SóProvas


ID
1515358
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivo é o arsenal da administração, antes de se tornar o celeiro da história. A antológica afirmação do arquivista francês Charles Braibant faz referência

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    Essas constatações, embora passíveis de serem observadas em todo universo arquivístico, podem ser evidentemente exemplificadas no âmbito do arquivo permanente.  Parafraseando Bellotto (2004, p. 116), é nele que os documentos passam da condição de "arsenal da administração" para a de "celeiro da história" – atendendo à sistematização da Teoria das Três Idades.

    Dessa forma, é lícito afirmar que o arquivo carrega uma função social de aplicabilidade prática: garantir que a informação (protoinformação) contida em seus conjuntos documentais possa contribuir para a sociedade. Embora as idades documentais (arquivo corrente, intermediário e permanente) sejam tratadas, nessa perspectiva da mediação informacional, sem relativizações, há de se considerar que é na terceira idade documental, ou seja, nos arquivos permanentes, que se tem maior evidência da "informação latente" com vistas ao conhecimento e, também, à memória.

  • Para tudo! 

    "D) aos arquivos das Forças Armadas." Madre mia! Quase cai da cadeira...

    [...! ..]

    Gabarito: B

    Corresponde às fases pelas quais o documento passa, desde sua criação até sua destinação, é a distância entre a administração e a história numa sequência temporal.

    ;  ]

  • A teoria das três idades (ciclo de vida dos dctos)  divide os documentos em 3 tipos, de acordo com o tempo de vida. Essa teoria determina a aplicação do arquivo e a destinação de cada documento.

    1ª Idade - Arquivo Corrente: É arquivo ativo, de uso frequente, geralmente uso administrativo. E a única idade obrigatória pela qual passam todos documentos, que podem migrar tanto para fase intermediaria, quanto para fase permanente. Idade -  Arquivo Intermediário: É arquivo semi-ativo, de uso administrativo. É o limbo, na qual os documentos tanto podem voltar para a fase corrente, como migrar para a fase permanente. Idade - Arquivo Permanente: É arquivo inativo, de valor histórico, que será recolhido. Jamais será eliminado, emprestado ou passará para fases anteriores.

  • primeira questão que a resposta não é principio da proveniência auahahaha

  • Ciclo de vida dos documentos / Teoria das 3 idades / Estágios de evolução dos arquivos = Fases desde a criação até a destinação dos documentos, sendo a distância entre a administração e a história numa sequência temporal.