SóProvas


ID
1528195
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os rumos assumidos pela seguridade social brasileira durante a ditadura militar, ao ter-se criado as condições para incluir alguns trabalhadores excluídos da previdência, também, promoveu-se a abertura do mercado privado de serviços sociais considerados complementares. Analise o conteúdo das alternativas em relação aos serviços sociais considerados complementares permitidos ao mercado privado de acordo com o contexto supracitado.

I. Planos de saúde.
II. Seguro-desemprego.
III. Planos de previdência complementar.
IV. Bolsa Escola.
V. Bolsa Família.

Estão corretas apenas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • Na área da assistência social temos o Bolsa-escola, criado por FHC e o bolsa-família uma junção de alguns benefícios criados por FHC por meio do bolsa-escola e o acréscimo de outros na gestão de Lula, salienta-se que não são privados, mas faz parte da política pública, da política assistencial. Já o seguro desemprego é um programa da área da previdência que apesar de ser previsto na constituição de 1945, o benefício só foi implementado em 1986 com José Sarney.

  • essa questão vc mata pelas alternativas já que o BE e BF foram criados bem após a ditadura  e a  CF /88

  • A

    Bolsa Família, Bolsa Escola e Seguro-desemprego não possuem renda complementar do setor privado.

  • Mesmo que a pessoa não soubesse que o BA e que o BF foram criados à época de Lula, pode-se deduzir pelas afirmativas constantes NO ENUNCIADO (P.S. e P.P.C.)

  • Só corrigindo nosso amigo Sírilo oliveira 

    o BE foi criado por Cristovão Boarque em 1994 e não por Lula

  • Só fiquei intrigada com o seguro desemprego pois, também há mercado privado para tal, além do existente na CLT. Eu já adquiri um, no setor privado.
  • Servicos privados

    Assertivas I e III

    Gabarito A

  • Ao mesmo tempo que impulsionava as políticas públicas(mesmo restritas ao acesso), a ditadura abria espaços para a SAÚDE, a previdência e a EDUCAÇÃO PRIVADAS.

    O seguro-desemprego foi criado no Governo Sarney (1986).

    Bolsa Escola -> Governo FHC

    Bolsa Família -> Governo Lula