SóProvas


ID
1520581
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os antagonistas muscarínicos têm sido usados no tratamento de vários distúrbios clínicos, principalmente para inibir os efeitos do parassimpático nos tratos respiratório, urinário, gastrintestinal, nos olhos e coração. São exemplos de compostos de amônio quaternário, usados exclusivamente por seus efeitos no trato respiratório:

Alternativas
Comentários
  • Fármacos utilizados na asma:

    compostos de amônio quaternário (ipratropio e tiotrópico) apresentam alta polaridade, consequente baixa lipossolubilidade e absorção, sendo utilizados por via inalatório para ter efeito terapêutico.

    tiotrópico: meia vida longa e pode ser utilizado na DPOC.

  • Gabarito: B) ipatrópio e tiotrópio.

    A) atropina possui várias indicações porque inibe as ações da acetilcolina nos receptores muscarínicos, mas trata-se de uma amina terciária e não é utilizada exclusivamente para efeitos no trato respiratório.

    C) pirenzepina é um antagonista seletivo dos receptores muscarínicos M1, é utilizada para tratamentos de úlcera péptica, úlcera gástrica e úlcera duodenal, pois, reduz a secreção de ácido gástrico e os espasmos musculares.

    D) betanecol é um parassimpaticomimético e o fármaco escopolamina é um antagonista muscarínico, mas também, uma amina terciária e tem várias indicações terapêuticas.

    E) homatropina uma amina terciária. Fármaco utilizado em cólicas renais e biliares, também inibe a hipersecreção e promove relaxamento muscular do trato gastrintestinal, aliviando cólicas causadoras de dores abdominais.