Fonte:
Autor: Victória Sabatine , Assistente Social e Professora de Serviço Social
A promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF) e o reconhecimento em seu texto de garantias de proteção social que devam ser prestadas pela esfera estatal, certamente, foi um grande avanço daquele período e uma vitória dos movimentos democráticos e populares, possibilitando a construção de um efetivo sistema de proteção no país. A Carta "cidadã", como ficou conhecida por assegurar direitos sociais e políticas sociais, como a seguridade social - compreendida pela saúde, assistência social e previdência -,e o direito a educação, dentre outros, foi caracterizada posteriormente pelos conservadores como paternalista e retrógrada. No entanto, já na década de 1990 o país adota a agenda neoliberal e a CF passa a ser desconsiderada no sentido da não implementação do que estava ali instituído. A própria LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social - Lei. n. 8.742/1993) sofreu resistências por parte do Governo Collor para ser sancionada conforme previsto na CF, o que vem a ocorrer somente após a saída daquele presidente e quase 4 anos após a sua previsão no texto constitucional.
RESPOSTA: A
Gabarito: A.
Também fiquei em dúvida devido ao termo intraconstitucional. Acabei por marcar a A, mesmo assim, considerando as demais alternativas injustificáveis.
Pesquisei a respeito e somente encontrei infraconstitucional, que corresponde às normas legais e administrativas que estão dispostas abaixo da Constituição, ou seja, é o termo utilizado para se referir a qualquer lei que não esteja incluída na norma constitucional, e, de acordo com a noção de Ordenamento jurídico, esteja disposta em um nível inferior à Carta Magna do Estado. São leis que não são julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que cuida exclusivamente da interpretação e aplicação da Constituição Federal.
Exemplos:
- as leis complementares, as leis delegadas, leis ordinárias, decretos legislativos e resoluções que são expedidas pelo poder legislativo;
- a medida provisória baixada pelo Presidente da República, que tem força de lei, e o decreto baixado pelo executivo para regulamentar a lei;
Todos os demais atos administrativos baixados pelos poderes legislativo, executivo e judiciário, também, são considerados normas infraconstitucionais, pois, além de observar as disposições administrativas e legais, devem, também, observar os preceitos constitucionais, seguindo o princípio da hierarquia da lei, sob pena de serem considerados inconstitucionais, ou ilegais.
- as portarias, as circulares, os avisos, ofícios, pareceres normativos, instruções normativas, resoluções, contratos etc.
Fontes:
Universo Jurídico - Forum > Direito Constitucional > NORMAS INFRACONSTITUCIONAIS - Milton Hideo Wada.
http://uj.novaprolink.com.br/forum/9/discussao/6780/normas_infraconstitucionais/p=1
Wikipédia: Lei infraconstitucional (conceito bem + básico, mas que auxilia a compreensão inicial).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_infraconstitucional