Para responder essa questão o candidato precisa entender as peculiaridades das causas de exclusão do crédito tributário. Feitas essas considerações, vamos à análise das alternativas:
a) A imunidade não é causa de exclusão do crédito tributário. Trata-se de regra de competência tributária negativa que impede a instituição de lei cobrando tributos em determinadas situações. Ademais, as causas de exclusão do crédito tributário devem ser interpretadas literalmente, nos termos do art. 111, I, CTN. Alternativa errada.
b) Nos termos do art. 97, VI, CTN, as causas de exclusão do crédito tributária somente podem ser estabelecidas por lei. No mesmo sentido, o art. 176 dispõe que a isenção é sempre decorrente de lei que especifique as condições e requisitos exigidos para sua concessão. Alternativa errada.
c) A remissão não é causa de exclusão do crédito tributário, mas uma modalidade de extinção, prevista no art. 156, IV, CTN. Alternativa errada.
d) Apesar do CTN não caracterizar a isenção como uma suspensão da eficácia da norma, esse é o entendimento prevalecente. Por sua vez, o art. 180, CTN prevê que a anistia é o perdão às infrações tributárias. Alternativa correta.
e) Nos termos do art. 175, parágrafo único, CTN, a exclusão do crédito tributário não dispensa o cumprimento das obrigações acessórias. Alternativa errada.
Resposta do professor = D