SóProvas


ID
1507096
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                  Ciclovia

    As ciclovias exercem um grande fascínio sobre a população em geral, em especial nos ciclistas leigos. A crença que só a segregação do ciclista em relação ao trânsito proporciona segurança no pedalar é muito enraizada. A realidade apresentada por pesquisas mostra que não é bem assim. Não resta dúvidas que ciclovias têm qualidades, mas não existe milagre e elas também apresentam seus pontos fracos. Talvez o ponto mais forte do conceito ciclovia esteja no imaginário das pessoas.  Ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida do ciclista. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada. Em várias situações é mais apropriado ter faixas para ciclistas, sinalização, trânsito partlhado ou mesmo não fazer absolutamente nada. Em cidades de pequeno porte ou no interior de bairros onde o trânsito é de baixa velocidade e tranquilo, ciclovias provavelmente são totalmente desnecessárias. 
    A matemátca é simples: a quase totalidade dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos, portanto resolvendo estes pontos, o índice de acidentes envolvendo ciclistas pratcamente zera. E aí vem o detalhe: não existe ciclovia sem algum tipo de cruzamento. 
    Mas há outros fatores a ponderar antes de optar pela ciclovia. Para criar uma via apropriada é necessário tirar espaço de alguém, seja dos veículos motorizados ou até mesmo dos pedestres, o que faz com que processo de implementação seja realizado no mínimo com alguma espécie de atrito.
      Ciclovia é sempre a opção mais complicada de ser implementada e a mais cara. Os altos custos de sua manutenção também devem ser levados em consideração ou então o dinheiro investido será jogado no lixo.

A frase do texto que NÃO se apresenta na voz passiva é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar

  • Quando uma frase está na voz ativa, o sujeito dela pratica a ação.

    Exemplo: Mudei os móveis do lugar; na qual o sujeito (eu) pratica a ação de mudar os móveis

    Agora, quando ela se encontra na voz passiva, o sujeito recebe a ação.

    Exemplo: Os móveis foram mudados de lugar. Nessa frase, o sujeito (os móveis) é quem recebe a ação de ser movido de lugar


    Ao observar as assertivas apresentadas pela questão, podemos concluir que a única frase apresentada numa voz que não a passiva é a demonstrada pela letra A “Para criar uma via apropriada é necessário tirar espaço de alguém [...]”. Caso ela estivesse na voz passiva, ficaria mais ou menos assim: “Para que uma via apropriada seja criada é necessário que o espaço de alguém seja tirado [...]”


    Gabarito: letra A

  • Por que não a opção  "c"?  O sujeito da frase é a ciclovia. Na minha opinião, se a opção "c" estivesse na voz passiva, ficaria da seguinte maneira:

     "A opção mais complicada de ser implementada e a mais cara é sempre a ciclovia"

  • Como o amigo Daniel explicou, na voz passiva o sujeito recebe/sofre a ação.

     

    Logo, não poderia ser a letra C:  “Ciclovia é sempre a opção mais complicada de ser implementada e a mais cara”

     

    pois nesse caso "a opção" sofre a ação de ser "implementada"...

  • Na voz passiva, então, o sujeito é paciente, isto é, sofre a ação verbal praticada pelo agente da passiva. Há dois tipos de voz passiva: a analítica e a sintética ou pronominal.

     

    voz passiva analítica é formada, em geral, pelos verbos ser ou estar + particípio do verbo principal.

     

    voz passiva sintética é formada por um verbo principal na terceira pessoa (do singular ou do plural) + pronome apassivador "se"