SóProvas


ID
154960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a recursos repetitivos,
súmula vinculante e informatização do processo judicial.

A fim de garantir o direito à imagem e vida privada do preso, a legislação específica não previu o uso de meio eletrônico na tramitação dos processos judiciais de natureza penal.

Alternativas
Comentários
  • rodei boy. lei 11419DA INFORMATIZAÇÃO DO PROCESSO JUDICIALArt. 1o O uso de meio eletrônico na tramitação de processos judiciais, comunicação de atos e transmissão de peças processuais será admitido nos termos desta Lei.§ 1o Aplica-se o disposto nesta Lei, indistintamente, aos processos civil, penal e trabalhista, bem como aos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdição.
  • eita questãozinha mal formulada...entendo que a informatização dos processos de natureza penal tem outras finalidades tais como a celeridade e não apenas garantir o direito à imagem e vida privada do preso!

  • Então, Natália. A assertiva está toda errada!
  • Gente a questão quer saber se é aplicável ou não ao direito penal o processo eletrônico, simples assim! A resposta é afirmativa.
  •  Muito bem Natália, por isso que a questão esta errada!!!!!
  • A afirmativa etsá errada e nem um pouco mal formulada.

    A questão está perguntando "Se para garantir a privacidade do preso deixa-se de empregar os meios eletrônicos de transmição de dados judiciais de natureza penal."
    Ora, não. Aplica-se também ao processo penal as régras do processo eletrônico. Simples.

    Não estão perguntando se o processo eletrônico se presta a garantir a privacidade do preso.
  • PARA MIM ESTÁ CORRETA A ASSERTIVA.
    INVERTAMOS AS FRASES PARA MAIOR CLAREZA:
    A legislação específica não previu o uso de meio eletrônico na tramitação dos processos judiciais de natureza penal a fim de garantir o direito à imagem e vida privada do preso.
    LÓGICO QUE A LEI NÃO FOI CRIADA PARA ESTE FIM. A TRAMITAÇÃO ELETRÔNICA FOI CRIADA PARA OUTRAS FINALIDADES. DENTRE ELAS PARA EVITAR FUGAS, GARANTIR OS DIREITOS DAS VÍTIMAS E DAS TESTEMUNHAS À SEGURANÇA, AGILIZAR A TRAMITAÇÃO E A SOLUÇÃO DOS PROCESSOS, MAS NÃO PARA GARANTIR O DIREITO À IMAGEM E A VIDA PRIVADA DO PRESO. VIDA PRIVADA DE QUEM ESTÁ PRESO???????????
    MUITO AO CONTRÁRIO. QUEM ESTÁ PRESO ACABA SOFRENDO AS LIMITAÇÕES À VIDA PRIVADA INERENTES À SUA CONDIÇÃO, SEM QUE ISSO SEJA DESRESPEITO AOS SEUS DIREITOS INDIVIDUAIS CONSTITUCIONAIS.
    O PRESO TEM RESPEITADAS, SIM, ALGUMAS FACETAS DA VIDA PRIVADA E DA PRIVACIDADE, TAIS COMO A ENTREVISTA RESERVADA COM ADVOGADO. MAS ISSO NÃO FOI CRIADO PELA LEI DO PROCESSO ELETRÔNICO, POIS JÁ EXISTIA ANTES DELA.
    QUESTÃOZINHA COMPLICADA.
  • Gabarito: ERRADO

    Lei 11. 419/2006

    Art. 1º - §1º - Aplica-se o disposto nesta Lei, INDISTINTAMENTE, aos processos civil, PENAL e trabalhista, bem como aos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdição.