SóProvas



Prova COSEAC - 2014 - UFF - Farmacêutico


ID
1165390
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A contratação de professores, técnicos e cientistas estrangeiros é permitida, na forma da Constituição:

Alternativas
Comentários
  • Nossa, mas que questão atípica. Gabarito E.


    A banca se pautou neste artigo: I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • não Vanessa IPD, ele se pautou pela lei 8112... art. 5 § 3o As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei. 

  • Na redação originária da CRFB/88, o acesso a cargo, emprego e função pública era apenas aos brasileiros, não fazendo distinção entre natos ou naturalizados (art. 37, § 1º).

    Com a EC nº 11/96, as universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica passaram a poder admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros na forma da lei (art. 207). No âmbito federal, a Lei nº 9.515/97 disciplinou a questão, inserindo o § 3º no art. 5º da Lei nº 8.112/90.

    A partir da EC nº 19/98, os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos legais, assim como aos estrangeiros, na forma da lei (art. 37, § 1º).

    Portanto, a única alternativa que abrange a resposta é a alternativa E.

    Referências:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.

    Resposta: letra E)

     

  • .... "em todos os casos" ..... o que isso quer dizer? Banca ridícula.

  • A alternativa que você vai assinalar como correta é a constante da letra ‘e’, pois, está em conformidade com o art. 207, §§ 1º e 2º, CF/88 (§ 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei; § 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica).


ID
1165393
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos dispositivos constitucionais sobre os servidores públicos, considere as afirmativas seguintes:

I Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder ou ser inferiores à remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão.

II A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição ficto.

III Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio do ente a que está vinculado.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • gab. B

    conforme constituição no art. 40, § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício

  • A questão trata dos dispositivos constitucionais do capítulo VII da administração pública, na seção II dos servidores públicos. A alternativa I está errada, pois, no § 2º do art. 40 da Carta Magna encontra-se que: “Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão”. Logo, a alternativa está errada não há referência constitucional sobre limite inferior de remuneração os proventos de aposentadoria e pensões.

    A alternativa III também está errada, pois, no § 13 do art. 40 temos que: “Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social” em não o do “ente a que está vinculado”. Logo, o regime geral de previdência social será o único considerado ao servidor em cargo de comissão, temporário ou de emprego público.

    Por fim, a alternativa II está correta pois transcreve o mandamento constitucional: “A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictícia”( § 10 do art.40). Gabarito letra B).

    Referências:

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/...ção.htm>.



    Resposta: letra B)


  • § 2º - (Regra relativa a um Teto no âmbito do Regime Próprio de Aposentadoria). Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder a remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    § 3º Para o cálculo dos proventos de aposentadoria, por ocasião da sua concessão, serão consideradas as remunerações utilizadas como base para as contribuições do servidor aos regimes de previdência de que tratam este artigo (Regime Próprio dos Servidores Públicos) e o art. 201 (Regime de Previdência), na forma da lei. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)

     

    A base para o calculo de aposentadoria vai depender do tempo de contribuição em ambos os regimes, função da Lei nº 10. 887 de 2004.

     

    § 10 - A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    Jurisprudência do STF: A CF/88 estabelece tempo mínimo para aposentadoria, não podendo norma infraconstitucional reduzi – ló mediante fixação de tempo fictício.

     

    § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de Cargo Em Comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro Cargo Temporário ou de Emprego Público, aplica-se o regime geral de previdência social (RGPS). (Incluído pela Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98)

     

    Filiação de Servidor ao RGPS, quando:

     

    --- > Ocupante exclusivo de Cargo em Comissão (Ad Nutum).

    --- > Ocupante de Cargo Público Temporário.

    --- > Ocupante de Empregos Públicos.

     

    Obs.: O servidor que ocupa cargo comissionado e cargo público efetivo na administração pública (federal, estadual, distrital ou municipal) simultaneamente, aplica-se o regime próprio do ente público a que está vinculado.

  • isso é questão de código de Ética?

  • essa q n é do D1171

  • Colega consurseiro, boa tarde!

    A resposta dessa questão, conforme enunciado, será encontrada na Constituição Federal de 1988. Entretanto, a justificativa não é mais a mesma, pois a Emenda Constitucional nº 103/2019 alterou alguns dispositivos da CF, inclusive dispostivos dessa questão.

    Vamos lá!

    • Optativa I

    Questão - "Os proventos de aposentadoria e as pensões, por ocasião de sua concessão, não poderão exceder ou ser inferiores à remuneração do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão."

    O que diz a Constituição alterada pela Emenda Constitucional:

    Art. 40 § 2º "Os proventos de aposentadoria não poderão ser inferiores ao valor mínimo a que se refere o § 2º do art. 201 ou superiores ao limite máximo estabelecido para o Regime Geral de Previdência Social, observado o disposto nos §§ 14 a 16."

    Logo, a optativa I está ERRADA. O erro da questão se concentra agora no fato de que os proventos de aposentadoria não podem ser inferiores ao disposto no 2º parágrafo do art. 201, nem superior ao teto estabelecido no RGPS (Regime Geral de Prev. Social).

    OBS.: Destaco que é de importante leitura os artigos e parágrafos mencionados no artigo acima, para seu aprimoramento.

    • Optativa II

    Questão - "A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição ficto."

    O que diz a Constituição alterada pela Emenda Constitucional:

    Art. 40 § 10 - "A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício."

    No caso, a Emenda não alterou esse parágrafo da Constituição. Além disso, a palavra "Ficto" apresenta o mesmo significado que a palavra Fictício, e ambos são sinônimos, conforme site abaixo. logo, a optativa II está CORRETA

    Site: https://www.sinonimos.com.br/ficto/#:~:text=1%20irreal%2C%20aparente%2C%20fingido%2C,%2C%20dissimulado%2C%20imagin%C3%A1rio%2C%20ilus%C3%B3rio.

    • Optativa III

    Questão - "Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime próprio do ente a que está vinculado."

    O que diz a Constituição alterada pela Emenda Constitucional:

    Art. 40 § 13 - Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social."

    Logo, a optativa III está ERRADA. Com a Emenda tivemos a alteração do termo "servidor ocupante" para "agente público ocupante" e a inclusão "mandato eletivo" na letra da lei, no RGPS (Regime Geral de Previdência Social). A questão errou ao dizer, também, que se aplicaria ao Regimento Próprio de cada ente.

    Como dito, o gabarito continua sendo a Letra B, mas os motivos do erro já não são mais os mesmos.

    "Resiliência!" - Gaules


ID
1165396
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Se o servidor de uma autarquia pratica um dano civil contra um terceiro:

Alternativas
Comentários
  •  d) não é necessário investigar a culpa do servidor para a indenização ao terceiro; a autarquia indeniza o terceiro e, em ação regressiva em face do seu servidor, procurará ressarcir-se do pagamento feito a título de indenização, quando então será investigada a culpa ou dolo do servidor.


