SóProvas


ID
1520575
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os vários antagonistas dos receptores β, utilizados no tratamento da hipertensão e da angina, parecem exibir eficácia semelhante. A escolha do mais apropriado para determinado paciente deve basear-se em diferenças farmacocinéticas e farmacodinâmicas, no custo e na presença de problemas clínicos concomitantes. No caso de um paciente com insuficiência cardíaca congestiva e com broncoespasmo poderá ser indicado:

Alternativas
Comentários
  • O metoprolol é o mais indicado devido sua atividade antagonista seletiva para receptores beta 1.

     

    GABARITO D

  • Questão um pouco confusa.

    Betabloqueadores não são indicados em pacientes com broncoespasmo.

    O enunciado dá a entender que o uso do Betabloqueador irá tratar o broncoespasmo e a ICC.

    Metoprolol é o único betabloqueador seletivo de B1 (coração) listado nas alternativas, porém, a meu ver, continua não fazendo sentido utilizá-lo isoladamente em um paciente com broncoespasmo.

    Propanalol não seletivo.

    prazosina antagonismo de a1

    Pindolol não seletivo.

    nadolol não seletivo.

  • A questão quis abordar um fato importantíssimo quanto ao uso de beta bloqueadores que é presença de doença pulmonar ou não. No caso de paciente com problemas de broncoespasmo, beta bloqueadores não seletivos não podem ser utilizados de forma alguma por bloquearem também o receptor beta2 no pulmão. Então para tratar IC nesses pacientes é necessário um bloqueador beta 1 seletivo como o metorpolol.