-
CERTO.Art. 4º CF. A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:I - independência nacional;II - prevalência dos direitos humanos;III - autodeterminação dos povos;IV - não-intervenção;V - igualdade entre os Estados;VI - defesa da paz;VII - solução pacífica dos conflitos;VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;X - concessão de asilo político.
-
I - autodeterminação dos povos;COMENTÁRIO: Para o Brasil, todos os Estados são iguais, e suas diferenças devem ser respeitadas, pois não se pode comprometer a soberania.II - repúdio ao terrorismo e ao racismo;COMENTÁRIO: Quando o Brasil repudia o terrorismo e o racismo, ele afirma que não permitirá que tais atitudes ocorram no Estado brasileiro, sem que sejam imediatamente e duramente punidos.
-
(CF)Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:I - independência nacional;II - prevalência dos direitos humanos;III - autodeterminação dos povos;IV - não-intervenção;V - igualdade entre os Estados;VI - defesa da paz;VII - solução pacífica dos conflitos;VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;X - concessão de asilo político.Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
-
A questão foi elaborada de forma infeliz. A presença desse "mas" pode confundir muita gente, pois nos transmite uma idéia estranha (infelizmente indescritível). É preciso ter em mente que organizadoras também cometem erros (muitos deles crassos).
De qualquer forma, a questão é correta, conforme o previsto no artigo 4º da CF.
-
A presença do "mas" na questão pode confundir, por que transmiti uma ideia de contradiçãa, porem essa questão está correta.
De acordo com o Art 4. da CF inciso III e inciso VIII essa questão está correta.
-
Apesar de a conjunção MAS ser uma conjunção coordenada adversativa (mas, porém, todavia, contudo), ela também está no rol das conjunções coordenadas aditivas (e, nem mas, também...)
Questão correta.
A CESPE é fogo... pode-se colocar um ano de estudo no lixo por causade um MAS.... COISA BRABA...
Abraço e bons estudos
-
O mas seria aditiva se acompanhado do também e do ainda:
mas também
mas ainda
Sozinho continua sendo adversativa.
Questão que induz a erro.
-
Certo.
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
[...]
III - autodeterminação dos povos;
[...]
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
Concordo que o "mas" foi utilizado de forma equivocada.
-
CORRETO O GABARITO....
Entretanto, solidarizo-me com os demais colegas no que tange à falta de clareza e coerência na ligação, entre a primeira e a segunda oração, tornando o texto confuso, incoerente, contraditório e desconexo.
Enfim vamos aos estudos....
-
E aí, galera!
Macete que aprendi aqui mesmo no QC!
A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
AINDA NÃO CONPREI RECOOS”
I - Autodeterminação dos povos;
II - INdependência nacional;
III - Defesa da paz;
IV - NÃO-intervenção;
V - CONcessão de asilo político.
VI - PREvalência dos direitos humanos;
VII - Igualdade entre os Estados;
VIII - REpúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - COOperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - Solução pacífica dos conflitos;
Valeu, moçada!
-
CERTO
-
só pra me lembra: DeCoRe AUTO PISCINÃOOOOOO!!!!
De = DEFESA DA PAZ
Co= CONCESSÃO DE ASILO POLÍTICO
Re= REPÚDIO AO TERRORISMO E RACISMO
AUTO= AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS
P= PREVALÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS
I= INDEPENDÊNCIA NACIONAL
S= SOLUÇÃO PACÍFICA DOS CONFLITOS
C= COOPERAÇÃO ENTRE POVOS PARA PROGRESSO DA HUMANIDADE
I= IGUALDADE ENTRE OS ESTADOS
NÃO INTERVENÇÃO
Depois de decorar a frase tem que testar se lembra cada letra se não de nada adianta! rsrsrs
-
Entendo que não há nada estranho com o "mas", visto que repudiar o terrorismo e o racismo é sim uma exceção à autodeterminação dos povos. Por isso a idéia de contrariedade que o "mas" introduz.
Por exemplo, se um país tem o terrorismo como uma ferramenta própria de sua cultura, mesmo o Brasil regendo-se internacionalmente pelo princípio da autodeterminação dos povos (cada país tem direito de se autogovernar e tomar suas escolhas sem intervenção externa), o Brasil repudiará o terrorismo.
-
O Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos, MAS repudia o terrorismo e o racismo.
O MAS (que normalmente tem sentido adversativo) na frase está empregado com o sentido de ( e ) sentido ADICIONAL, SOMATIVO....
Um exemplo de frase com o mesmo sentido do texto é a música " Eu levo a sério, MAS (no sentido de 'e') você disfarça" do Djavan...
De qualquer modo foi muita maldade.....
-
O Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos, mas repudia o terrorismo e o racismo.
O Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos, e repudia o terrorismo e o racismo.
-
V ^ V = V Questão típica de raciocínio lógico.
-
Essa questão foi a pior de todas, com certeza.
-
o mas não tirou a ideia aditiva da assertiva
-
Gabarito: Certo
A questão deixa dúvidas por causa do 'mas'. Porém, trata de 2 princípios de relações internacionais (art. 4º, CF): autodeterminação dos povos (III) e repúdio ao terrorismo (VIII).
-
Discordando do Ismael, acredito que o "mas" tirou, sim, a ideia aditiva da assertiva. Quando se diz "O Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos, mas repudia o terrorismo e o racismo", a inferência é que a autodeterminação dos povos não pode abarcar o terrorismo ou o racismo.
-
Esse "mas" ficou bem estranho... o correto, ao meu ver, seria "e", é tão estranho quanto a frase: O Brasil possui eleições diretas, mas respeita a democracia. Ou seja, as duas ideias são complementares (como na redação do texto), e esse "mas" causa uma ideia de contraponto, como no seguinte exemplo: O Brasil possui eleições diretas, mas muitos eleitores não votam. Enfim, questão fácil porém mal redigida.
-
Olha...
Faço questões do Cespe pra ficar calejado na vida.
-
Eu li:O Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos, mas NÃO repudia o terrorismo e o racismo
-
Foi um companheiro que ta na PF em curitiba que fez essa questão..kkkk eita enunciado ruim...
-
Pessoal, esse "mas" tem sentido aditivo, questão correta
-
Esse MAS não deu muito certo aí!
-
Cespe ao por o Mas quis induzir o aluno em dúvida.
-
GABARITO: CERTO
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;
VI - defesa da paz;
VII - solução pacífica dos conflitos;
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
FONTE: CF 1988
-
Relativos aos princípios e aos direitos e garantias fundamentais previstos na CF, é correto afirmar que: O Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos, mas repudia o terrorismo e o racismo.
-
Esse "mas", apesar de estranho, não está errado. Por muito tempo eu tbm torci o nariz para essa questão, porém entendi qual a ideia dessa conjunção.
Diz na questão que "o Brasil é regido, nas suas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos" ou seja, cada país determina como deve orientar a sua política interna, etc, e o Brasil deve respeitar isso. Agora, essa "autodeterminação" não pode ser ilimitada no plano internacional. Por exemplo: se um determinado país, eventualmente, praticar o terrorismo como política de Estado, mesmo que o Brasil deva respeitar a "autodeterminação", irá repudiar a prática desse terrorismo.
-
o "mas" foi colocado para tentar causar uma confusão,porém não deixa a questão errada. Caso fosse uma questão de Português eu teria colocado a questão como errada só pela ideia de oposição, o conectivo mais adequado seria o "e".