SóProvas


ID
1556248
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mundo Engraçado

1      O mundo está cheio de coisas engraçadas; quem quiser se distrair não precisa ir à Pasárgada do Bandeira, nem à minha Ilha do Nanja; não precisa sair de sua cidade, talvez nem da sua rua, nem da sua pessoa! (Somos engraçadíssimos, também, com tantas dúvidas, audácias, temores, ignorância, convicções...)
2    Abre-se um jornal – e tudo é engraçado, mesmo o que parece triste. Cada fato, cada raciocínio, cada opinião nos faria sorrir por muitas horas, se ainda tivéssemos horas disponíveis.
3     Há os mentirosos, por exemplo. E pode haver coisa mais engraçada que o mentiroso? Ele diz isto e aquilo, com a maior seriedade; fala-nos de seus planos; de seus amigos (poderosos, influentes, ricos); queixa-se de algumas perseguições (que, aliás, profundamente despreza); às vezes conta-nos que foi roubado em algum quadro célebre ou numa pedra preciosa, oferecida à sua bisavó pelo Primeiro Ministro da Cochinchina. O mentiroso conhece as maiores personalidades do Mundo – trata-as até por tu! Seus amores são a coisa mais poética do século. Suas futuras viagens prometem ser as mais sensacionais, depois dessas banalidades de Ulisses e Simbad... Certamente escreverá o seu diário, mas não o publicará jamais, porque é preciso um papel que não existe, um editor que ainda não nasceu e um leitor que terá de sofrer várias encarnações para ser digno de o entender.
4     Em geral os mentirosos são muito agradáveis, desde que não se tome como verdade nada do que dizem. E esse é o inconveniente: às vezes, leva-se algum tempo para se fazer a identificação. Uma vez feita, porém, que maravilha! – é só deixá-los falar. É como um sonho, uma história de aventuras, um filme colorido.
5      Há também os posudos. Os posudos ainda são mais engraçados que os mentirosos e geralmente acumulam as funções. O que os torna mais engraçados é serem tão solenes. Os posudos funcionários são deslumbrantes! Como se sentam à sua mesa! Como consertam os óculos! Que coisas dizem! As coisas que dizem são poemas épicos com a fita posta ao contrário. Não se entende nada – mas que diapasão! Que delicadas barafundas! Que sons! Que ritmos! Seus discursos e as palmas que os acompanham conseguem realizar o prodígio de serem a coisa mais cômica da terra pronunciada no tom mais sério, mais grave, mais trágico – de modo que o ouvinte, que rebenta de rir por dentro, sofre uma atrapalhação emocional e consegue manter-se estático, paralisado, equivocado.
6    Os posudos, porém, são menos agradáveis que os simples mentirosos. Os mentirosos têm um jeito frívolo, como se andassem acompanhados de um criado que anunciasse: “Não creiam em nada do que o meu amo diz!" Mas os posudos levam um séquito de criados, todos posudos também, que recolhem nas sacolas, grandes e pequenas gorjetas, porque uma das qualidades do posudo é andar sempre com muito dinheiro – que não é seu!
                                                                                        (MEIRELES, Cecília. In www.pensador.uol.com.br)

“Como CONSERTAM os óculos!” (5º §).

Pelo sentido da frase acima, tem de ser usado o verbo CONSERTAR, e não o seu homônimo CONCERTAR (harmonizar, participar de concerto).

Das frases abaixo, aquela em que a lacuna deve ser preenchida pelo segundo elemento do par de homônimos entre parênteses é:

Alternativas
Comentários
  • Coxo  adj. Que coxeia, manca ou claudica; manco

    Cocho = s.m. Vasilha, feita geralmente de um tronco de árvore cavado, em que comem (ou bebem) cavalos, bois e outros animais.

  • Gab. B

    Vejam as diferenças: 


    • Sessão
    Escrita desse modo significa espaço de tempo de uma reunião deliberativa, de um espetáculo de cinema, teatro, etc. Para se lembrar desse significado é só pensar que ela advém do latim “sessio” e que significa “sentar-se”. Logo, todas as sessões que exijam da pessoa que ela se sente é escrita com três "esses".
    Exemplos: A sessão demorou muito a começar, mas o filme valeu a pena.
    A sessão terá como objetivo aprovar ou não a nova lei do estudante.
    A sessão com o psicólogo durou um pouco mais do que o planejado.

