SóProvas


ID
1516852
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 3

                                         É proibido fumar neste local.

Placa indicativa da Lei 13.541, conhecida como a Lei Antifumo, que entrou em vigor no Estado de São Paulo em agosto de 2009, proibindo o ato de fumar em locais fechados de uso coletivo, assim como a existência de áreas de fumantes em escritórios e universidades. A Lei Antifumo é exemplo de intervenção do Estado para controle do tabagismo.

A placa e as explicações exibidas acima podem  exemplificar que:


1) o pronome sublinhado indica que se trata, apenas, do lugar onde ela está exposta.
2) novas palavras, como 'antifumo', podem ser criadas para atender novas necessidades da comunicação social.
3) em lugar da palavra 'local', poderíamos usar 'recinto', 'espaço', ou, até mesmo, o advérbio 'aqui'.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • No meu entendimento a opção correta é a B. Se substituirmos a palavra "local" pelo advérbio aqui, como sugere o final da afirmação 3, a frase ficaria sem sentido: "É proibido fumar neste  aqui." O enunciado não fala de tirar a palavra "neste", simplesmente de trocar a palavra "local" pelo advérbio "aqui".

  • ... proibindo o ato de fumar em locais fechados de uso coletivo.-- Logo, deveria eliminar a letra A, já que locais de uso coletivo pode ser todo um estabelecimento e não apenas no local onde a placa se encontra (em alguns estabelecimentos só há uma placa na entrada )

  • Gab B ( para quem não tem acesso além das 10 questões diárias).

  • Correto! 1) o pronome sublinhado indica que se trata, apenas, do lugar onde ela está exposta. (Pronomes demonstrativos: Usados quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala ou no tempo presente em relação à pessoa que fala)


    Correto! 2) novas palavras, como 'antifumo', podem ser criadas para atender novas necessidades da comunicação social (Neologismo - é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação)


    3) em lugar da palavra 'local', poderíamos usar 'recinto', 'espaço', ou, até mesmo, o advérbio 'aqui'.

     

    É proibido fumar neste local.

    É proibido fumar neste recinto.

    É proibido fumar neste espaço.

    É proibido fumar neste aqui

     

    Fica estranho, né?

    Se tivesse escrito "neste lugar" aí poderia usar o  sinônimo "aqui" = Ficando: É proibido fumar aqui.