- 
                                Gabarito: E CRFB/88 Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. § 2º O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação. 
 
- 
                                Gabarito letra E Queria que no concurso da policia civil de pernambuco caisse questões tipo essa...mamão com acuçar....kkk  
- 
                                Alexsandra, pra quem está estudando sério são as piores. Não separam ninguém e sempre tem o risco de uma bobeada qualquer...
                            
- 
                                Por questões assim é que eu acho balela a história da MERITOCRACIA. Decoreba pura... 
- 
                                Não tem decoreba nenhuma... Estude mais! (Sendo uma prova de nível superior, essa questão tá mais fácil que eu ir na geladeira agora e beber uma água haha) indo...
 
 Bons estudos!
 
 
- 
                                Trintão . Facil
                            
- 
                                (REVISÃO)    ESTADO DE DEFESA   X   ESTADO DE SÍTIO § Em ambos será ouvido o Conselho da República e o Conselho de Defesa LEMBRE-SE SEMPRE  Estado de Sítio => Solicita Estado de Defesa => Decreta NO ESTADO DE DEFESA = Press. DECRETA. Ø Decretado ou prorrogado PRAZO de 24h para submeter o ATO e a JUSTIFICATIVA ao CN que decidira por MAIORIA ABSOLUTA caso o CN esteja em recesso prazo de 5 dias. Ø Congresso Nacional apreciará o decreto dentro de 10 dias contados de seu recebimento Ø TEMPO DE DURAÇÃO: Não superior a 30 DIAS podendo ser PRORROGADO uma vez, POR IGUAL PERÍODO. Ø Prisão neste período não superior a 10 dias salvo quando autorizada pelo Judiciário;     CASOS PARA O ESTADO DE DEFESA: PRESERVAR ou prontamente RESTABELECER, em locais restritos e determinados, a ORDEM PÚBLICA ou a PAZ SOCIAL ameaçadas por grave e iminente INSTABILIDADE INSTITUCIONAL ou atingidas por CALAMIDADES de grandes proporções na natureza.   ESTADO DE SÍTIO = Press. SOLICITA ao CN. Ø Para ser decretado ou prorrogado relatará os motivos determinantes do pedido Ø O decreto indicara: TEMPO DE DURAÇÃO, NORMAS DE EXECUÇÃO e GARANTIAS CONSTITUCIONAIS SUSPENSAS Ø TEMPO DE DURAÇÃO: POR TODO O TEMPO QUE PERDURAR A GUERRA OU A AGRESSÃO ARMADA ESTRANGEIRA. Não podendo ser por mais de 30 dias ou prorrogado por igual período.   MEDIDA QUE PODERÃO SER TOMADAS CONTRA AS PESSOAS: ·         Obrigação de permanência em localidade determinada; ·         Detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns; ·         Restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei; ·         Suspensão da liberdade de reunião; ·         Busca e apreensão em domicílio; ·         Intervenção nas empresas de serviços públicos; ·         Requisição de bens.   CASOS PARA ESTADO DE SÍTIO ·         I - COMOÇÃO GRAVE de repercussão nacional ou ocorrência de FATOS QUE COMPROVEM a INEFICÁCIA DE MEDIDA TOMADA durante o ESTADO DE DEFESA; ·         II - DECLARAÇÃO DE ESTADO DE GUERRA ou resposta a AGRESSÃO ARMADA ESTRANGEIRA. 
- 
                                Verdade rafael. Na hora da prova é outra realidade... pode derrubar qualquer um 
- 
                                   ESTADO DE DEFESA  X  ESTADO DE SÍTIO Em ambos será ouvido o Conselho da República e o Conselho de Defesa LEMBRE-SE SEMPRE  Estado de Sítio => Solicita Estado de Defesa => Decreta   NO ESTADO DE DEFESA = Press. DECRETA. Ø Decretado ou prorrogado PRAZO de 24h para submeter o ATO e a JUSTIFICATIVA ao CN que decidira por MAIORIA ABSOLUTA caso o CN esteja em recesso prazo de 5 dias. Ø Congresso Nacional apreciará o decreto dentro de 10 dias contados de seu recebimento Ø TEMPO DE DURAÇÃO: Não superior a 30 DIAS podendo ser PRORROGADO uma vez, POR IGUAL PERÍODO. Ø Prisão neste período não superior a 10 dias salvo quando autorizada pelo Judiciário;     CASOS PARA O ESTADO DE DEFESA: PRESERVAR ou prontamente RESTABELECER, em locais restritos e determinados, a ORDEM PÚBLICA ou a PAZ SOCIAL ameaçadas por grave e iminente INSTABILIDADE INSTITUCIONAL ou atingidas por CALAMIDADES de grandes proporções na natureza.   ESTADO DE SÍTIO = Press. SOLICITA ao CN. Ø Para ser decretado ou prorrogado relatará os motivos determinantes do pedido Ø O decreto indicara: TEMPO DE DURAÇÃO, NORMAS DE EXECUÇÃO e GARANTIAS CONSTITUCIONAIS SUSPENSAS Ø TEMPO DE DURAÇÃO: POR TODO O TEMPO QUE PERDURAR A GUERRA OU A AGRESSÃO ARMADA ESTRANGEIRA. Não podendo ser por mais de 30 dias ou prorrogado por igual período.   MEDIDA QUE PODERÃO SER TOMADAS CONTRA AS PESSOAS: ·        Obrigação de permanência em localidade determinada; ·        Detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns; ·        Restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei; ·        Suspensão da liberdade de reunião; ·        Busca e apreensão em domicílio; ·        Intervenção nas empresas de serviços públicos; ·        Requisição de bens.   CASOS PARA ESTADO DE SÍTIO ·        I - COMOÇÃO GRAVE de repercussão nacional ou ocorrência de FATOS QUE COMPROVEM a INEFICÁCIA DE MEDIDA TOMADA durante o ESTADO DE DEFESA; ·        II - DECLARAÇÃO DE ESTADO DE GUERRA ou resposta a AGRESSÃO ARMADA ESTRANGEIRA. 
- 
                                GABARITO: E Art. 136. § 2º O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação. 
- 
                                GABARITO: E Art. 136. § 2º O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação. 
- 
                                CRFB/88 Art. 136. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. § 2º O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.                CASOS PARA O ESTADO DE DEFESA: PRESERVAR ou prontamente RESTABELECER, em locais restritos e determinados, a ORDEM PÚBLICA ou a PAZ SOCIAL ameaçadas por grave e iminente INSTABILIDADE INSTITUCIONAL ou atingidas por CALAMIDADES de grandes proporções na natureza.   ESTADO DE SÍTIO = Press. SOLICITA ao CN. Ø Para ser decretado ou prorrogado relatará os motivos determinantes do pedido Ø O decreto indicara: TEMPO DE DURAÇÃO, NORMAS DE EXECUÇÃO e GARANTIAS CONSTITUCIONAIS SUSPENSAS Ø TEMPO DE DURAÇÃO: POR TODO O TEMPO QUE PERDURAR A GUERRA OU A AGRESSÃO ARMADA ESTRANGEIRA. Não podendo ser por mais de 30 dias ou prorrogado por igual período.   
- 
                                A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre estado de defesa.  A– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema. B– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema. C- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema. D- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema. E- Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 136, § 2º: "O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação". O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.