    Ora, o gabarito foi dado como D e a banca aqui sorrateiramente inseriu uma pegadinha de interpretação de texto ao afirmar "não é necessário investigar".  Uma questão oca.

  • A Constituição Federal, em relação à eventual responsabilidade do servidor por prejuízos causados a terceiros, adotou para os agentes públicos, em contraponto à responsabilidade objetiva do Estado, a teoria da responsabilidade subjetiva, senão vejamos:

    “Art. 37  (...) § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.”

    Não obstante o artigo 37, § 6º tratar da responsabilidade do servidor em relação a danos causados a terceiros,  em relação aos danos causados pelo servidor ao próprio ente estatal, prevalece o mesmo raciocínio. Encontramos na Lei 8.112/91, Estatuto dos Servidores Públicos Federais, o seguinte mandamento:

    “Art. 122.  A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.”

    É o que se verifica, também, pela interpretação do Código Civil Brasileiro dos artigos 186 e 927.

    “Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

    Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.”

    Conclui-se, portanto, com base no mandamento constitucional e na legislação infraconstitucional, que a responsabilização de servidores por danos causados ao Erário requer, no mínimo, a caracterização da culpa desse servidor. Mas a eventual indenização – resposta por danos causados por agentes – a terceiros, independe da culpa do agente.  Modo que a Administração indeniza o terceiro como sendo a causadora do dano. Posteriormente, “quando então será investigada a culpa ou dolo do servidor” – sobre ação que “decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros –, a administração entra com a “ação regressiva em face do seu servidor, [e] procurará ressarcir-se do pagamento feito a título de indenização, quando então será investigada a culpa ou dolo do servidor”. Logo, única resposta possível é a letra D).

    Referências:

    BRASIL. Código Civil, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. 1a edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

    BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>.

    BRASIL. LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8112con...>. Acesso em: 25. jun. 2015.



    Resposta: letra D)

  • Ela inverteu a ordem das frases, no caso, sobre a responsabilidade civil do Estado.

  • GABARITO LETRA D.

     

    AÇÃO COMISSIVAé aquela conduta que envolverá um agir, uma ação do sujeito. Porém, essa ação acaba por violar um dever jurídico imposto pela lei ou pelo contrato, gerando danos que devem ser indenizados.

     

    TEORIA DO RISCO ADMINISTRATIVO§ 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

     

    No entanto, deve ser comprovadoo nexo causal entre o dano e a conduta do agente público.

     

    FONTE: https://marcusmariot.jusbrasil.com.br/


ID
1165399
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.112/90, o servidor será removido a pedido, independentemente do interesse da Administração, na seguinte hipótese:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

       III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração:(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados


    OBS: Quando ele diz qualquer um dos poderes, ao meu ver, a D  não estaria totalmente incorreta. Letra de lei. 

  • Cuida-se de questão cuja resposta encontra-se expressa em texto legal, de modo que não há muito o quê acrescentar, além, é claro, de indicar o embasamento normativo respectivo. Refiro-me ao art. 36, III, “b", da Lei 8.112/90, in verbis:  


     Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    (...)

    III -  a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    (...)

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;"


    Logo, a resposta correta está mesmo na letra “a".


    Resposta: A
  • Lei 8.112 - Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único: Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração; 

    II - a pedido, a critério da Administração; 

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; 

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.

  • Errei por causa do "removido" rsrs Eu com o "remoção" (que é similar) no automático. 

  • ITEM A

    BEM RESUMIDO

    3 HIPÓTESES:

    -MOTIVODE SAÚDE DO SERVIDOR,CONJ,COMP,...

    -PROCESSO SELETIVO

    -ACOMPANHAR CONJ,COMP QUE TENHA SIDO REMOVIDO NO INTERESSE DA ADM.PÚB.

  • Gabarito: "A"

    A questão misturou hipóteses de remoção (art. 36, L. 8.112), com as de licença (art. 81, L. 8.112) e de afastamentos (art. 93 e seguintes, L. 8.112):

     

    a) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial. HIPÓTESE DE REMOÇÃO (art. 38, p. único, III, 'b').

     

    b) para a frequência a curso de aperfeiçoamento oferecido por instituição de ensino superior, se o prazo for superior a 2 (dois) anos. HIPÓTESE DE AFASTAMENTO (art. 96-A).

     

    c) para acompanhar ascendente ou descendente que ingressar em cargo público, por meio de investidura, de qualquer poder da União, estados, municípios e Distrito Federal. Não há previsão na lei de remoção, licença ou afastamento para acompanhar ascendente ou descendente em razão de ingresso em cargo público.

     

    d) para acompanhar cônjuge que irá exercer mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. HIPÓTESE DE LICENÇA (art. 84).

     

    e) para cumprimento de serviço militar. HIPÓTESE DE LICENÇA (art. 85).

  • Na minha opinião a letra é a menos errada, mas mesmo assim eu considero errada porque uma resposta na letra da lei não pode misturar os incisos. E ainda são omitidas palavras. Mas só por misturar incisos já é passível de anulação. 

  • Lei 8.112 - Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Parágrafo único: Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoção:

    I - de ofício, no interesse da Administração; 

    II - a pedido, a critério da Administração; 

    III - a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração: 

    a) para acompanhar cônjuge ou companheiro, também servidor público civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que foi deslocado no interesse da Administração; 

    b) por motivo de saúde do servidor, cônjuge, companheiro ou dependente que viva às suas expensas e conste do seu assentamento funcional, condicionada à comprovação por junta médica oficial;

    c) em virtude de processo seletivo promovido, na hipótese em que o número de interessados for superior ao número de vagas, de acordo com normas preestabelecidas pelo órgão ou entidade em que aqueles estejam lotados.


ID
1165402
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca do afastamento do servidor para participação em programa de pós-graduação stricto sensu no país, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • letra c (falsa) -  § 4 Os servidores beneficiados pelos afastamentos previstos nos §§ 1o , 2o e 3o deste artigo terão que permanecer no exercício de suas funções após o seu retorno por um período igual ao do afastamento concedido. (Incluído pela Lei nº 11.907, de 2009)

     

    letra E (falsa)  - § 5o Caso o servidor venha a solicitar exoneração do cargo ou aposentadoria, antes de cumprido o período de permanência previsto no § 4o deste artigo, deverá ressarcir o órgão ou entidade, na forma do art. 47 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, dos gastos com seu aperfeiçoamento. (Incluído pela Lei nº 11.907, de 2009)


ID
1165405
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerar-se-á impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

Alternativas
Comentários
  • gab. E

    segundo a lei 9784

    CAPÍTULO VII
    DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

     Art. 18. É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

      I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

      II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

      III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.


  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal da Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Em seu art. 18: “É impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade, que:

            I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

            II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o terceiro grau;

           III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro”.

    Logo, a única alternativa correta é a letra E.

    Referências:

    BRASIL. LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 jan. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.ht...>. Acesso em: 24. jun. 2015.



