SóProvas


ID
1547227
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 - História Dos Medicamentos Genéricos No Brasil

O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996. Após apenas 4 anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas.

Atualmente temos mais de 21 mil apresentações, sendo possível tratar, com medicamentos genéricos, a maioria das doenças conhecidas.

Absolutamente seguros e eficazes, além de mais baratos que os chamados medicamentos inovadores, os genéricos, ao longo destes anos, trouxeram uma nova realidade para os consumidores do país, principalmente no que diz respeito à qualidade. (Associação Brasileira de Genéricos)

“O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes...”.

Nesse segmento do texto 1, o verbo “dar” mostra o sentido de “ocorrer”; a opção em que o sentido desse mesmo verbo está corretamente indicado é:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA A

    a) DAR = ceder, entregar, doar, presentear, conceder...

    b) DAR = TROCAR: trocou um objeto por outro objeto

    c) DAR = PAGAR: pagar dinheiro por algum objeto

    d) DAR = PASSAR=MOSTRAR

    e) DAR = REALIZAR

  • questão mais sem sentido!!!

  • Também não entendi essa.


  • O que "ceder " entregar", tem a ver com "ocorrer" ou "acontecer"?????????????????????????????????

  • O verbo "dar" está com o mesmo sentido de "ocorrer".

    Sendo assim, "deu" tem o mesmo sentido que "cedeu/entregou".

  • Essa questão pega os desprevenidos, pois ela é mais uma questão de interpretação do que de conteúdo. No enunciado diz "a opção em que o sentido desse mesmo verbo está corretamente indicado". Ou seja, ele quer a opção que dê o sentido original do verbo "dar" que, de fato, é entregar, ceder. Não um significado atribuído como "ocorrer". 
  • Pegadinha do malandro.

  • sempre tem uma questão para não zerar....

  • putz... banca fdp

  • pessoal não concordo com o comentario da "dani" deque se queria ai o sentido original do verbo dar.Não entendo ainda pq não seria letra c pois quando damos dinheiro a alguem em troca de alguma coisa estamos,de fato,realizando uma troca não?logo,pq não poderia ser a letra c??e outra para  min no sentido da letra a não caberia ceder,pois ceder é dar algo a alguem atraves de uma imposição,por meio de um pedido ou alguma ação de um outrem antes da ação de dar,ceder....alguem poderia me explicar???

  • É uma questão de interpretação de enunciado. Quem só passar o olho no enunciado e for direto para as alternativas, vai errar a questão.

    Letra A.

  •  

    b; c : PAGAR (para mim) . Qdo digo vc deu o dinheiro ? refiro-me a pagamento

  • “O programa de medicamentos genéricos, ..., se deu (ocorreu) três anos após o ..."

    <- ->

    deu o dinheiro a um necessitado / ceder, entregar;

    -> cedeu, entregou o dinheiro ...

    Logo, o programa se deu / ocorreu assim como alguém deu / cedeu / entregou o dinheiro a um necessitado