SóProvas


ID
154729
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No processo de tomada de decisões, os administradores devem pesar alternativas, muitas das quais envolvem acontecimentos futuros difíceis de serem previstos. Por isso, as situações de tomada de decisão são freqüentemente classificadas em um continuum que vai da certeza (altamente previsível) à turbulência (altamente imprevisível). Conforme sugerido por James A. Stoner e Edward R. Freeman (1992), o risco refere-se à condição para tomada de decisão:

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, segue contribuição:

    TOMADAS DE DECISÕES SOB CONDIÇÕES DIVERSAS:

    * de Certeza
    - são programadas;
    - os resultados já são conhecidos (previamente).

    * de Risco:
    - resultados não conhecidos;
    - risco é descrito em termos de probabilidade. (resposta da questão)

    * de Incerteza:
    - não há previsão de resultado ou, se há, a probabilidade deste resultado ocorrer não pode ser prevista;
    - fatores:
    a) variáveis demais na situação;
    b) poucas variáveis, mas falta conhecimento sobre elas;
    c) variáveis demais e falta de conhecimento sobre elas.

    Fonte: www.pontodosconcursos.com.br

    Abs,

    sergio.harger@gmail.com

  • Complementando o comentário anterior:

    De acordo com a autora existem dois tipo de decisões encontradas nas organizações, as programadas e as não programadas.
    As programadas lidam com problemas rotineiros e são decididas previamente pelas empresas visando não desperdiçar tempo dos gerentes com estes.
    As não programadas, por sua vez, lidam com problemas mais complexos, anormais ou que exigem mais cautela em sua decisão por serem mais importantes para a organização. Nesse caso, por estarem as decisões envolvidas com o que pode acontecer no futuro, os gerentes estão sempre lidando com a certeza, a incerteza, o risco e a turbulência.

    Certeza: "ocorre quando se conhece a meta a ser alcançada, dispõe de informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre o resultado de cada alternativa a ser considerada, sendo, por isso, a decisão mais fácil".
    Incerteza: " ocorre quando não se sabe o que pode acontecer, ou seja, quando as condições estão fora do seu controle ou quando não se tem acesso às informações mais importantes, apesar de serem conhecidas as metas que desejam alcançar". 
    Risco: quando os objetivos estão bem definidos dispondo de informações adequadas, normalmente probabilísticas, mas não se consegue prever se determinada alternativa irá ou não levar ao objetivo ou resultado almejado".
    Turbulência: "quando os objetivos estão bem definidos dispondo de informações adequadas, normalmente probabilísticas, mas não se consegue prever se determinada alternativa irá ou não levar ao objetivo ou resultado almejado".

    Fonte: Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - v.8, n2, 2003, p.41 e 42.
    http://www.sergiomariz.com/mcc.uerj/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=113&Itemid=51
  • a letra A é incerteza. na incerteza não existem informações.

    a letra C é o risco. no risco existem informações suficientes para estimar uma probabilidade.

  • RISCO = PROBABILIDADE

  • O ambiente (estado da natureza) da tomada de decisão

    Assim, as condições para a tomada de decisão envolvem a certeza, a incerteza, o risco e a ambiguidade.

    ▪ Certeza: situação na qual toda a informação necessária para a tomada de decisão se encontra disponível. Seria o caso em que a pessoa que decide possui todas as informações sobre as alternativas e seus resultados. Por exemplo, um investidor precisa escolher entre duas opções de aplicações. Ele possui todas as informações sobre os rendimentos e possui 100% de certeza que eles se confirmarão. Assim, ele poderá tomar uma decisão com total certeza. Contudo, devemos destacar que esse tipo de situação dificilmente irá ocorrer na vida real. Praticamente em todos os ambientes haverá um mínimo de incerteza sobre as decisões dos administradores.

    ▪ Risco: situação na qual não é possível prever com certeza os resultados associados a cada alternativa, mas há informação suficiente para estimar suas probabilidades de ocorrência. Assim, o risco é a probabilidade de algo acontecer e ter impacto, normalmente negativo, nos trabalhos. Para estimar os riscos, as organizações utilizam ferramentas probabilísticas, designando as chances ou não de um evento vir a acontecer. Em geral, quase toda decisão em uma organização envolve um determinado nível de risco.

    ▪ Incerteza: situação na qual a informação sobre as alternativas e suas consequências é incompleta e imprecisa. Assim, os administradores não conseguem estimar os riscos associados a cada alternativa disponível. Com isso, o tomador de decisão vai escolher uma alternativa sem conhecer totalmente as opções disponíveis ou sem ter certeza de seus resultados. Normalmente, as decisões das organizações são tomadas com algum nível de incerteza.

    ▪ Ambiguidade: condição na qual as metas a serem alcançadas ou o problema a ser resolvido não está claro, é difícil definir as alternativas e as informações sobre os resultados não estão disponíveis. É como ter que desenvolver um projeto sem receber diretrizes, orientações ou qualquer direção a seguir. Você não sabe o que deve fazer, qual problema deve ser resolvido e quais os resultados esperados.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Tomada de decisão sob condição DE CERTEZA;

    Tomada de decisão em condições de RISCO (probabilidades conhecidas);

    Tomada de decisão em condições de INCERTEZA (probabilidades desconhecidas).