SóProvas


ID
151327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A descrição dos documentos de arquivo constitui a parte
final do trabalho arquivístico e coincide, exatamente em sua
finalidade, com a da própria documentação: informar.

José Ramón Cruz Mundet. Manual de archivistica. Madrid:
Fundación German Sanchez Ruiperez, 2001, p. 255 (com adaptações).

Considerando o texto apresentado, julgue os próximos itens,
acerca do programa descritivo.

O inventário é um dos instrumentos de descrição arquivística que utilizam prioritariamente a série como nível de descrição.

Alternativas
Comentários
  • Inventário é um instrumento de pesquisa que fornece uma enumeração descritiva dos itens documentais ou dossiês que compõem um ou mais fundos ou séries. Normalmente inclui um histórico da instituição produtora dos documentos, uma breve explicação dos critérios utilizados em seu arranjo e um índice. De acordo com o nível de detalhamento da descrição dada, o inventário pode ser sumário ou analítico.

     

    errado

  • A TÍTULO DE INFORMAÇÃO, SEGUE A DIFERENÇA ENTRE INVENTÁRIO SUMÁRIO X ANALÍTICO:

    Inventário Sumário
    Instrumento no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas sucintamente. Trata-se de instrumento do tipo arrolamento , cuja organização deve refletir o arranjo adotado para a disposição do fundo, ou parte dele, como uma série, por exemplo. Sua finalidade é descrever a composição do fundo – ou parte dele, pela enumeração de suas unidades de arquivamento, sumariamente descritas – e ao mesmo tempo prover o arquivo de um instrumento preliminar de busca para cada fundo. O inventário deve ser precedido de uma introdução contendo informações sobre os seguintes elementos: modalidade de incorporação do fundo no acervo do arquivo; breve notícia histórica sobre a instituição, a pessoa ou a família da qual o fundo é proveniente; explicação sobre o modo de consulta do inventário . O inventário sumário é fundamental e deve ser o primeiro instrumento de pesquisa a ser elaborado tanto para os fundos de arquivos públicos – constituídos de documentos de caráter oficial – quanto para os de arquivos privados.

    Inventário Analítico
    Instrumento de pesquisa no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas pormenorizadamente. Sua finalidade é propiciar ao usuário um conhecimento individualizado das unidades de arquivamento, através da descrição minuciosa de seu conteúdo.
     
  • Tabela oriunda do livro "Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas-Norma Cianflone Cassares" -http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf

    INSTRUMENTO  DE PESQUISA: Inventário;

    BASE DE DESCRIÇÃO (qual é o foco para o desenvolvimento do objeto de pesquisa): Séries;

    NÍVEL (qual o aprofundamento que o objeto de pesquisa deve ter): Fundos, grupos, coleções.

  • vai entender...

     

    Q261163 Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL Prova: Analista Judiciário - Arquivologia

    Constitui nível de descrição arquivística

     a) o grupo.

     b) a série. (gabarito da questão)

     c) o tipo.

     d) o bloco.

     e) a classe.

  • Acredito que o erro esteja no uso da palavra: "PRIORITARIAMENTE".

     

    Segundo Bellotto, "Arquivos Permanentes - Tratamento Documental", Pg. 197: "O inventário pode contemplar um fundo inteiro, um só grupo ou alguns deles, uma série ou algumas delas, ou mesmo parte de uma delas".

  • Direto ao ponto!

    O inventário é um dos instrumentos de descrição arquivística que utilizam prioritariamente (NÃO HÁ PRIORIDADE ENTRE SÉRIES X FUNDOS, que um inventário descreve) a série como nível de descrição.

    GABARITO: ERRADO