-
Letra (d)
Amplitude Administrativa - é o numero de subordinados/áreas que um gestor tem sob seu comando/supervisão. Em qualquer nível, cada gestor tem um determinado numero de pessoas que se reportam a ele, pessoas estas que podem estar agrupadas em conjuntos de cargos ou em departamentos. Uma decisão importante no processo de organização é a definição de amplitude ideal de comando, ou seja, a quantidade de áreas e pessoas que um chefe tem capacidade de gerir com eficácia.
A amplitude pode ser caracterizada por vários níveis hierárquicos (alta ou alongada) ou com poucos níveis, caracterizando-se por ser mais "achatada" e dispersa horizontalmente.
-
GAB.: D
Adendo:
Chamada também de amplitude de controle.
Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é amplitude de controle. Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor. As estruturas achatadas são vistas como facilitadoras de um processo de delegação, aumentando a agilidade no processo decisório e a adaptabilidade às mudanças no meio externo.
Além disso, essas estruturas acarretam um custo administrativo menor. Entretanto o chefe nao consegue dar o mesmo suporte aos seus subordinados, pois tem muitos funcionários para supervisionar.
ps.: grifos meus.
Fonte: Rodrigo Rennó - Administração Geral para Concursos
-
como é bom estudar e na hora de ler a questão dar até um sorrisinho por achar a questão tão fácil.
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos saber como é chamado o O princípio básico discutido pelos neoclássicos, e que significa o número de empregados que um gerente pode supervisionar.
Para Chiavenato (2014, p. 93;168), a amplitude consiste no número de subordinados que um administrador pode supervisionar. O número ótimo de subordinados acaba variando de acordo com o nível e a natureza dos cargos, a complexidade do trabalho e o preparo dos subordinados. Podendo ser dividida em duas:
- Amplitude estreita: apresenta maior número de níveis hierárquicos produz uma estrutura organizacional alta e alongada.
- Amplitude larga: possui poucos níveis hierárquicos e produz uma estrutura organizacional achatada e dispersada horizontalmente.
Tendo as informações acima como base, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014