    • Cessão
    Escrita desse modo tem um único significado: ceder, ou seja, transferir algo, dar posse de algo a outrem. Para se lembrar do modo como se escrever lembre-se que “ceder” começa com “c”.
    Exemplos: A cessão de suas terras foi aceita.
    Autorizei a cessão dos materiais deste departamento à instituição carente que os solicitou.

    • Seção 
    Desse modo quer dizer o mesmo que secção, ou seja, do ato ou efeito de repartir. Significa ainda: divisão de repartições públicas, parte de um todo, departamento.
    Exemplos: Saiba tudo sobre as novas regras ortográficas! É só clicar na seção "Acordo Ortográfico" do Portal Brasil Escola.
     Cada seção deste projeto vai ter que ser analisada.

  • O verbo serrar tem sua origem na palavra em latim serrare, devendo assim ser escrita com s e não com c. Refere-se ao ato de cortar com serra ou serrote. Pode significar também o ato de produzir um som semelhante ao do serrote. Popularmente se usa o verbo serrar como gíria para indicar alguma coisa conseguida de forma gratuita. 

    Exemplos: 
    O carpinteiro está serrando a madeira para fazer uma escrivaninha. 
    Os pássaros serravam incessantemente. 
    Estou tentando serrar um lanchinho porque não tenho mais dinheiro. 

    O verbo cerrar tem sua origem na palavra em latim serare, tendo sofrido evolução de s para c, por uma possível influência do espanhol cerrar. Refere-se ao ato de fechar, terminar, encerrar, tapar, unir fortemente. 

    Exemplos: 
    O menino cerrou os punhos em sinal de raiva. 
    A direção chamou o funcionário para cerrar o contrato de trabalho. 
    Estou cerrando os olhos devido a esta claridade. 
    Com palavras de esperança, o orientador cerrou seu discurso. 

  • Coxo: é sinônimo de manco

    Cocho: se refere a uma vasilha

    Sessão: escrita deste modo significa espaço de tempo de uma reunião, de um espetáculo de cinema, teatro etc.

    Cessão: escrita deste modo tem um único significa: ceder, ou seja, transferir algo, dar posse de algo a outrem.

    Seção: Desse modo quer dizer o mesmo que secção, ou seja, do ato ou efeito de repartir. Significa ainda: divisão de repartições públicas, parte de um todo, departamento. 

    Senso: capacidade de entender e julgar

    Censo: se refere ao recenseamento da população.

    Cerrar: é sinônimo de fechar, encerrar

    Serrar: ato de cortar 

    Cheque: Documento escrito como ordem de pagamento;

    xeque: se refere a um xeique ou uma situação perigosa.

     

     

     

     

  • A questão é capciosa, porque existe a sessão pública de licitação. Ou seja, quando ocorre a reunião da fase externa do certame. 

  •  

    Q931826

    Essas palavras são chamadas de homófonas heterográficas. 

     

    1, A palavra sessão faz referência a um período de tempo em que se realizará determinado evento, no caso, a estreia. Já em 2, a palavra seção refere-se a uma espaço destinado a determinado arquivo. E finalmente em 3, a palavra cessão é usada no sentido de ceder algo, no caso, os direitos autorais. Essas são as diferenças fundamentais entre essas palavras.

    Agora, vamos analisá-las separadamente:

    Sessão – escrita desse modo, possui o significado de reunião, encontro, espaço de tempo.

    Exemplos:

    Esta sessão decidirá com quem ficará a guarda das crianças.

    Os ingressos para a sessão de estreia já estão disponíveis.

    sessão com o psicólogo durou uma hora.

    Seção – escrita desse modo, significa parte, divisão, departamento.

    Exemplos:

    A seção de trocas fica no final do corredor.

    A seção onde trabalho é muito requisitada.

    As roupas femininas ficam naquela seção.

    Cessão – escrita desse modo, significa ceder, ou seja, ato ou efeito de repartir.

    Exemplos:

    O juiz determinou a cessão da herança.

    Foi determinada a cessão das cadeiras para a ONG.

    O governo autorizou a cessão de livros

  • LETRA B