SóProvas


ID
151729
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte, do filósofo francês Montaigne, influente pensador do século XVI.

Da moderação

Como se tivéssemos infeccioso o tato, ocorre-nos corromper, se as manusearmos em excesso, as coisas que em si são belas e boas. A virtude pode tornar-se vício se ao seu exercício nos dedicarmos com demasiada avidez e violência. E jogam com as palavras os que dizem não haver excesso na virtude porque não há virtude onde há excesso: “Não é sábio o sábio, nem justo o justo, se seu amor à virtude é exagerado”.

Trata-se de uma sutileza filosófica. Pode-se dedicar imoderado amor à virtude e ser excessivo em uma causa justa. Preconiza o apóstolo São Paulo, a esse respeito, um equilíbrio razoável: “Não sejais mais comportados do que o necessário; ponde alguma sobriedade no bom comportamento”. Vi um dos grandes deste mundo prejudicar a religião por se entregar a práticas religiosas incompatíveis com a sua condição social. Aprecio os caracteres moderados e prudentes: ultrapassar a medida, ainda que no sentido do bem, é coisa que me espanta, se não me incomoda, e a que não sei como chamar. Mais estranha do que justa se me afigura a conduta da mãe de Pausânias, que foi a primeira a denunciá-lo e a contribuir com a primeira pedra para a morte do filho*; nem tampouco aprovo a atitude do ditador Postúmio, mandando matar o filho que, no en- tusiasmo da mocidade, saíra das fileiras para atacar o inimigo, com felicidade, aliás. Não me sinto propenso nem a aconselhar nem a imitar tão bárbara virtude.

Falha o arqueiro que ultrapassa o alvo, da mesma maneira que aquele que não o alcança. Minha vista se perturba se de repente enfrenta uma luz violenta, quando então vejo tão pouco como na mais profunda escuridão.

*Nota: A mãe de Pausânias depositara um tijolo diante do templo de Minerva, onde se refugiara o rei, seu filho. Os lacedemônios, aprovando-lhe o julgamento simbólico, ergueram muros em torno do refúgio e deixaram o prisioneiro morrer de fome.

É preciso corrigir, por falha estrutural, a redação da frase:

Alternativas
Comentários
  • d) Os excessos da prática de uma virtude podem constituir o mesmo defeito do qual, por princípio, se desejaria combater.

    Se combate A algo, e não DE algo. O certo: ... podem constituir o mesmo defeito AO qual se desejaria combater"
  •  Fiquei em dúvida na letra C)

    "Nenhuma das virtudes está imune(...)”

    O correto não seria concordar o “está” com “virtudes” ???

     

    nenhuma das virtudes estão imunes

    alguém pode me tirar essa dúvida????

  • Diogo,

    Se o interrogativo ou indefinido estiver no singular, o verbo também ficará no singular.

  • d) Os excessos da prática de uma virtude podem constituir o mesmo defeito do qual, por princípio,SE desejaria combater.

    O item d está incorreto, pois não se pode iniciar qualquer oração com pronome oblíquo átono.
    Embora esteja no mesmo período, houve uma pausa em razão do uso da vírgula.
  • o que é que essa questão tem a ver com Redação Oficial ?
  • A letra "d" está errada sim. Mas "combater" é verbo transitivo direto e não indireto. O correto seria "o mesmo defeito o qual, por princípio, se desejaria combater".
  • Falha estrutural é compreendida como falta de relação entre os elementos como sujeito, verbo e seus respectivos complementos.
    Ao analisar as orações, percebemos que há uma com problemas com o verbo e seu respectivo complemento: "Os excessos da prática de uma virtude podem constituir o mesmo defeito do qual, por princípio, se desejaria combater".

    Observe que há emprego incorreto do "do qual". A preposição é usada quando a transitividade do verbo é indireta. O verbo "constituir" é transitivo direto. Desta forma, o correto é "o qual".


    A resposta correta é a letra (D).
  • Os excessos da prática de uma virtude podem constituir (VERBO TRANSITIVO DIRETO) o mesmo defeito O qual, por princípio, se desejaria combater.

  • Harmonia sempre, nesse caso, o verbo pode concordar tanto com "NENHUMA" quVIRTUDE. Mesma coisa que grande parte de... Maioria de.... Maior parte das pessoas...