    Resposta: letra E)

  • a) ERRADO. Tenha julgado, nos últimos 12 (doze) meses, matéria similar à contida no processo administrativo. NÃO HÁ ESSA PRERROGATIVA NA LEI

    b) ERRADO. Tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro, parente e afins até o segundo grau. (TERCEIRO GRAU)

    c) ERRADO. Tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau. (CASO DE SUSPEIÇÃO E NÃO IMPEDIMENTO)

    d) ERRADO. esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro, parentes e afins até o terceiro grau. (PARENTES E AFINS, NÃO HÁ ESSE PREVISÃO NO TEXTO LEGAL).

    e) CORRETO. Tenha interesse direto ou indireto na matéria. (TEXTO LITERAL DA LEI).

  • Lei 9.784/99 Aula 5 - Suspeição e Impedimento (Arts. 18 a 21) - Curso de Direito Administrativo

    https://www.youtube.com/watch?v=kT7apj6Nmh8

     

    Art. 18. É IMPEDIDO de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que:

     

    I - tenha interesse direto ou indireto na matéria;

     

    II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parente e afins até o 3º (terceiro) grau (consaguíneos ou afins);

     

    III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

     

    Diferentemente da suspeição, o agente que se encontrar em uma dessas situações deve comunicar o fato à autoridade competente, abstendo-se de atuar, ou estará cometendo falta grave (passível de demissão). O ato que vier a ser executado por servidor suspeito ou impedido é inválido e pode provocar a anulação da decisão final.

  • O perito (...) tem que ter o 3º grau;


ID
1165408
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o artigo 17 da Lei nº 8.666/93, para alienação de bens imóveis, faz-se imprescindível a autorização legislativa, bem como a licitação na modalidade concorrência. O mesmo artigo, no entanto, contempla algumas exceções a essa modalidade de licitação. A opção em que três das hipóteses previstas de dispensa de licitação na modalidade concorrência estão rigorosamente de acordo com o referido artigo é:

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão com base na eliminação, mas olha acho que a prova não é para Químico não (risos). Tá parecendo exame da Ordem. 


     alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais


    II - a pessoa natural que, nos termos da lei, regulamento ou ato normativo do órgão competente, haja implementado os requisitos mínimos de cultura, ocupação mansa e pacífica e exploração direta sobre área rural situada na Amazônia Legal, superior a 1 (um) módulo fiscal e limitada a 15 (quinze) módulos fiscais, desde que não exceda 1.500ha (mil e quinhentos hectares);  

  • Acho q eh prova p magistratura. Banca horrivel.

  • Mais uma questão em que a Banca limitou-se a cobrar dos candidatos mera memorização de texto legal, infelizmente. De tal maneira, não resta muito a dizer, além, por óbvio, apontar os preceitos normativos corretos, quais sejam, as alíneas “a", “d" e “i" do inciso I do art. 17 da Lei 8.666/93, que assim dispõem:  


    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    a) dação em pagamento;

    (...)

    d) investidura;

    (...)

    i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais;"


    Diante de tais disposições legais, vê-se que a alternativa correta corresponde à letra “c", porquanto contemplou tais hipóteses legais de dispensa de licitação.  



    Resposta: C 
  • Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos: 

    a) dação em pagamento

    b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas fh e i; (Redação dada pela Lei nº 11.952, de 2009)

    c) permuta, por outro imóvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; 

    d) investidura

    e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo; (Incluída pela Lei nº 8.883, de 1994)

    f) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis residenciais construídos, destinados ou efetivamente utilizados no âmbito de programas habitacionais ou de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública; (Redação dada pela Lei nº 11.481, de 2007)

    g) procedimentos de legitimação de posse de que trata o art. 29 da Lei no 6.383, de 7 de dezembro de 1976, mediante iniciativa e deliberação dos órgãos da Administração Pública em cuja competência legal inclua-se tal atribuição; (Incluído pela Lei nº 11.196, de 2005)

    h) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 250 m² (duzentos e cinqüenta metros quadrados) e inseridos no âmbito de programas de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública; (Incluído pela Lei nº 11.481, de 2007)

    i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais; (Incluído pela Lei nº 11.952, de 2009)

  • Essa questão veio lá do inferno rs

     

  • Gabarito C

     

    Erros..

     

     a) venda a outro órgão da mesma esfera do governo ou Administração Pública / ... uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 150 m2 (cento e cinquenta metros quadrados) ...

     

     b) doação a qualquer pessoa

     

     d) ... uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 150 m2 (cento e cinquenta metros quadrados) ...

    permuta por imóvel mais vantajoso para a Administração Pública.

     

     e) doação exclusivamente para órgão ou entidade da Administração Pública, da mesma esfera de governo.

     

     

    L8666/93.

    Art. 17.  A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:

    I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:

    a) dação em pagamento; (letra C, D, E)

    b) doação, permitida exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, ressalvado o disposto nas alíneas fh e i; (letra B, E)

    c) permuta, por outro imóvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; (letra D)

    d) investidura; (letra A, B, C)

    e) venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo;  (letra A, B, E)

    h) alienação gratuita ou onerosa, aforamento, concessão de direito real de uso, locação ou permissão de uso de bens imóveis de uso comercial de âmbito local com área de até 250 m² (duzentos e cinqüenta metros quadrados) e inseridos no âmbito de programas de regularização fundiária de interesse social desenvolvidos por órgãos ou entidades da administração pública;  (letra A, D)

    i) alienação e concessão de direito real de uso, gratuita ou onerosa, de terras públicas rurais da União na Amazônia Legal onde incidam ocupações até o limite de 15 (quinze) módulos fiscais ou 1.500ha (mil e quinhentos hectares), para fins de regularização fundiária, atendidos os requisitos legais;  (letra C)

  • Olho pra uma questão dessa e posso afirmar que vida de concurseiro não é facil não.


ID
1165411
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética do Servidor Público Federal, é vedado ao servidor público:

I o uso do cargo ou função, de facilidades, de amizades, de tempo, de posição e influências, para obter qualquer favorecimento para si ou para outrem.

II o uso de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

III pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor com o mesmo fim.

Das afirmativas acima:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Das Vedações ao Servidor Público

    XV - E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material;

    e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;


  • A resposta da questão se encontra na transcrição do DECRETO Nº 1.171/1994, que aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. No inciso XV, da seção III, que aponta as Vedações ao Servidor Público temos:

    “E vedado ao servidor público;

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; (alternativa I está correta)

    (...)

    d) usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; (alternativa II está correta)

    (...)

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; (alternativa III está correta)

    Portanto, todos os itens estão corretos e o gabarito da questão é a letra b).

    Referência:

    BRASIL. Decreto N° 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>. Acesso em: 02 abr. 2015.

    Resposta: letra b)

  • A diferença entre vedação e deve, pode na maioria das vezes, ser encontrada, com a seguinte pergunta:

    "É obrigação (...)?"

