A)nada no texto sinaliza esse apoio.
B)não se falou em sistema educacional
D)nada no texto sinaliza lamentações do autor.
E)nada no texto sinaliza aplausos do autor.
C)A menos errada, rs, pois como muitos colegas aqui perceberam pode-se inferir uma linha de raciocínio contra a aprovação, até porque o autor faz uso de linguagem figurada (banco da escola X banco dos réus), o que sinaliza um discurso mais afetivo, que mexe com as emoções do leitor (quem gostaria de ver um filho no banco dos réus, né?), mas não há realmente um indicativo que leve à conclusão de que o autor do texto desaprova a maioridade penal.
Coisas da FGV.
Para resolver esta questão, é necessário ter um conhecimento dos mecanismos da interpretação textual e saber a diferença entre compreender e interpretar.
Interpretar consiste em ter inferências sobre o texto observado além de conclusões sobre as ideias e assuntos abordados e trabalhados. Já compreender implica deter entendimento do que, de fato, está escrito.
O comando da questão indica que a banca demanda interpretação textual. Portanto, vamos analisar dois critérios assaz relevantes para um bom rendimento em questões com essa temática.
1 º critério – Analise o título
O título contém uma alusão ao tema que é abordado no texto. Muitas questões exigem do candidato o entendimento do título ou qual ideia do material em análise ele corrobora. Fique atento!
O título é O MITO DA MAIORIDADE PENAL.
O que entendemos do título?
Precisamos analisar previamente o que ele traz como ideias. Veja:
Mito é um relato fantástico, no campo imagético, da tradição oral.
Maioridade penal – Assunto de natureza social que indica a idade relevante para que o cidadão seja inteiramente responsabilizado por suas atitudes.
Logo, podemos deduzir que o texto trabalhará acerca de algo fantasioso no tangente à maioridade penal, ou seja, trará impressões acerca de um assunto de temática social.
2º critério – Entender o contexto
Leia o texto com calma e faça um mapeamento das ideias abordadas e o que elas, juntas, trazem de entendimento ao leitor.
Qual é tema do texto?
Redução da maioridade penal.
Há posicionamento do texto?
Sim, é um texto de caráter subjetivo, ou seja, emite o pensamento do autor da fala em destaque. Cuidado para não confundir, neste caso, o autor da fala com o redator. O redator é O GLOBO. O autor do texto é Marcelo Freixo.
Quais são as considerações sobre o tema?
Marcelo Freixo critica o posicionamento da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados a qual aprovou a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Para o referido autor, a sociedade tem de levar ao jovem a educação, pois a condenação não o tornará melhor.
Feitas as análises textuais, vamos à questão.
Segundo o expresso no texto 1, depreende-se que o autor do texto:
A) Errada – O autor não apoia a decisão da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados. Ele desaprova porque tem fundamentos diferentes a respeito da temática social abordada.
B) Errada – O autor não critica o sistema educacional. Ele critica o posicionamento da Comissão de tornar réu um cidadão de 16 anos.
C) Certa – O autor desaprova a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos pois acredita que o cidadão deve ser levado à educação prioritariamente.
D) Errada – Não há lamento de caráter afetivo acerca do assunto abordado. Existe a crítica do autor à redução uma vez que a sociedade deve pensar em que banco quer ver a juventude.
E) Errada- O autor desaprova a aceitação da constitucionalidade da PEC que reduz a maioridade penal.
Resposta: C