-
Gabarito D - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
-
Errei por falta de atenção. Não me atentei ao que pedia a letra "D" e coloquei letra "C". Erro grave.
-
LIMPE - art. 37 CF
-
A questão tenta confundir o candidato ao inserir o princípio da contabilidade: Oportunidade! Estando este ligado à tempestividade.
-
não entendi?
-
Letra D.
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
L - LEGALIDADE
I - IMPESSOALIDADE
M - MORALIDADE
P - PUBLICIDADE
E - EFICIÊNCIA
-
MALDITA PEGADINHA
-
e so gravar as letras iniciais...e fazer uma palavra... LIMPE.... LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE,MORALIDADE,PUBLICIDADE,EFICIENCIA..
-
até minha filha que nem nasceu ainda já conhece esses princípios
-
Em relação aos que estão explícitos acredito que todos acertaram o negócio complica quando aparece na questão os implícitos, que podem confundir.
Explícitos : L.I.M.P.E
-
Os princípios implícitos são Razoabilidade e Proporcionalidade. Com o cuidado de que a banca pode pedir os princípios previstos nas constituições estaduais.
-
Questão nível café com Leite.Basta lembrar do Limpe.
-
Essas questões mamão com açucar tem em toda prova,são as conhecidas bonus track da banca,certeza.
-
A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o título relacionado à Administração Pública.
De acordo com o caput, do artigo 37, da Constituição Federal, “a Administração Pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência …”. Importa ressaltar que estes princípios são chamados de princípios constitucionais explícitos.
DICA: "LIMPE"
L = Legalidade.
I = Impessoalidade.
M = Moralidade.
P = Publicidade.
E = Eficiência.
Cabe destacar que o princípio da eficiência foi acrescido pela Emenda Constitucional nº 19 de 1998. A eficiência, que antes não tinha previsão expressa na Constituição Federal, passou a ser a mais nova obrigação da Administração Pública.
Analisando as alternativas
Considerando o que foi explanado, percebe-se, em conformidade com os princípios constitucionais expressos inerentes à Administração Pública, apenas os itens "II" (tempestividade) e "VII" (oportunidade) se encontram incorretos.
Gabarito: letra "d".