SóProvas


ID
153520
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando há necessidade de mais espaço de armazenamento em um microcomputador, a opção mais comum é simplesmente adquirir outro HD. Quando se faz referência a armazenamento em redes, três siglas surgem como solução: NAS, DAS e SAN. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas a portas USB.
II. NAS (Network Attached Storage) refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.
III. SAS (Serial Attached SCSI) é um barramento serial, similar ao SATA utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1,2 GB/s.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Questão sem noção o cara começa a falar sobre NAS, DAS E SAN e termina falando sobre SAS????
  • Serial Attached SCSI ou SCSI anexado serial é um protocolo de gerenciamento e armazenamento de dados (por exemplo discos rígidos de computadores). Foi espelhado no sistema SATA.

    O SAS é um barramento serial que tende a ser utilizado em servidores, por ser mais confiável, rápido e versátil que o SCSI. O custo do SAS tende a ser inferior ao SCSI, mas superior ao SATA, portanto sua aplicação deverá se manter para os servidores de alto padrão. As primeiras versões do SAS possuíam taxas de transferência de até 300 MB/s e atualmente as taxas atingem 1200 MB/s. O grande diferencial do SAS é a possibilidade de ligar os HDs com extensores a uma única porta SAS. A configuração típica é de um enorme rack com os discos SAS, que pode ser posicionado até 5 metros do servidor. O rack permite que os discos sejam gerenciados de maneira mais eficiente e até mesmo trocados sem a parada do servidor (hotswap), sendo as informações restabelecidas via RAID diretamente pelas controladoras SAS, geralmente instaladas no barramento PCI Express do servidor.

    fonte: Wikipedia

  • Todas estão corretas. Essa questão foi copiada e colada do site hardware.com. Leia os artigos a seguir para confirmar o que eu estou afirmando:

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/
    http://www.hardware.com.br/livros/hardware/sas.html
  • Considero o item II incorreto por afirmar que uma máquina NAS roda um sistema operacional "completo". Dizer "completo" é algo subjetivo e um sistema operacional completo provavelmente vem com uma série de drivers de vídeo, suporte a vários protocolos de rede, desde PPP a FCP, ou ainda, suporte a impressoras, etc. O sistema que se roda nessas máquinas costuma ser uma versão enxuta de um Linux ou FreeBSD, otimizado e customizado para as funções do aparelho, longe de ser um sistema operacional "completo" no sentido de que suporta apenas o mínimo necessário, contendo as bibliotecas e drivers específicos para o uso.
  • Pesquisem pela questão Q33802, da prova para Auditor da Receita do Estado SEAD-AP de 2010 dessa mesma banca(FGV).

    A questão é completamente a mesma. Os caras copiaram e colaram é a primeira vez que vejo isso.
  • A outra questão cita barramento paralelo, essa diz barramento serial
  • e-

    dispositivos de armazenamento ligados diretamente aos servidores - Direct Attached Storage

    ligados via rede LAN da empresa com velocidade - Network Attached Storage