- 
                                CF/88, art. 41: São estáveis após 3 (três) anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 
 
 
 
 Gabarito: alternativa A
 
 
- 
                                3STABILIDA3 = 3 ANOS 
- 
                                GABARITO LETRA A.   ATENÇÃO À ESTABILIDADE ( CONSTITUIÇÃO FEDERAL X LEI 8.112/1990)   REGRA: Se a questão versar sobre Constituição Federal: 3 ANOS Se a questão versar sobre a lei 8.112: 2 ANOS, vejamos:   A CF/1988 diz: "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público."
 
 A Lei 8112/90 diz: "O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício."
 
 Não desistam pessoal! :) 
- 
                                Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 
- 
                                GABARITO: A Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 
- 
                                A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre estabilidade do servidor público. Análise das alternativas: Alternativa A – Correta! É o que dispõe a Constituição em seu art. 41. "São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público". Alternativa B –  Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema. Alternativa C –  Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema. Alternativa D - Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema. Alternativa E -  Incorreta. Não é o que dispõe a CRFB/88 sobre o tema. Gabarito: O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.