-
Gabarito D é a incorreta. Trata-se de um conceito do Planejamento Tático.
-
Letra D, departamentalização, médio.
-
Nildson, você conhece a ferramenta chamada Análise Swot ou FOFA?
Pois bem, é uma ferramenta usada no Planejamento Estratégico que tem como produto a definição de 4 cenários:
1-FORÇAS 2-OPORTUNIDADES OU DESAFIOS 3-FRAQUEZAS 4-AMEAÇAS.
Portanto não procede sua análise, já que a Alternativa E se encaixa perfeitamenta na análise Swot, a qual faz parte do Planejamento estratégico.
Obs: Concordo que não teria como definir com 100% de certeza os desafios, mas faz parte do processo de planejamento identificá-los, o que não torna a assertiva incorreta.
-
Área Funcional = Planejamento tático.
Letra: D
-
Acho que a letra E está errada.
Definir desafios, ok.
Definir oportunidade, não. Identificar oportunidades estaria correto.
-
A LETRA D ESTÁ FALANDO DO NÍVEL TÁTICO - SOBRE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
-
sempre que falar em departamentos = plan. tático
-
GABARITO: D
O nível gerencial ou tático deve receber do nível estratégico as diretrizes e objetivos estratégicos. Assim, cada gerente deve, em sua área, cumprir o que já foi definido pela cúpula estratégica da empresa.
Sua preocupação já não será tão abrangente, pois eles estão responsáveis por um departamento ou projeto específico, não é mesmo? O mesmo pode ser dito quanto ao tempo: seu planejamento será voltado para o médio prazo.
Portanto, o planejamento tático deve englobar os objetivos de cada departamento (por exemplo, a Gerência de Marketing) para que os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados. Lembre-se disso: o planejamento tático é um desdobramento do planejamento estratégico.
* * Rodrigo Rennó, Gestão Estratégica Conceitos, p. 10.
Bons estudos.
-
Gabarito D - Planejamento tático.
-
Estratégico: Genérico e abrangente- Longo prazo -Macroorientado: aborda a empresa como uma totalidade
Tático: Menos genérico e mais detalhado -Médio Prazo -Aborda cada unidade da empresa separadamente
Operacional: Detalhado e específico -Curto Prazo -Microorientado: aborda apenas cada tarefa ou operação.
Letra D
-
GABARITO D.
Planejamento tático - Departamento.
-
Não me liguei q era p escolher a incorreta... putz! Falta de atenção. Vivendo, exercitando, aprendendo e repetindo, só assim pra alcançar o êxito!
-
Apesar da letra d) ser a resposta (refere-se ao planejamento tático/funcional/departamental), a letra a) apresenta um erro: o planejamento estratégico não define o futuro (muitos menos o prevê), ele tentar reduzir as incertezas, antecipar variáveis e consequências.
-
D) Define os objetivos e cursos de ação das áreas funcionais como marketing, finanças e RH. INCORRETO
Trata-se de uma função do nível tático, pois ele engloba os objetivos de cada departamento (por exemplo, a
Gerência de Marketing) para que os objetivos estratégicos da empresa sejam alcançados. O planejamento tático é um desdobramento do planejamento estratégico.
-
Fica claro que a questão quis colocar 4 assertivas falando do planejamento estratégico e uma que não fosse estratégico (nesse caso planejamento tático). Entendendo isso, fica fácil de matar a questão.
No entanto, há alguns equívocos nas assertivas de planejamento estratégico.
Na letra A fala que o planejamento estratégico define o futuro (rs). Seria o planejamento estratégico uma entidade divina?
Já na E, diz que DEFINE as oportunidades e desafios do ambiente, ou seja, DEFINE coisas externas à organização. Coisas INCONTROLÁVEIS.
Reduzir incertezas sobre o futuro e identificar oportunidades/ameaças seriam os termos adequados para o que a questão está se propondo.
Cada vez mais saber fazer prova, principalmente dessas bancas menores, é mais importante do que ter conhecimento.
-
Mais uma questão maldosa.
É preciso ter cuidado com o verbos que as bancas usam para causar confusão nos candidatos.
Através do planejamento estratégico é possível identificar as oportunidades. O verbo definir foi aplicado com este sentido.
A palavra "DEFINIR" tem significado de "indicar o verdadeiro sentido, apontar o real sentido de; mostrar o significado exato".
-
LETRA D).
Ao estabelecer a definição de objetivos e cursos de ação de áreas funcionais/departamentais, foge do campo do Planejamento Estratégico. A definição de cursos de ação de departamentos como marketing, RH, finanças é tratada por meio do Planejamento Tático.