SóProvas


ID
1543684
Banca
IBFC
Órgão
CEP 28
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

                                    Também tem de ser verde
                                          (Jennifer ann Thomas)

            A onda sustentável que tomou o planeta nas últimas décadas levantou considerações em torno da fabricação de baterias. A busca pelo aumento da eficiência passou a rivalizar com a batalha por tornar esses dispositivos mais verdes. O caminho seguro é a substituição gradual de fontes sujas de energia, a exemplo do petróleo, pelas renováveis. A energia solar, em especial, foi alavancada ao status de possível solução definitiva para os dois problemas que rondam as baterias: a eficiência e a sustentabilidade. Se toda a radiação que atinge a Terra em um dia, vinda do sol, virasse eletricidade, seria possível sustentara humanidade por 27 anos. Na prática, o que falta hoje para a adoção ampla da alternativa solar é apenas vontade, da indústria e de consumidores, para implantá-la. A startup alemã Changers achou uma boa forma de incentivo.
            A Changers vende os modelos abastecidos por radiação solar. Seus carregadores, finos e maleáveis, podem ser acoplados a mochilas ou levados dentro de uma bolsa. Após quatro horas carregando no sol, uma dessas baterias absorve energia suficiente para produzir 16 watts-hora, o suficiente para recarregara bateria de um smartphone duas vezes no dia.
            Um aplicativo, normalmente entregue junto com as baterias da Changers, motiva clientes a ser sustentáveis - e, no processo, mostra as vantagens de adotar essa postura (mesmo que para isso seja preciso pagar um pouco mais caro pelo produto alimentado pelo sol, em comparação com as baterias carregadas com fontes sujas). [...] A fundadora da Changers, Daniela Schiefer, afirma: “Todos adoram falar da necessidade de cuidar da Terra, mas poucos se mexem para isso. Queremos dar um empurrão, dizer ‘vamos começar de algum lugar’ e mostrar quanto é fácil adotar posturas mais conscientes”.

                                                                                                                                                  (Revista Veja, de 15/04/15 - adaptado)

A partir da análise sintática das formas verbais “entregue”, “motiva” e “mostra”, pode-se concluir todos os comentários abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A


    A) MOTIVAR: quem se motiva, motiva alguém; é transitivo direto e não exige preposição, então não pede objeto indireto.

    B)"Um aplicativo, normalmente entregue junto com as baterias da Changers, motiva clientes a ser sustentáveis - e, no processo, mostra as vantagens de adotar essa postura ". Quem motiva, entrega e mostra? O Aplicativo.

    C) Sujeito simples: aplicativo

    D) MOSTRAR, quem mostra, mostra algo; não exige preposição, então pede objeto direto, mostra as vantagens; se exigi-se preposição seria mostra às vantagens, errado.

  • Questão sem-vergonha!!! Feita para tomar tempo do concursando. Por que, diabos, não diz o parágrafo do texto onde se encontra o objeto da questão. Tive que ler o texto inteiro para achar somente no final... X(

  • Olá colegas, ao meu ver motivar é VTDI, pois quem motiva, motiva alguém a fazer algo. Foi a minha interpretação.

  • Concordo com você Angela, pois no texto o verbo motivar é bitransitivo:  Motiva (alguém) clientes (objeto direto) A (algo) ser sustentáveis(obj indireto).


  • Angela, mais a questão pediu EXCETO. Então a letra b está correta. Assim como a letra C e D.

  • Ou seja, que motiva, motiva algo ou motiva alguém a fazer algo. Assim, OD e OI. 

    A letra A peca quando diz "só"....

  • Entendo que flagrantemente a letra A está errada,mas na letra B o sujeito do verbo  "entregue" é "um aplicativo"? mesmo separado por vírgula?

  • Incorreta A)

     Motiva é VTDI

    Motiva > Alguém > Clientes

              > A algo > A ser sustentáveis.

  • Saymon Ferreira 

    Sim, ", normalmente entregue junto com as baterias da Changers," trata-se de uma  Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.

    De qualquer forma, para saber o sujeito, basta perguntar para o verbo:
    - Que é que é entregue
    junto com as baterias da Changers? Resp.: Um aplicativo.

     A oração subordinada adjetiva explicativa é separada da oração principal por uma pausa, que, na escrita, é representada pela vírgula

  • IBFC é desse nível. Na grande maioria das questões, não tem sinalização... Isso prejudica.