa banca. 

  • Estas questões da PR-4 são esquisitíssimas, e esse teor altamente ideológico é de uma falta de respeito imensa ao livre pensamento. Concurso público não é lugar para se pregar ideologia, aliás, nenhuma prova pública é. Isso é um absurdo.

  • Misto de interpretação de texto e direito administrativo.


    Realmente a letra a) é a única que expressa uma situação que exige alguma forma de consideração e respeito tendo em vista as finalidades da Administração Pública.

  • LETRA A CORRETA 

     Art. 116. São deveres do servidor:

     I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;


  • com uma boa interpretação vc consegue entender o que a questão pede

  • Muito bem! Excelente Banca

  • Na primeira lida desanimei, não entendi nada!Quase entrego a questão...mas li novamente, interpretei e acertei! As vezes dá uma preguiça....mas vale a pena todo esforço. Força galera!

  • Eu não li o texto enorme, já fui para o enunciado da questão e acertei pela lógica (a letra "a" é a única que demonstra a relação de respeito entre servidor e Administração Pública). Muitas questões do CESPE também são assim, com enunciados enormes para perdermos tempo. Quando é assim, leio o enunciado e somente se necessário para o entendimento da questão, leio o texto.

  • Apesar do viés ideológico, a questão é interessante. E, já que estamos falando do assunto, não há por que reclamar do que afirma a questão. Afinal, apoiar neoliberalismo e, ao mesmo tempo, se submeter a concursos desejando o funcionalismo público é bem contraditório, não? Até porque seguindo tal ideologia, nem os tais concursos existiriam como existem hoje.

  • Liberais criticando a questão e estudando pra conseguir um cargo público

    Vocês estão fazendo isso errado amiguinhos

  • Liberal estudando pra concurso. Isso sim é engraçado, pra não dizer contraditório.

  • Que pergunta idiota!! O pessoal começa a acertar muito a letra fria, daí só fumando um "boa noite" pra criar novas questões.

  • A questão é tão ridícula que você desconfia!

  • Acho que você não concordar com a conduta ética dos organizadores dessa prova não quer dizer que você seja liberal ou neoliberal. Aplicação de prova não se deve aplicar viés ideológico.

  • Eu quase não acreditei quando comecei a ler essa doutrinação vermelha. "Ideologia, eu quero uma pra viver!"

  • Letra A.

     

    O trecho:

    [...]Tudo o mais – como a prestação de serviços de saúde, educação, desenvolvimento científico e tecnológico, serviços

    culturais... – seria mais bem administrado pela iniciativa privada.


    A pergunta que fiz a minha ilustre pessoa:

     

    Por que isso tudo seria melhor administrato pela iniciativa privada se a Administração tem mecanismos e leis para criar,

    manter e inovar?
     

     

  • Quando a questão mede só capacidade de decoreba criticam... vai entender rs

  • Doutrinação de esquerda pura na questão de concurso público, um absurdo, 

     

    deu até cansaço de ler essa questão e tamanha besteira ao condenar o liberalismo econômico, olha o EUA, extremamente liberal, são top 01 mundo. 



    vamos pra próxima..

  • Conheço alguns "liberais" que estão estudando para passar em concursos.

    E outros que já são servidores públicos.

    Se fossem liberais de verdade, seguiriam pelo caminho do empreendedorismo. 

    Mas cadê coragem?

    Quero ver conseguir sobreviver dois anos com um negócio próprio nesse país.

  • Acertei a questão. Mas que mulesta de questão é essa heim!?

    Aos colegas que estão criticando os outros por reclamarem da questão, vocêes já pararam pra pensar que nem todos estão buscando apenas estabilidade, que existem outros fatores como tentar colaborar para um serviço público de qualidade!?

     

