SóProvas


ID
1509841
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                                           TEXTO 1

       Vivemos uma geração em que “tomar um porre" é sinônimo de status. Vi, durante os três últimos anos, amigos que eram totalmente contrários ao exagero etílico tornarem-se verdadeiros bebuns. Uma pena. Eles acreditam que a bebida é a desculpa para se tornarem quem eles não têm coragem de ser sóbrios. Ficam mais “alegres", sentem-se poderosos, sem limites, porém se esquecem de metade das coisas que ocorreram na noite anterior. pergunto-me qual seria o grande trunfo de viver dessa maneira.

       Será que a influência vem da mídia? Comerciais mostram que consumir cerveja atrai mulheres lindas e momentos agradáveis. somos manipulados por propagandas? Em parte. De certa forma, a ideia daquela felicidade que nos é vendida gera a ansiedade de conquistá-la por meio da bebida. mas todos nós sabemos que felicidade não se compra. a impressão que tenho é a de um hábito intrínseco à passagem para a maturidade, como se a bebida fosse um passaporte à vida adulta. [...] a responsabilidade é o que diferencia as fases da vida, e ser independente é muito mais do que comprar uma garrafa de vodka sem precisar mostrar a identidade.

       Cada vez mais novos, somos postos em um mundo de loucura e repressão. as algemas atadas são falsamente libertadas quando o álcool passa a atuar na mente. É tudo mera ilusão. os problemas continuam, a vida permanece a mesma. a diferença é que, por algumas horas, você é que se aliena. Você é que perde a percepção da realidade. Você é que deixa de vivenciar o que existe de fato para fantasiar.

       Vale a pena? Embriaguez, alienação, ou sobriedade... Você pode viver da maneira que quiser, é só uma questão de escolha. No entanto, não se esqueça de que para cada escolha haverá uma consequência, uma renúncia e talvez o arrependimento.

                         SHIMABUKURO, Márcia. Disponível em: < http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br>
                                                                                                            Acesso em 15 fev. 2015 [Adaptado]


Leia este trecho:

Ficam mais “alegres", sentem-se poderosos, sem limites, porém se esquecem de metade das coisas que ocorreram na noite anterior.

Em relação ao emprego de sinais de pontuação, estão corretas as afirmativas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Conjunções Coordenativas Adversativas: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia...

  • Gabarito letra C. 

    "PORÉM" é uma conjunção coordernada adversativa. A banca cobrou decoreba mesma. Portanto, não se trata de correção ou explicação, mas sim de contraposição. 
    Reforçando, vamos substituir o "porém" por uma conjunção de valor advertativo e o depois por outra de valor explicativo: 

    Ficam mais “alegres", sentem-se poderosos, sem limites, entretanto se esquecem de metade das coisas que ocorreram na noite anterior. 

    Ficam mais “alegres", sentem-se poderosos, sem limites, pois se esquecem de metade das coisas que ocorreram na noite anterior. (Veja que aqui temos uma mudança drástica de sentido) 

    a) questão de interpretação 
    b) Separa duas orações coordenadas assindéticas ( não possui presença de conector.) 
    c) nosso gabarito =D
    d|) "sem limites" é objeto direto do verbo sentir. Cuidado, ele está suprimido pela vírgula (Sentem-se poderosos, sentem-se sem limites) 
     

  • Completando o excelente comentário do colega Goku, pra quem também se embanana com "sindéticas e assindéticas "  :

    "As orações assindéticas são orações coordenadas, ou seja, não possuem relação sintática com as demais orações. Estas, ao contrário das sindéticas, nãosão ligadas por conjunções (sindetos). Estas são ligadas por elementos articuladores, o ponto, a vírgula e o ponto e vírgula."