SóProvas


ID
1508830
Banca
FGV
Órgão
SSP-AM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3

Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica, majoritariamente conservadora (que aqui se manifesta em regra de forma extremamente nefasta, posto que dominada por crenças e valores equivocados), que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis (nessa suposta “superioridade” racial ou socioeconômica também vem incluída a impunidade, que sempre levou um forte setor das elites à construção de uma organização criminosa formada por uma troika maligna composta de políticos e outros agentes públicos + agentes econômicos + agentes financeiros, unidos em parceria público-privada para a pilhagem do patrimônio do Estado). Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado do “Você sabe com quem está falando?” (como bem explica DaMatta, em várias de suas obras). Os da camada “de cima” (na nossa organização social) se julgam no direito (privilégio) de humilhar e desconsiderar as leis assim como os “de baixo”. Se alguém questiona essa estrutura, vem o corporativismo e retroalimenta a chaga arcaica. De onde vem essa canhestra forma de organização social? Por que somos o que somos?” (Luiz Flávio Gomes, JusBrasil)

“Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica...”; o texto 3 é escrito na primeira pessoa do plural (construímos) e, nesse caso, o sujeito “nós” se refere a:

Alternativas
Comentários
  •  e)

    todos os brasileiros em geral.

  • Gabarito: E  “Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica...” Refere-se a todo povo brasileiro.


  • pra mim seria a letra D "Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica, majoritariamente conservadora (que aqui se manifesta em regra de forma extremamente nefasta, posto que dominada por crenças e valores equivocados), que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis (nessa suposta “superioridade” racial ou socioeconômica também vem incluída a impunidade, que sempre levou um forte setor das elites à construção de uma organização criminosa formada por uma troika maligna composta de políticos e outros agentes públicos + agentes econômicos + agentes financeiros, unidos em parceria público-privada para a pilhagem do patrimônio do Estado)."

  • as virgulas empregadas revela a generalizaçao

  • A banca dá como gabarito a E, mas o mais coerente seria D, porque será que "os de baixo" ajudaram a construir essa sociedade hierarquiza e arcaica e desigual? Logo, quem sempre teve interesse nisso foi a classe dominante e não TODOS os brasileiros. Generalizou demais.

  • nao concordo com esse gabarito ,generalizou de mais.questão passiva de recurso

  • Não da para ser a letra D justamente porque ele diz que as classes superiores humilham as inferiores,e isso da a entender que há a formação de um efeito cascata onde as classes inferiores humilham as mais inferiores ainda e assim por diante.

  • Gente, dica de ouro pra FGV. Quando tiver questões com citações, ESQUEÇA o texto. Use apenas como referência a citação. 

  • FGV = As questões ou são fáceis demais, como essa, ou difíceis demais (fica-se em dúvida entre duas, que parecem absolutamente certas)...

  • Nem pensem em fazer essa questão sem ler o texto, no texto pode ter algum indicativo de quem seria esse "nós", e vocês errariam.


    Só fiquem na citação se no comando da questão ficar claramente dito: "Bom base apenas no trecho acima".

  • "Construímos" já diz tudo...Caso ele estivesse falando de alguma classe ou grupo específico, com certeza, trataria como construíram e jamais empregaria o pronome "nós" na pergunta. O texto fala como se todos fossem os culpados, não existem vítimas: "...Os da camada “de cima” (na nossa organização social) se julgam no direito (privilégio) de humilhar e desconsiderar as leis assim como os “de baixo”."

  • Narrativa utilizando a primeira Pessoa do plural. É a ampliação dessa pessoa ( nós). No contexto do texto abrange os brasileiros, incluindo o autor do texto.

  • Luiz Flávio Gomes impecável como sempre!

  • dá até medo de reresponder

  • Boa.

  • palavra chave pra acertar a questão "assim como os de baixo", logo, políticos e população em geral.

  • GABARITO-E

    Ao usar o "Nós " o sentido é generalizado.