-
DOAÇÃO DE BENS PARA TERCEIROS............10.000
CANCELAMENTO DA DÍVIDA ATIVA..................2.500
TOTAL..............................................................12.500
-
Variações Passivas Independentes da Execução
Orçamentária – são as que provocam modificações no patrimônio, diminuindo-o, porém, não se originam da execução orçamentária, surgem
sempre de fatos de Superveniências Passivas ou de Insubsistências Ativas.
a) Superveniências Passivas – são movimentações que ocorrem por fatos inesperados, que acontecem até por serem inevitáveis, mas sempre diminuindo o patrimônio. Serão sempre fatos que aumentam as obrigações (passividade), porém não provêm da execução do orçamento; são incorporações de obrigações passivas que surgem de maneira imprevista.
b) Insubsistências Ativas – são movimentações que ocorrem por fatos que não mais podem subsistir, isto é, fatos que deixam de existir
por qualquer motivo, porém sempre causando uma variação passiva, provocada pela baixa ou desincorporação de um bem ou direito ativo. Isso nos parece inevitável, pois um bem ou direito que deixa de existir, consequentemente, causa uma diminuição da situação patrimonial e, portanto, uma variação passiva.
Fonte:
CURSO ON-LINE – NOÇÕES DE CONTABILIDADE PÚBLICA TEORIA E EXERCÍCIOS – TRT 9a REGIÃO ANALISTA – ÁREA ADMINISTRATIVA
PROFESSOR: OTÁVIO SOUZA
-
Variações Ativas Independentes da Execução Orçamentária –
as que provocam modificações no patrimônio, aumentando-o, porém, não se originam da execução orçamentária, surgem sempre de fatos de Superveniências Ativas ou de Insubsistências Passivas.
a) Superveniências Ativas – são movimentações que ocorrem por fatos inesperados, que acontecem até por serem inevitáveis, mas sempre aumentam o patrimônio.
b) Insubsistências Passivas – são movimentações que ocorrem por fatos que não mais podem subsistir, isto é, não podem mais existir, deixam de existir por qualquer motivo, porém sempre causando uma variação ativa, provocada pela baixa ou desincorporação de uma obrigação passiva. Uma obrigação passiva que deixa de existir causa consequentemente um aumento na situação patrimonial e, portanto, uma variação ativa.
Fonte:
CURSO ON-LINE – NOÇÕES DE CONTABILIDADE PÚBLICA TEORIA E EXERCÍCIOS – TRT 9a REGIÃO ANALISTA – ÁREA ADMINISTRATIVA
PROFESSOR: OTÁVIO SOUZA