SóProvas


ID
1556866
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O servidor público deverá ser aposentado compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, quando atingir a idade de:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Art. 186. O servidor será aposentado:  (Vide art. 40 da Constituição)


    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;

    II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;

    III - voluntariamente:


    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 


    Bons estudos.

  • EC 88/2015, altera o inciso II, paragrafo primeiro do art 40 da CF/88
    II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;


    ADCT

    Art. 2º O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias passa a vigorar acrescido do seguinte art. 100:

    "Art. 100. Até que entre em vigor a lei complementar de que trata o inciso II do § 1º do art. 40 da Constituição Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União aposentar-se-ão, compulsoriamente, aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, nas condições do art. 52 da Constituição Federal."



  • galera a idade agora é 75 anos devido emenda 88/2015. E sinceramente não entendi o motivo da anulação. 

  • Debora Ribeiro, como a LC de que trata a nova redação trazida pela EC 88/2015 ainda não foi criada, os servidores continuam se aposentando compulsoriamente aos 70 anos de idade, com proventos proporcionais. Somente os servidores de que trata o art. 100 do ADCT (Ministros do STF, Tribunais Superiores e TCU) é que passam a se aposentar compulsoriamente aos 75 anos, pois eles não precisam da LC para tanto.


    A questão não informa qual o cargo ocupado pelo servidor público, o que torna complicado afirmar quando se dará a sua aposentadoria compulsória, se aos 70 ou aos 75 anos de idade.
    De todo modo, a lei n. 8.112 não teve sua redação alterada. Assim, é preciso ficar atento no que a questão pede, se é com base na CF ou na lei.
  • Acho que foi anulada porque o "Servidor Público" da questão foi considerado em sentido amplo, incluindo todos. Assim, os ministros do STF e do TCU não são mais aposentados compulsoriamente aos 70 anos. 

    EC 88/2015, altera o inciso II, paragrafo primeiro do art 40 da CF/88
    II - compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 70 (setenta) anos de idade, ou aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, na forma de lei complementar;

    ADCT

    Art. 2º O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias passa a vigorar acrescido do seguinte art. 100:

    Art. 100. Até que entre em vigor a lei complementar de que trata o inciso II do § 1º do art. 40 da Constituição Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União aposentar-se-ão, compulsoriamente, aos 75 (setenta e cinco) anos de idade, nas condições do art. 52 da Constituição Federal.


  • Colegas de concurso, atenção para a Lei Complementar n° 144/2014. A norma trata de Aposentadoria Compulsória para os servidores públicos policiais que deve ocorrer aos 65 anos de idade. Logo, apresenta uma exceção. Atenção para essa recente alteração.

  • hummmmmmmmmm, obrigada pela explicação Manuela