SóProvas


ID
1510342
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

É correto afirmar sobre os orçamentos, nos termos da Constituição do Estado de São Paulo, que

Alternativas
Comentários
  • a) Lei do Plano Plurianual estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    b) O Governador enviará à Assembleia Legislativa, até 15 de agosto do primeiro ano do mandato para o qual foi eleito, o projeto de lei dispondo sobre o plano plurianual e até 30 de abril, anualmente, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

    c) A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. CORRETA

    d) a lei orçamentária anual deverá prever o orçamento da verba necessária ao pagamento de débitos oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes dos precatórios judiciais apresentados até 1o de julho, a serem consignados diretamente ao Poder Judiciário.

    e) O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo dos efeitos decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.


  • Complementando com os artigos da constituição do Estado de SP:

    a-) artigo 174 parág. 1º

    b-) artigo 174 parág. 9º - até 15/08 PPA, até 30/04 LDO e até 30/09 LOA

    c-) artigo artigo 174 parág. 8º

    d-) artigo 174 parág. 4º

    e-) artigo 174 parág. 6º 

  • o   Gabarito: C.

    .

    A: Errada. A questão trocou a definição de Plano Plurianual por LDO.

    Artigo 174. §1º. A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    §2º. A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública estadual, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    .

    B: Errada. Cada lei orçamentária é enviada até uma data limite distinta. A LDO é sempre enviada primeiro, em abril, por ser o elo entre o plano e a LOA. Em seguida temos o Plano, em agosto, e a LOA em setembro.

    Artigo 174. §9º. O Governador enviará à Assembleia Legislativa:

    1 - até 15 de agosto do primeiro ano do mandato do Governador eleito, o projeto de lei dispondo sobre o plano plurianual;

    2 - até 30 de abril, anualmente, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias; e

    3 - até 30 de setembro, de cada ano, o projeto de lei da proposta orçamentária para o exercício subsequente.

    .

    C: Correta.

    Artigo 174. §8º. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    .

    D: Errada. Quem prevê esse orçamento é a LOA, não a LDO.

    Artigo 174. §4º. A lei orçamentária anual compreenderá:

    4 – o orçamento da verba necessária ao pagamento de débitos oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes dos precatórios judiciais apresentados até 1º de julho, a serem consignados diretamente ao Poder Judiciário, ressalvados os créditos de natureza alimentícia e as obrigações definidas em lei como de pequeno valor.

    .

    E: Errada. Tal qual a anterior, esses demonstrativos devem estar contidos na LOA, não na LDO.

    Artigo 174. §6º. O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo dos efeitos decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia.

  • A- lei de diretrizes orçamentárias estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública estadual para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. isso é PPA

    B-o Governador enviará à Assembleia Legislativa, até 15 de agosto do primeiro ano do mandato para o qual foi eleito, o projeto de lei dispondo sobre o plano plurianual e o projeto de lei de diretrizes orçamentárias. PPA=15/08 LDO=30/04 LOA=30/09

    C-a lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão de receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

    D-a lei de diretrizes orçamentárias deverá prever o orçamento da verba necessária ao pagamento de débitos oriundos de sentenças transitadas em julgado, constantes dos precatórios judiciais apresentados até 1o de julho, a serem consignados diretamente ao Poder Judiciário. LOA

    E-o projeto de lei de diretrizes orçamentárias será acompanhado de demonstrativo dos efeitos decorrentes de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia. LOA