    Se a resposta for não, será vedação!

    Se a resposta for sim, será dever!

     


ID
1165414
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Para fins de apuração de comprometimento ético, o Decreto nº 1.171/94 entende por servidor público:

Alternativas
Comentários
  • gab. d

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA


    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • A resposta da questão se encontra na transcrição literal do DECRETO Nº 1.171/1994, que Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, no inciso XXIV: “Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado”. Assim, a única alternativa correta é a letra D.

    Referência:

    BRASIL. Decreto N° 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 1994. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm>. Acesso em: 02 abr. 2015.

    Resposta. Letra D)

  • d) qualquer pessoa que preste serviços à Administração Pública, de forma permanente, temporária ou excepcional, com ou sem remuneração, tanto na Administração Pública direta quanto em autarquias, fundações públicas, entidades paraestatais, empresas públicas e sociedades de economia mista.

  • GABARITO LETRA D 

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL)

     

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

  • Em pleno 2019 e a questão ainda está classificada errada. Por favor indiquem como classificação errada.


ID
1165417
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.666/93 enuncia como serviços técnicos profissionais especializados, sujeitos à licitação através de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração, determinados trabalhos prestados por profissionais liberais ou empresas. De acordo com a referida lei, estão enumeradas somente hipóteses desta espécie de serviços técnicos em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C foi copiado deste artigo:

    Dos Serviços Técnicos Profissionais Especializados

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.


  • Os candidatos, de novo, foram exigidos apenas no que tange ao conhecimento frio do texto da lei de licitações e contratos administrativos. No ponto, o rol de serviços técnicos especializados encontra-se no art. 13 da Lei 8.666/93, que assim preceitua:  


    Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias; 

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado)."


    Da leitura de tais hipóteses legais, depreende-se que a resposta correta encontra-se na letra “c", porquanto seu conteúdo corresponde aos incisos II, VII e V do texto legal, respectivamente.



    Resposta: C 
  • Faala galera

     

    Ano: 2014 Banca: Makiyama Órgão: DOCAS-RJ Prova: Especialista Portuário - Contratos, Compras e Licitações

     

    Para os fins da Lei 8666 de 1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), NÃO são considerados serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

     

     a)Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal. 

     b)Restauração de obras de arte e bens de valor histórico. 

     c)Patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas. 

     d)Arquitetura e engenharia. 

     e)Pareceres, perícias e avaliações em geral.

     

    Gab: D

     

     

     

    Ano: 2016 Banca: PERFAS Órgão: Câmara Municipal de Israelândia - GOProva: Controle interno

     

    Segundo a Lei 8.666/93, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a, EXCETO

     

     a)Restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

     b)Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal. 

     c)Pareceres, perícias e avaliações em geral.

     d)patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas.

     e)Publicidade e divulgação. 

     

    Gab: E

  • Gabarito C

     

    L8666/93. Art. 13.  Para os fins desta Lei, consideram-se serviços técnicos profissionais especializados os trabalhos relativos a:

    I - estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    II - pareceres, perícias e avaliações em geral;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras;

    III - assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    IV - fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    V - patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;

    VI - treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    VII - restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    VIII - (Vetado). (Incluído pela Lei nº 8.883, de 1994)

    § 1o Ressalvados os casos de inexigibilidade de licitação, os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso, com estipulação prévia de prêmio ou remuneração.

  • É impressão minha ou essa banca se expressa mau nas perguntas hein?!

  • Acho que por não ser de direito, fico meio confuso com o cruzamento de algumas normas.

    A 8666 define como trabalho técnico o :

    -Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal.

    Essa lei diz ainda que os trabalhos tecnicos serão escolhidos mediante concurso, cujo produto objeto do concurso será entregue em até 45 dias, após publicação do edital.

    O que será o objeto de um treinamento se não o próprio treinamento? E como vou entregar um treinamento se ainda nem sou o vencedor do concurso?

    Não sei se não entendi, mas pra mim falta lógica.....

     

  • Gabarito C para o : TREPA Filha da P.......

    Treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;

    Restauração de obras de arte e bens de valor histórico.

    Estudos técnicos, planejamentos e projetos básicos ou executivos;

    Pareceres, perícias e avaliações em geral;

    Assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;

    Fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;

    Patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;


ID
1520554
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O termo usado para descrever a porcentagem na qual uma dose do fármaco chega ao seu local de ação, ou a um líquido biológico, é:

Alternativas
Comentários
  • Biodisponibilidade: fração do fármaco que alcança a circulação 

    Bioequivalência: biodisponibilidade similar para alcançar pico de concentração

     

    As outas alternativas são propriedades farmacocinéticas que determinam velocidade e intensidade do efeito do fármaco.

     

    Gabarito A


ID
1520557
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na distribuição de um fármaco o determinante mais importante do fracionamento entre o sangue e os tecidos e que limita a concentração de fármaco livre é:

Alternativas
Comentários
  • B) CORRETO.

    A questão se refere à albumina. Lembrando que a droga ligada à albumina não exerce efeito farmacológico. Para a droga exercer seu efeito necessita de estar em sua forma livre.

  • Complementando: existe a glicoproteína alfa-1 também, que se liga às moléculas básicas, enquanto a albumina se liga às moléculas ácidas.

  • O fármaco encontra-se na corrente sanguínea de duas formas: livre ou ligado a proteína plasmática, porém, só é eliminado na sua forma livre, assim sendo, conforme a concentração do fármaco livre cai, por causa da eliminação, o fármaco ligado se dissocia da proteína, e com isso mantém a concentração do fármaco livre constante.


ID
1520560
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para que a lacuna da sentença “O metabolismo dos fármacos e outros compostos xenobióticos em metabólitos mais ___” seja completada corretamente, tem de ser usada a seguinte complementação:

Alternativas
Comentários
  • Metabólitos hidrofílicos são mais facilmente excretados, enquanto metabólitos lipofílicos são mais facilmente absorvidos. Apesar de existirem exceções, na maioria das vezes a metabolização de fármacos/xenobióticos diminui a toxicidade e/ou efeitos farmacológicos das substâncias.

  • Os metabólitos hidrofílicos são essenciais à sua eliminação do organismo, bem como à cessação de suas atividades biológicas e farmacológicas, pois são mais facilmente excretados do organismo que metabólitos lipofílicos.


ID
1520563
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A excreção dos fármacos e metabólitos na urina inclui três processos independentes: filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva. A quantidade de fármaco que chega ao lúmen tubular por filtração glomerular depende:

Alternativas
Comentários
  • O transporte com carreadores ocorre na secreção tubular. Logo as três primeiras assertivas são eliminadas de cara. A Na filtração glomerular se um fármaco se liga à albumina plasmática, apenas o fármaco livre é filtrado. RANG & DALE.

