SóProvas


ID
1544992
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal vigente, nos termos dos arts. 37 ao 41, estabelece normas de observância obrigatória pela Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Considerando essas normas, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. “A Comissão Nacional de Energia Nuclear sujeita-se aos princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência."

                                                     PORQUE

II. “A Comissão Nacional de Energia Nuclear é um órgão público integrante da Administração Pública Federal Direta."

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    A Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN é uma autarquia federal brasileira vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Sendo uma autarquia, tal como fundação, empresa pública e sociedade de economia mista, faz parte da administração indireta. E, sendo da administração indireta, sujeita-se aos princípios da LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), previstos na Constituição Federal.


    A esse respeito, olha o que diz o art. 37, caput, da nossa Carta Magna: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)"


    Conclusão: a CNEN, autarquia que é, pertencente à administração indireta, sujeita-se aos supracitados princípios.


    Como a segunda parte da assertiva fala que a CNEN faz parte da administração direta (o que está errado, pois pertence à administração indireta), conclui-se que a alterntiva correta é a letra "c": a primeira alternativa é verdadeira, e a segunda falsa.


  • administração INDIRETA , (wtf)

  • GABARITO:  C 

    II. “A Comissão Nacional de Energia Nuclear é um órgão público integrante da Administração Pública Federal Direta." (Indireta). 

    Portanto, alternativa C está incorreta!
     

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Administração Pública. Além disso, exige também conhecimento sobre a natureza jurídica da entidade que realiza o concurso.

    I- Verdadeira - A CNEN, por integrar a Administração Indireta, se submete aos princípios que guiam a Administração Pública. Art. 37, CRFB/88: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...) ".

    II- Falsa - A CNEN é autarquia federal, integrando, assim, a Administração Indireta. Art. 4º, Decreto-lei 200/67: "A Administração Federal compreende: I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios. II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria: a) Autarquias; b) Emprêsas Públicas; c) Sociedades de Economia Mista. d) fundações públicas".

    "A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criada em 1956 e estruturada pela Lei 4.118, de 27 de agosto de 1962, para desenvolver a política nacional de energia nuclear". Fonte: http://antigo.cnen.gov.br/quem-somos.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (a primeira é verdadeira e a segunda é falsa).

  • Nunca nem vi!