SóProvas


ID
1522606
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre a Lei 4.320/64, afirma-se:

• As receitas e despesas orçamentárias devem ser autorizadas pelo Poder Legislativo em parcelas discriminadas e não pelo seu valor global, o que facilita o acompanhamento e o controle dos gastos públicos.
• Objetiva essa Lei apresentar todas as receitas e despesas numa só conta, a fim de confrontar os totais e apurar o resultado.

No que tange aos princípios orçamentários, as afirmativas acima se referem, respectivamente, aos princípios:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Especificação - Princípio orçamentário clássico, de caráter formal, conhecido também por Princípio da Discriminação, segundo o qual a receita e a despesa  públicas devem constar do Orçamento com um satisfatório nível de especificação ou detalhamento, isto é, elas devem ser autorizadas pelo Legislativo não em bloco, mas em detalhe.


    A Lei nº 4.320/64, nos seus arts. 5º (“a Lei de Orçamento não consignará dotações globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, serviços de terceiros, transferências ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu parágrafo único”) e 15 (“na lei de Orçamento a discriminação da despesa far-se-á, no mínimo, por elementos”).


    Unidade - Princípio orçamentário clássico, segundo o qual o orçamento de cada pessoa jurídica de direito público, de cada esfera de governo (União, Estados ou Municípios), deve ser elaborado com base numa mesma política orçamentária, estruturado de modo uniforme e contido num só documento, condenáveis todas as formas de orçamentos paralelos.


    art. 2º da Lei nº 4.320/64, que estabelece:


    A Lei de Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios da unidade, (grifo nosso) universalidade e anualidade.”


    Acha-se expresso, também, no art. 165 da Constituição, cujo § 5º estabelece: 


    A lei orçamentária anual compreenderá: 


    I- o orçamento fiscal referente aos poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público; 

    II- o orçamento de investimento das empresas ...; 

    III- o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados.