SóProvas


ID
1556080
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa cujo período apresenta ERRO na sintaxe ou morfologia das formas verbais:

Alternativas
Comentários
  • A opção certa é a e c.

    A. Havia, entre as gerações, ocorrido significativas influências.

    C.Ninguém sabe se vai haver ou não melhorias para o consumidor.

  • Letra A o verbo Haver com sentido de existir não varia.

  • Letra A está correta, o único erro está na C.
    Haviam, entre as gerações, ocorrido significativas influências.
    Na ordem direta ficaria assim: Significativas influências haviam ocorrido entre as gerações.

     Cuidado para não confundir, nas locuções verbais, o verbo auxiliar com o verbo principal. Este é sempre o último da direita, e manda na locução; aquele fica à esquerda, e obedece.
    Estamos falando aqui do verbo ocorrer; haver é um mero auxiliar e deve flexionar como o seu principal faria: “Ocorreram significativas influências”, “haviam ocorrido significativas influências”

  • verbo haver no sentido de existir nao varia. letra c a correta

  • Geraldin caiu na pegadinha, Guilherme tb. kkkkk

    Quem disse que o verbo haver tem sentido de existir na primeira sentença?

  • Caso não exista um substantivo pluralizado, adjetivo pluralizado ou substantivado (no plural), sujeito pluralizado antes do verbo "haver", ficará no singular ("haver"). No caso da 1ª alternativa, como ressaltou o Marcelo Ventura, a frase não está na ordem direta (sempre devemos colocar a frase na ordem direta para analisá-la corretamente). Neste caso, quando colocamos a frase no sentido de ordem direta: Significativas influências haviam ocorrido entre as gerações. Vemos que antes do verbo "haver" ficará: "Significativas influências" (adjetivo pluralizado) que concordará com a flexão do verbo haver no plural (haviam).

    Quanto a alternativa errada, que ninguém postou; ou, comentou vagamente: devemos conjugar sempre na terceira pessoa do singular o verbo auxiliar "ir" quando associado a “haver” - o correto seria: Ninguém sabe se "vai haver" ou não melhorias para o consumidor. o verbo haver no sentido de “existir” não tem sujeito ( é impessoal ) por isso é conjugado sempre na terceira pessoa do singular.

    PS: Podemos observar que a questão "a" que o verbo "haver" "não" tem sentido de tempo e possui uma expressão pluralizada antes do verbo haver (quando colocada na ordem direta), por isto, fica no plural. Apenas para finalizar, darei um exemplo do uso do verbo haver com sentido de tempo: Havia "6 meses" que eles não trabalhavam. Não devemos esquecer: sempre que o verbo haver fica com sentido de tempo a frase ficará sem sujeito, por isso não há concordância, pois a concordância verbal (singular ou plural) somente se dá nas frases pessoais: onde há sujeito, substantivo, adjetivo (estes são os principais) e demais pluralizados!

  • Gaba: C

    Ninguém sabe se vão haver ou não melhorias para o consumidor.

    Quando o verbo principal é impessoal, ele "contamina" o verbo auxiliar, deixando este no singular.

    Ninguém sabe se vai haver ou não melhorias para o consumidor.

  • fui seco na A , nem li as outras kkkk, boxtaaaa