-
E necessário ter atenção, pois a questão pede a coesão referente ao parágrafo anterior e não entre as orações do 2º parágrafo, o que pode causar o erro. Repete-se a mesma estrutura: "Todos os dias..."
-
Tenho notado que deve-se prestar muita atenção aos comandos das questões da FGV para evitar erros bobos.
-
E qual seria a justificativa para o erro da letra "e"?
-
banca cheia de pegadinha :@
-
Luisa,
a letra E diz que a coesão se dá devido à continuidade do uso da mesma variação linguística, sendo esta, as variações decorrentes de regionalismos, como por exemplo nesta composição musical de Adoniram Barbosa: "O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás. Nós fomos e não encontremos ninguém. Nós vortemos com uma baita de uma reiva..." Quando nos submetemos a uma entrevista de emprego , por exemplo, também fazemos uso da variação linguística, buscamos ser mais formais. Assim, cada ocasião exige que adaptemos a linguagem para alcançar o objetivo pretendido, seja no nosso dia a dia, seja compondo uma música, seja quando escrevemos um livro com o qual queremos mostrar o "jeito de falar de um povo", como os livros de Guimarães Rosa, que retratam o linguajar usado no norte de Minas naquela época: “-Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja. O senhor ri certas risadas... Olhe: quando é tiro de verdade, primeiro a cachorrada pega a latir, instantaneamente – depois, então, se vai ver se deu mortos".
Dessa forma, a variação linguística não serve como instrumento de "coesão", o que faz esse papel é a repetição de estruturas, como já explicado pelo colega Leandro: "todos os dias..." - tal expressão dá coesão e continuidade ao texto, permitindo que haja fluência de idéias.
Espero ter ajudado!
-
Letra A , a referencia que ele quer é do 2º paragrafo como o 1º paragrafo
-
Eu consegui errar quase todas as questões de Português nesta prova de Médico do TCE-SE.
-
Não adianta reclamar da banca se nem o comando da questão o povo lê direito... e me incluo nessa lista.
-
Bom, eu acertei, mas fiquei receosa porque, a meu ver, o segundo parágrafo não repete a MESMA estrutura do primeiro: há algumas diferenças estruturais: embora ambos tenham sujeito indeterminado, no primeiro parágrafo foi usado o verbo na terceira pessoa do plural; no segundo, embora conservando a indeterminação do sujeito, usou-se o verbo na terceira pessoa do singular + índice de indeterminação do sujeito.
O problema dessa Banca é que ela é muito taxativa. Aff! Odeio! rs
-
Errei a questão como a maioria pela desatenção.
Fica esperta heim Ana.
-
Valéria, no segundo parágrafo, o sujeito é determinado. A partícula "se" utilizada é apassivadora. O verbo "dever" é o auxiliar do verbo principal "tomar" e juntos formam uma locução verbal. Em uma locução verbal, o segundo verbo é quem "comanda". Como "tomar" é VTD, não há preposição.
A partícula "se" é um índice de indeterminação nos verbos conjugados na 3ª pessoa do singular quando estes são intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. No caso, o sujeito é "dois litros de água", um sujeito paciente (que recebe a ação).
Para ficar claro:
Devem-se tomar ao menos dois litros de água. (Frase na voz passiva sintética) - o autor cometeu um erro de concordância verbal
Ao menos dois litros de água devem ser tomados. (Frase na voz passiva analítica)
Voltando à questão, a estrutura que se repete é a "todos os dias... deve".
-
Letra A.
Comentário:
Não se nota neste segundo parágrafo nenhuma palavra que faça referência direta ao período anterior. Na realidade, a
repetição da expressão “todos os dias” e da conjunção “E” iniciando o período é que marca a coesão entre esses
parágrafos. Veja:
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma
laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Gabarito: A
Prof. Décio Terror
-
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã ....
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água ...
quanto a A:
repetição de uma mesma estrutura