    Resposta correta: E

  • O processo de excreção renal ocorre em 3 etapas:

    • Filtração glomerular: O fármaco livre (não ligado à albumina) difunde-se através das fendas capilares para o espaço de Bowman como parte do filtrado glomerular. A lipossolubilidade e o pH não influenciam a passagem dos fármacos para o filtrado glomerular. Contudo, variações na Velocidade Filtração Glomerular e a ligação dos fármacos às proteínas afetam esse processo.
    • Secreção tubular: Os fármacos que não foram transferidos para o filtrado glomerular saem dos glomérulos através das arteríolas eferentes, que se dividem formando um plexo capilar ao redor do lúmen no túbulo proximal.A secreção ocorre primariamente nos túbulos proximais por dois mecanismos de transporte ativo - carreadores ( Glicoproteína P (anios anfipáticos), MPP2 (conjugados) e Tranp. cassetes (bases orgânicas).
    • Reabsorção o tubular passiva: é possível realizar a manipulação urinária através de mudança no pH. Os ácidos fracos podem ser eliminados alcalinizando a urina, ao passo que a eliminação de bases fracas pode ser aumentada por acidificação da urina

ID
1520566
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um fármaco com afinidade por seu receptor, mas sem eficácia intrínseca, compete com o agonista pelo sítio de ligação primário do receptor. O padrão característico desta interação é a produção concentração-dependente de um desvio proporcional à direita da curva de dose-resposta do agonista, sem qualquer alteração da resposta máxima. A magnitude do desvio da direita depende da concentração do antagonista e da sua afinidade pelo receptor. A descrição acima refere-se ao:

Alternativas
Comentários
  • – Antagonismo Competitivo Reversível: Como o nome já sugere, é um tipo de antagonismo onde o efeito antagônico pode ser revertido. Os principais fatores responsáveis por essa reversão são a concentração do agonista e do antagonista na biofase do receptor e o tipo de ligação que o antagonista forma com o receptor.

    O antagonista competidor reversível (superável) sofre uma diminuição considerável de seu efeito frente a uma concentração mais elevada do agonista do receptor

     

    Antagonismo Competitivo Irreversível: Este tipo de antagonismo ocorre quando o período de dissociação do antagonista é muito demorado ou quando ele não se dissocia dos receptores. Sendo assim, o agonista não tem espaço para se ligar, ou se liga de forma muito lenta resultando na alteração mínima ou nula da ocupação dos receptores pelo agonista. Normalmente tais fármacos possuem estruturas que se ligam de forma covalente ao receptor, garantindo uma ligação mais forte e segura.

     

     


ID
1520569
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os receptores das moléculas fisiológicas reguladoras podem ser classificados em famílias funcionais, cujos representantes compartilham estruturas moleculares semelhantes e mecanismos bioquímicos comuns. Uma destas famílias funcionais é composta por receptores controlados por ligantes encontrados em canais iônicos. São exemplos desses receptores:

Alternativas
Comentários
  • Os receptores muscarinicos, β2-adrenérgicos, H1 (Receptor de histamina) e D2 (receptor de dopamina) são exemplos receptores acoplados a proteina G. Enquanto, os receptores GABAa e receptores nicotinicos da acetilcolina fazem parte da familia de canais iônicos controlados por ligantes.Com isso, o gabarito letra C.


ID
1520572
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O salbutamol é administrado por inalação ou via oral para o alívio sintomático do broncoespasmo. O seu efeito broncodilatador se deve a sua ação:

Alternativas
Comentários
  • *E* Agonista β-2 seletivo com ação imediata e eficaz;


ID
1520575
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os vários antagonistas dos receptores β, utilizados no tratamento da hipertensão e da angina, parecem exibir eficácia semelhante. A escolha do mais apropriado para determinado paciente deve basear-se em diferenças farmacocinéticas e farmacodinâmicas, no custo e na presença de problemas clínicos concomitantes. No caso de um paciente com insuficiência cardíaca congestiva e com broncoespasmo poderá ser indicado:

Alternativas
Comentários
  • O metoprolol é o mais indicado devido sua atividade antagonista seletiva para receptores beta 1.

     

    GABARITO D

  • Questão um pouco confusa.

    Betabloqueadores não são indicados em pacientes com broncoespasmo.

    O enunciado dá a entender que o uso do Betabloqueador irá tratar o broncoespasmo e a ICC.

    Metoprolol é o único betabloqueador seletivo de B1 (coração) listado nas alternativas, porém, a meu ver, continua não fazendo sentido utilizá-lo isoladamente em um paciente com broncoespasmo.

    Propanalol não seletivo.

    prazosina antagonismo de a1

    Pindolol não seletivo.

    nadolol não seletivo.

  • A questão quis abordar um fato importantíssimo quanto ao uso de beta bloqueadores que é presença de doença pulmonar ou não. No caso de paciente com problemas de broncoespasmo, beta bloqueadores não seletivos não podem ser utilizados de forma alguma por bloquearem também o receptor beta2 no pulmão. Então para tratar IC nesses pacientes é necessário um bloqueador beta 1 seletivo como o metorpolol.


ID
1520578
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os agonistas muscarínicos são usados atualmente na oftalmologia como fármacos mióticos e para o tratamento do glaucoma. São agonistas muscarínicos indicados no tratamento do glaucoma:

Alternativas
Comentários
  • O carbacol e a pilocarpina, através da atividade muscarínica, produzem rápida miose e contração do músculo ciliar. Vale lembrar que esse é um efeito oposto ao da atropina, um bloqueador muscarínico, provocando midríase.

     

    Miose: contração da pupila

    Midríase: dilatação da pupila

     

    GABARITO (A)


ID
1520581
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os antagonistas muscarínicos têm sido usados no tratamento de vários distúrbios clínicos, principalmente para inibir os efeitos do parassimpático nos tratos respiratório, urinário, gastrintestinal, nos olhos e coração. São exemplos de compostos de amônio quaternário, usados exclusivamente por seus efeitos no trato respiratório:

Alternativas
Comentários
  • Fármacos utilizados na asma:

    compostos de amônio quaternário (ipratropio e tiotrópico) apresentam alta polaridade, consequente baixa lipossolubilidade e absorção, sendo utilizados por via inalatório para ter efeito terapêutico.

    tiotrópico: meia vida longa e pode ser utilizado na DPOC.

  • Gabarito: B) ipatrópio e tiotrópio.

    A) atropina possui várias indicações porque inibe as ações da acetilcolina nos receptores muscarínicos, mas trata-se de uma amina terciária e não é utilizada exclusivamente para efeitos no trato respiratório.

    C) pirenzepina é um antagonista seletivo dos receptores muscarínicos M1, é utilizada para tratamentos de úlcera péptica, úlcera gástrica e úlcera duodenal, pois, reduz a secreção de ácido gástrico e os espasmos musculares.

    D) betanecol é um parassimpaticomimético e o fármaco escopolamina é um antagonista muscarínico, mas também, uma amina terciária e tem várias indicações terapêuticas.