  • Eu faço concurso há algum tempo, sou pobre e acredito piamente que toda ideologia humana tende a dar errado. Não importa seja ela liberal, centrista, socialista... Não importa. Onde o homem põe o dedo, dá errado. Todo mundo sabe disso. Todo mundo está careca de saber. Independente de onde viemos, se da Seleção Natural ou do amor quase perfeito de Adão e Eva, a raça humana tem uma inclinação grande a cometer erros e agir horrorosamente, em nome de saciar seus desejos e vontades, que não cessam, mesmo após consumá-los. A questão ora apresentada, sobre a qual meus coleguinhas debatem, é de um coração bonzinho, que acredita em pessoas boas e pessoas más. Que acredita em ideologia do bem e ideologia do mal. Que acredita que existe gente do bem e existe gente do mal. Mas aqui, você que me lê, você que sabe haver bem e mal em mesma proporção em todo ser humano. Você que já percebeu que o primeiro pensamento da alva é transgredir uma lei, você já entendeu que o socialismo e o capitalismo comem da mesma mão, a ganância do homem. Então, vamos parar com essa história que só capitalistas gostam de dinheiro e socialistas vivem de força, amor e fumaça, abraçando todo mundo, amando, compreendendo, sendo pacifista, piedoso, um cristão vermelho, se bem pudermos analisar assim. Socialista gosta de dinheiro, gosta de colação de grau com muitas honrarias, gosta de shows financiados por dinheiro público, em que nem todo pobre pode entrar porque o artista vermelho não repassa o desconto devido. Socialista gosta de ser professor universitário para fazer greve por causa da falta de pagamento, deixando de lado o bem que devia ser o maior, o ensino, já que socialista adora ter uma ideologia para viver. Mas deixo claro: professor tem que receber. Fui irônico porque o socialista combate o lucro, mas defende sua grana com unhas e dentes. Deixo bem clara outra coisa:  gostaria que o mundo fosse um lugar onde não houvesse ganância nem fome, um mundo em que se suspirasse irmandade entre os homens, sem necessidades de leis, porque todos andariam na verdade, sem necessidade de religião, porque só haveria uma: o amor. Tem ideia boa em todos os lados. Tem socialista maneiro fazendo concurso e amando seu próximo. Tem capitalista dirigindo empresas com grande visão de responsabilidade social, tratando bem seus funcionários e valorizando-os. Vamos ler as duas vertentes. Vamos ler Marx. Mas vamos ler Adam Smith também. Por isso, temos dois olhos e muitos neurônios.

  • Gabarito A

     

     Art. 116. São deveres do servidor:

     I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

  • E a novela Estado minimo continua em 2017, 2018... 

  • Po  galera fica levando em conta direita e esquerda. Mano vamos orar para o Brasil melhorar.

    João 15:5 sem mim nada podeis fazer.

  • Se você acha que a banca segue alguma ideologia político-partidária, não faça concurso para a instituição, não resolva as questões e não fique enchendo o saco dos colegas que SÓ QUEREM UMA ESTABILIDADE. Se você é de direita ou de esquerda, guarde sua posição pra você. Tenho certeza que dos milhares de pessoas que tem nessa plataforma, ninguém quer saber a posição política de ninguém.

    Gente chataaaaaaa!

  • Não entendo essa galerinha conservadora de direita que critica a UFRJ e irá prestar concurso público... Porque vocês não abraçam a ideologia de vocês e se lançam no empreendedorismo?

    Sobre a questão... Cansativa. Já percebi que a ideia da banca é cansar o candidato com textos inuteis pra questão e fazer uma pergunta baseada no contexto da pergunta. 

    Tem que ficar atenta!

  • questão fácil, basta ver as estatísticas de acerto.

    A questão apenas pediu para raciocinar em cima de um texto, entender seu sentido, não para concordar com o texto.

    mas cuidado, porque quando a pessoa tem o hábito de raciocinar, pode ser chamada de "ideológica".

  • Questão sem pé nem cabeça......Viajando....

  • A doutrina tratada na questão prega uma redução máxima de concursos, diminuição do Estado Social, privatizações e desvalorização da coisa pública sob o privado. Inclusive a EC 95 (pec 241 - congelamento dos gastos públicos por até 20 anos, o que vai causar impacto nos concursos) é inspirada em tal doutrina. Então, concurseiros que prezam pelo funcionalismo público e que pensam que a coisa pública deve ser valorizada, precisam ficar atentos. Bons estudos.
  • Grande PR-4, sempre na defesa do serviço público !!! Viva a UFRJ !!!

     

    Aos chorões, resta um caminho, não fazer concurso público. Vão pra iniciativa privada :) :) :) :)

     

    OBS: pela porcentagem de acertos a questão é bem fácil, mas raciocinar hoje em dia, virou doutrinação ideológica 

  • Questão dada! Acredito que qualquer pessoa com bom senso acertaria. Tem lá seu viés ideológico, mas e nós com isso? O importante é passar.

  • "A Lei nº 8.112/90 contém dispositivos contrários ao que propunha o chamado neoliberalismo". O neoliberalismo vai contra exercer com zelo as atribuições do cargo? Não, essa questão não é óbvia. O enunciado da questão foi mal elaborado mesmo. Debatam sobre a interpretação da questão, ao invés de discussões políticas inúteis.