SóProvas


ID
1518292
Banca
TRT 14R
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que respeita à doutrina e jurisprudência concernentes aos princípios administrativos, é correto afirmar:

I. Decorre diretamente do princípio da impessoalidade a exigência constitucional de concurso público para provimento de cargos públicos.
II. A observância da moralidade administrativa em determinado ato da administração está sujeita a uma análise de oportunidade e conveniência.
III. Afronta o princípio da eficiência o gerenciamento de recursos públicos sem preocupação de obter deles o melhor resultado possível, no atendimento do interesse público.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    I - CERTO: trata-se da acepção da impessoalidade sob a ótica do isonomia, a qual prega, por exemplo, a exigência de licitação prévia ás contratações; exigência de concurso público e a vedação ao nepotismo (SV 13)

    II - O erro está em dizer que é discricionário a utilização da moralidade, pois a moralidade, além de observância obrigatória, é requisito de validade do ato. Assim, a conduta imoral, à semelhança da conduta ilegal, também pode trazer como consequência a invalidade do respectivo ato

    III - CERTO: O conteúdo do princípio da eficiência diz respeito a uma administração pública que prime pela produtividade elevada, pela economicidade, pela qualidade e celeridade dos serviços prestados, pela redução dos desperdícios, pela desburocratização e pelo elevado rendimento funcional. Todos estes valores encarnam o que se espera de uma administração eficiente, que em última análise pode ser resumida na seguinte frase: “fazer mais e melhor, gastando menos”. (Direito administrativo esquematizado, p204)

    bons estudos

  • Convenhamos, esta questão foi uma pérola. Se todas as questões de concurso para juiz fosse nesse nível, eu já estava com a minha capa preta!