    E) homatropina uma amina terciária. Fármaco utilizado em cólicas renais e biliares, também inibe a hipersecreção e promove relaxamento muscular do trato gastrintestinal, aliviando cólicas causadoras de dores abdominais.


ID
1520584
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A lei que preconizou os requisitos da nomenclatura de insumos farmacêuticos ativos (IFA) e a implantação das denominações comuns brasileiras (DCB) em nosso país foi a Lei:

Alternativas
Comentários
  • Lei 6.360 art 5º e seus paragrafos 

     

    Gabarito D

  • Art. 5º  Os produtos de que trata esta Lei não poderão ter nomes, designações, rótulos ou embalagens que induzam a erro.      (Redação dada pela Lei nº 13.236, de 2015)    (Vigência)

           § 1º - É vedada a adoção de nome igual ou assemelhado para produtos de diferente composição, ainda que do mesmo fabricante, assegurando-se a prioridade do registro com a ordem cronológica da entrada dos pedidos na repartição competente do Ministério da Saúde, quando inexistir registro anterior.

            § 2º - Poderá ser aprovado nome de produto cujo registro for requerido posteriormente, desde que denegado pedido de registro anterior, por motivos de ordem técnica ou científica.

            § 3º - Comprovada a colidência de marcas, deverá ser requerida a modificação do nome ou designação do produto, no prazo de 90 (noventa) dias da data da publicação do despacho no "Diário Oficial" da União, sob pena de indeferimento do registro.

            § 4º - Sem prejuízo do disposto neste artigo, os medicamentos contendo uma única substância ativa sobejamente conhecida, a critério do Ministério da Saúde, e os imunoterápicos, drogas e insumos farmacêuticos deverão ser identificados pela denominação constante da Farmacopéia Brasileira, não podendo, em hipótese alguma, ter nomes ou designações de fantasia.

     


ID
1520587
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma formulação de um fitoterápico contendo extrato seco de Valeriana officinalis 200 mg, extrato seco de Passiflora incarnata 100 mg, extrato seco de Erithrina mulungu 100 mg e Excipiente qsp 1 cápsula tem ação de:

Alternativas

ID
1520590
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Verbenaceae Lippia alba (Mill.) tem seus usos descritos em farmacopeias e sistemas tradicionais de medicina que têm apoio experimental em atividades broncopulmonares. É comumente conhecida por:

Alternativas

ID
1520593
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na falta de dispositivos para medidas apropriadas (dosadores, colheres-medida, etc.) para a dispensação de medicamentos, podem ser utilizadas porções aproximadas. Em geral, são usadas unidades de medidas de uso doméstico, para propiciar ao paciente a correta utilização da dose. Uma colher de sobremesa tem indicação de capacidade de:

Alternativas
Comentários
  • não encontrei nenhuma referência para colher de sobremesa, achei que 10 ml são 2 colheres de chá.


ID
1520596
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmacopeia brasileira estabelece a expressão partes como referente à dissolução de 1 g de um sólido no número de mililitros do solvente estabelecido no número de partes. Assim, um solvente muito solúvel tem seu termo descritivo como:

Alternativas

ID
1520599
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A farmacopeia brasileira descreve método para determinação de peso médio em cápsulas duras, empregando ensaio não destrutivo. Um dos três parâmetros para análise do produto é o peso médio das cápsulas manipuladas (PMédio). Para a prescrição de 100 cápsulas, o peso médio será determinado pela média aritmética do peso de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado, de acordo com a farmacopeia o teste deve ser realizado com 20 unidades.

    Cápsulas duras

    Pesar, individualmente, 20 unidades, remover o conteúdo

    de cada uma, limpar adequadamente e pesar novamente.

    Determinar o peso do conteúdo de cada cápsula pela

    diferença de peso entre a cápsula cheia e a vazia. Com os

    valores obtidos, determinar o peso médio do conteúdo.

    Pode-se tolerar não mais que duas unidades fora dos limites

    especificados na Tabela 1, em relação ao peso médio do

    conteúdo, porém, nenhuma poderá estar acima ou abaixo

    do dobro das porcentagens indicadas.

  • Ana Machado, o gabarito não está errado. Desde a publicação do Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, 2ª edição em 2011 , foi descrito que o peso médio é a média aritmética do peso de dez unidades de cápsulas manipuladas, em gramas. 

  • Faço ele com 10 unidades, e não se remove o conteúdo


ID
1520602
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As boas práticas de manipulação (BPM) incluem o cumprimento dos requisitos dispostos na RDC:

Alternativas

ID
1520605
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A forma farmacêutica do xarope simples tem aplicação como veículo edulcorante. Sua fórmula é composta por:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito.

    De acordo com o Vocabulário Controlado de Formas Farmaceuticas da ANVISA, o xarope é a "forma farmacêutica aquosa caracterizada pela alta viscosidade, que apresenta não menos que 45% de sacarose ou outros açúcares na sua formas farmacêuticas líquidas."

     

    Na minha opinião, questão passível de anulação.

    Fonte: http://dradnet.com/medicamentos-psiquiatria/vocabulario_controlado_medicamentos_Anvisa.pdf

  • De acordo com o Formulário Nacional da Farmacopéia Brasileira, 2ª ed,2012, a fórmula de Xarope Simples é composta por 85 g de sacarose em água q.s.p. 100 mL.

    Fonte:http://portal.anvisa.gov.br/documents/33832/259372/FNFB+2_Revisao_2_COFAR_setembro_2012_atual.pdf/20eb2969-57a9-46e2-8c3b-6d79dccf0741


ID
1520608
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O teste de desintegração para comprimidos e cápsulas NÃO se aplica a:

Alternativas

ID
1520611
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As flores secas da Calêndula officinalis L. são utilizadas para o preparo de infusões, considerando-se as proporções indicadas na fórmula. Suas indicações são:

Alternativas

ID
1520614
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Relacione os termos utilizados em farmacovigilância com suas respectivas definições:

1. efeito extrínseco.
2. evento adverso.
3. medicamento banido.
4. queixa técnica.
5. notificação de recolhimento.

I Expressão utilizada para designar aquelas reações adversas não relacionadas ao princípio ativo do medicamento, mas a causas diversas como excepientes, contaminação, materiais defeituosos, problemas de produção, embalagem, estocagem, preparações inapropriadas.

II É um resultado adverso que ocorre durante ou após o uso clínico de um medicamento; qualquer ocorrência médica não desejável, que pode estar presente durante um tratamento com um produto farmacêutico, sem necessariamente possuir uma relação causal com o tratamento.

III Refere-se à suspensão da autorização de comercializar um medicamento por uma Agência Reguladora, relacionada a questões de segurança.

IV Notificação feita pelo profissional de saúde quando observado um afastamento dos parâmetros de qualidade exigidos para comercialização ou aprovação no processo de registro de um produto farmacêutico.

V Notificação oficial feita pela ANVISA ao detentor do registro do medicamento, para que se inicie o procedimento de recolhimento de um produto farmacêutico.

