SóProvas


ID
1535059
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O profissional que se apoia em um referencial teórico-metodológico a partir de uma perspectiva crítica, utiliza-se, em sua prática cotidiana, do instrumental:

Alternativas
Comentários
  •  

    a)    Errado: A entrevista deve extrapolar a concepção, historicamente sustentada de ser um procedimento que visa apenas ao encaminhamento, apoio, aconselhamento e catarse da profissão. É preciso ir além da conversa informal na qual não há preocupação em definir os objetivos na utilização do instrumento.

     

    b)    Errado: Serviço Social não faz diagnóstico. Trouxe uma definição por Vieira (1978), o diagnóstico consistia, segundo Vieira (1978), em um processo de aprofundamento do conhecimento sobre a “situação problema” e personalidade dos sujeitos. O primeiro contato do Assistente Social com seu “cliente” era designado para a constatação e estudo sobre a situação apresentada através do levantamento de dados e informações sobre os sujeitos e o meio no qual o mesmo está inserido, utilizando-se de instrumentos, como: entrevistas e visitas domiciliares. Em um segundo momento era para a reflexão e identificação sobre as causas e efeitos que levariam àquela situação e; por último, uma orientação propondo uma solução. Essa mesma autora indica modelos de diagnósticos, de acordo com cada situação apresentada: exemplos são o diagnóstico para problemas de personalidade, para investigação do histórico do problema, etc. Ou seja, apresentava modelos prontos a situações como se as mesmas fossem dadas e imutáveis, desconsidera toda a perspectiva histórica de constituição das relações sociais.

     

    c)    Errado: O uso de a visita domiciliar não necessariamente manifesta uma postura policialesca e antiética do profissional, dependendo para isso da finalidade de uso na mesma e das habilidades em seu trato. De acordo com Mioto (2001), a visita domiciliar tem por objetivo conhecer as condições em que vivem os sujeitos e apreender aspectos do cotidiano das relações desses sujeitos.

     

    d)   Correto: Relatório social para entender uma determinada realidade social, suas nuances e complexidades e permitir o desenvolvimento da intervenção social a partir das análises dos dados obtidos, assim como, de sua associação com leis sociais, programas e políticas e, especialmente, com perspectivas estratégicas de intervenção, baseadas sempre nos direitos sociais em curso.

     

    e)     Errado: De acordo com Sarmento (1996), a visita domiciliar pode ser acrescido de caráter educativo, uma vez que o saber técnico do profissional que o realiza pode possibilitar uma reflexão concernente à qualidade de vida da população, na garantia de seus direitos.

     

     

    http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/lobelia.faceira/disciplina-instrumentos-e-tecnicas-de-intervencao/textos-da-disciplina-3

  • O diagnóstico é um instrumento de trabalho do assistente social.

    De acordo com Carlos Boggio,'' o conceito de diagnóstico no Serviço Social está relacionado intimamente com o próprio Serviço Social.

    O diagnóstico é considerado uma etapa do processo de planejamento linear da ação, antepondo-se à programação.''

    Creio que a letra ''B'' esteja errada pois diagnóstico por meio de abordagem individual é atribuição da psicologia.Corrijam -me se eu estiver equivocada.

     

  • Visita social domiciliar para aprofundar o conhecimento da realidade, desenvolvendo a análise dos impactos sociais que determinadas políticas sociais podem produzir na vida das famílias, com vistas à definição de estratégias para superação dos comportamentos inadequados de seus membros. (aqui está o erro da letra d)

  • O relatório social é o documento no qual constam o registro do objeto de
    estudo, a identificação dos sujeitos envolvidos e um breve histórico da situação, a
    finalidade à qual se destina, os procedimentos utilizados, os aspectos significativos
    levantados na entrevista e a análise da situação.

     

    O profissional deve valer-se de suas competências teóricas, éticas e técnicas para avaliar os aspectos importantes
    a serem registrados, considerando aqueles que, de fato, podem contribuir para o acesso, a garantia e a efetivação de direitos. Assim, é desnecessário o registro excessivamente detalhado de informações que não servirão para os objetivos do
    trabalho.

    Instruções sociais de processos, sentenças e decisões
    Eunice Teresinha Fávero