A numeração correta é:

Alternativas
Comentários
  • I Expressão utilizada para designar aquelas reações adversas não relacionadas ao princípio ativo do medicamento, mas a causas diversas como excepientes, contaminação, materiais defeituosos, problemas de produção, embalagem, estocagem, preparações inapropriadas. - 1. efeito extrínseco.

    II É um resultado adverso que ocorre durante ou após o uso clínico de um medicamento; qualquer ocorrência médica não desejável, que pode estar presente durante um tratamento com um produto farmacêutico, sem necessariamente possuir uma relação causal com o tratamento. - 2.evento adverso.

    III Refere-se à suspensão da autorização de comercializar um medicamento por uma Agência Reguladora, relacionada a questões de segurança. 3. medicamento banido.

    IV Notificação feita pelo profissional de saúde quando observado um afastamento dos parâmetros de qualidade exigidos para comercialização ou aprovação no processo de registro de um produto farmacêutico. 4. queixa técnica.

    V Notificação oficial feita pela ANVISA ao detentor do registro do medicamento, para que se inicie o procedimento de recolhimento de um produto farmacêutico. 5. notificação de recolhimento.

  • I Expressão utilizada para designar aquelas reações adversas não relacionadas ao princípio ativo do medicamento, mas a causas diversas como excepientes, contaminação, materiais defeituosos, problemas de produção, embalagem, estocagem, preparações inapropriadas. - 1. efeito extrínseco.

    II É um resultado adverso que ocorre durante ou após o uso clínico de um medicamento; qualquer ocorrência médica não desejável, que pode estar presente durante um tratamento com um produto farmacêutico, sem necessariamente possuir uma relação causal com o tratamento. - 2.evento adverso.

    III Refere-se à suspensão da autorização de comercializar um medicamento por uma Agência Reguladora, relacionada a questões de segurança. 3. medicamento banido.

    IV Notificação feita pelo profissional de saúde quando observado um afastamento dos parâmetros de qualidade exigidos para comercialização ou aprovação no processo de registro de um produto farmacêutico. 4. queixa técnica.

    V Notificação oficial feita pela ANVISA ao detentor do registro do medicamento, para que se inicie o procedimento de recolhimento de um produto farmacêutico. 5. notificação de recolhimento.


ID
1520617
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O serviço de farmácia através das prescrições médicas recebidas e avaliadas pelos farmacêuticos pode estabelecer um sistema de alerta permanente para a detecção de RAM (reações adversas a medicamentos). São indicadores de casos suspeitos os abaixo relacionados, EXCETO:

Alternativas

ID
1520620
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As farmácias têm como sua principal função a dispensação dos medicamentos de acordo com a prescrição médica, nas quantidades e especificações solicitadas, de forma segura e no prazo requerido, promovendo o uso seguro e correto de medicamentos. Podem ocorrer erros na dispensação, classificados como erros de conteúdo, rotulagem e documentação. NÃO pode ser considerado erro de conteúdo o medicamento dispensado:

Alternativas

ID
1520623
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Alguns medicamentos apresentam maior potencial de provocar lesões graves nos pacientes quando ocorre falha em seu processo de utilização. São os MPP’S ou Medicamentos Potencialmente Perigosos. NÃO pode ser considerado como exemplo de MPP’S:

Alternativas
Comentários
  • A fim de curiosidade, fui pesquisar e percebi que antiflogísticos é substância que combate a inflamação ou a febre; antipirético, antifebril.

    A banca jogou baixo rsrs.

    Bons estudos, galera.

  • Morri e não sabia que diabo era antiflogístico...rsrsrs pqp hein

  • Morri e não sabia que diabo era antiflogístico...rsrsrs pqp hein


ID
1520626
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações abaixo, sobre os procedimentos seguros para armazenamento e dispensação de medicamentos, que foram desenvolvidos visando à prevenção de erros nas farmácias hospitalares.

( ) Desenvolver e implantar procedimentos meticulosos de armazenamento dos medicamentos.
( ) Manter prescrição e medicação dispensada juntas durante todo o processo de dispensação.
( ) Comparar o conteúdo da dispensação com a informação do rótulo e a prescrição.
( ) Educar e aconselhar o paciente sobre os medicamentos que utiliza.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1520629
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Faça a correta associação entre os medicamentos e suas respectivas classes terapêuticas.

I Agonista adrenérgico intravenoso.
II Anestésico geral.
III Antagonista adrenérgico intravenoso.
IV Antiarrítmico intravenoso.
V Antitrombótico.

1. varfarina.
2. propofol.
3. amiodarona.
4. propanolol.
5. epinefrina.

A numeração correta é:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Varfarina = antitrombótico

    2 - Propofol = anestésico geral

    3 - Amiodarona = antiarrítmico

    4- Proprnolol = antagonista adrenérgico

    5 - Epinefrina = adrenalina = agonista adrenérgico

    Sequência= V, II, IV, III e I.

    Resposta: Letra D

  • Questão confusa pra cacete

ID
1520632
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Para assumir a responsabilidade técnica por uma farmácia ou drogaria, o farmacêutico deve preencher vários requisitos. Assinale como verdadeiros (V) ou falsos (F) os requisitos citados abaixo.

( ) Estar inscrito no Conselho Regional de Farmácia do estado onde está o estabelecimento.
( ) Estar em dia com suas obrigações perante o órgão de classe.
( ) Possuir tempo mínimo disponível para comparecer mensalmente e assinar pela farmácia.
( ) Conhecer a legislação específica que regulamenta o exercício da profissão farmacêutica.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1520635
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre leis, decretos, resoluções e portarias que traduzem o crescimento histórico da profissão farmacêutica, está INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta c)

    Resolução CFF nº 261/94: Dispõe sobre responsabilidade técnica.

  • Questão péssima, não agrega em nada.


ID
1520638
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considere a seguinte afirmativa: “A farmácia é um dos pilares que sustentam as ações de controle de infecções hospitalares”. Para que este controle seja efetivo e eficaz, as atribuições do farmacêutico estão relacionadas a diversos níveis: I – planejamento, II – operacional e III – educativo. São atribuições do farmacêutico as abaixo relacionadas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA E. Deve-se estimular o uso de embalagens em dose única para produtos estéreis evitando a contaminação de frascos de dose múltipla.


ID
1520641
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Sistema de Monitoramento de Serviços Farmacêuticos (SMSF) é um software criado com a finalidade de oferecer ao farmacêutico brasileiro um conjunto de aplicativos destinados a registrar o atendimento ao consumidor nas farmácias comunitárias de todo país. Os serviços farmacêuticos prestados neste local estão previstos na RDC nº 44/2009 (Normativa da ANVISA), e NÃO incluem:

Alternativas
Comentários
  • Na RDC 44/2009 não há menção sobre colocação de piercing umbilical e muito menos nebulização.


ID
1520644
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Faça a correta associação entre os termos utilizados em gestão de qualidade.

1. Auditoria interna.
2. Certificação.
3. Acreditação.
4. Controle de qualidade.
5. Garantia de qualidade.

I Verifica se os procedimentos de qualidade se fazem presentes e estão sendo inteiramente implementados.

II Um organismo de terceira parte fornece garantia por escrito de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com requisitos especificados.

III Entidade autorizada concede reconhecimento formal de que uma organização ou pessoa é competente para realizar tarefas específicas.

IV Técnicas operacionais e atividades que são usadas para preencher os requisitos para a qualidade.

V Descreve as medidas globais que um laboratório utiliza para assegurar a qualidade de suas operações.

A numeração correta é: 

Alternativas
Comentários
  • ACREDITAÇÃO

    Quando um organismo competente (no caso do Brasil, o Inmetro) reconhece formalmente uma instituição de Avaliação de Conformidade, oficializando sua competência para realizar suas atividades por atender a requisitos definidos em normas.

    É como se o Inmetro "terceirizasse" seu serviço, autorizando uma outra instituição a fazer ensaios de conformidade de produtos e emitir pareceres oficiais. A acreditação é o processo de análise da qualificação dessa outra instituição.

    (http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/oqe_acre.asp)

     

    CERTIFICAÇÃO

    Quando um organismo acreditado (terceira parte) executa uma avaliação de conformidade em determinado produto ou serviço que, caso aprovado, recebe um certificado de conformidade.

    (http://www.inmetro.gov.br/qualidade/certificacao.asp)

  • 1. Auditoria interna - I Verifica se os procedimentos de qualidade se fazem presentes e estão sendo inteiramente implementados.

    2. Certificação - II Um organismo de terceira parte fornece garantia por escrito de que um produto, processo ou serviço está em conformidade com requisitos especificados.

    3. Acreditação - III Entidade autorizada concede reconhecimento formal de que uma organização ou pessoa é competente para realizar tarefas específicas.

    4. Controle de qualidade - IV Técnicas operacionais e atividades que são usadas para preencher os requisitos para a qualidade.

    5. Garantia de qualidade - V Descreve as medidas globais que um laboratório utiliza para assegurar a qualidade de suas operações.


ID
1520647
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A validação de um método estabelece, através de estudos sistemáticos de laboratório, que ele é adequado à finalidade, isto é, suas características de desempenho são capazes de produzir resultados correspondentes às necessidades do problema analítico. Uma dessas características é a declaração da proximidade da concordância entre resultados de ensaios mutuamente independentes, o que é normalmente expressa em desvio padrão. É uma referência a:

Alternativas

ID
1520650
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A arrumação dos frascos contendo reagentes deve levar em consideração a incompatibilidade de certas substâncias, pois muitas delas podem reagir entre si, gerando produtos altamente tóxicos e letais. Relacione respectivamente as substâncias incompatíveis entre si.

1. hidrocarbonetos em geral.
2. cianuretos.
3. ácido sulfúrico.
4. líquidos inflamáveis.
5. nitrato de amônia.

I cloratos, percloratos, permanganatos e água.
II ácidos, pós-metálicos, enxofre, compostos orgânicos e combustíveis.
III nitrato de amônia, ácido nítrico, peróxido de sódio e halogênios.
IV flúor, cloro, formol, ácido crômico e peróxido de sódio.
V ácidos e álcalis.

A numeração correta é:

Alternativas

ID
1520653
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação às instalações e aos equipamentos elétricos, pode-se observar uma série de cuidados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • C utilizar adaptadores tipo “T” quando necessário ligar mais de 1 equipamento.


ID
1520656
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Quem trabalha em laboratório está diariamente em contato com produtos químicos, potencialmente perigosos, cujos efeitos geralmente se apresentam logo após eventuais acidentes, que podem ocorrer de diversas maneiras, inclusive por ingestão acidental. Neste caso, o acidente está mais comumente relacionado ao/à:

Alternativas

ID
1520659
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Das opções apresentadas abaixo, encontra-se em DESACORDO com a representação simbólica da unidade de base e unidade derivada a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gab D.

     

    Vazão: Volume / tempo => m³/s


ID
1520662
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo sobre equipamentos de proteção individuais.

( ) As luvas de borracha grossas antiderrapantes, para manipulação de resíduos ou lavagem de material ou procedimentos de limpeza em geral, podem ser reutilizadas.

( ) Os óculos de proteção não devem interferir no campo de visão, devem ter boa anatomia e serem confortáveis.

( ) Todas as máscaras descartáveis retêm partículas finamente divididas, por isso são recomendadas contra poeiras que podem provocar doenças pulmonares como a sílica e o amianto.

( ) Os protetores auriculares são utilizados nos ambientes onde o ruído é intenso.

( ) De acordo com a Norma Regulamentadora nº 6 (NR 6) da Portaria nº 3.214, de 08/06/1978, os empregados são obrigados a usar os EPIs e se responsabilizar pela guarda e conservação destes.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1520665
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sabendo-se que foram gastos 30 ml de uma solução 5 N de carbonato, para neutralizar 60 ml de uma solução de ácido clorídrico, pode-se afirmar que a concentração deste ácido é de:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, uma dúvida, acho que o gabarito está errado (!). Se o carbonato é uma base com duas cargas negativas ( CO3-2) e o HCL apenas uma positiva (H+), a resposta correta deveria ser 5 N, pois há uma correção estequeométrixa na equação "C1V1= C2V2"

  • NaHCO3 + HCl ---> NaCl + H2O + CO2

    A proporção é de 1:1

    Ou seja, 1N:1N.

    5N : 5N

    (30mLx5N) reagiu com (60mL x Y.N)

    Nem precisa fazer conta, só perceber que a N de HCl está dividida, já que consumiu o dobre de sua solução.

    HCl=2,5N


ID
1520668
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A concentração final mais próxima de uma mistura de duas soluções de NaCl a partir dos dados conhecidos e apresentados abaixo é:

· 40 ml de solução “A” 4,6 N + 60 ml de solução “B” 2,6 N
· Na = 23
· Cl= 35

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Como envolve duas soluções diferentes e completas A e B, e encontrar uma concentração final resultante das duas soluções, a melhor fórmula para ser utilizada é:

    (M1 x V1) + (M2 x V2) = CF x VF

    (4,6N x 40mL) + (2,6N x 60mL) = CF x VF

    Primeiro ache o valor final (VF) da solução antes de prosseguir:

    VF = V1 + V2

    VF = 40mL + 60mL

    VF = 100mL

    Logo a equação completa fica:

    (4,6N x 40mL) + (2,6N x 60mL) = CF x 100mL

    184 + 156 = CF x 100mL

    340 = CF x 100mL

    CF = 340 / 100mL

    CF = 3,4N


ID
1520671
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A única passagem correta entre as mudanças de unidades realizadas numa rotina laboratorial é:

Alternativas