Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é necessário que tenhamos conhecimentos sobre a motivação. Neste caso, julguemos as afirmativas a seguir.
I. correta. A teoria da hierarquia das necessidades foi desenvolvida por Abraham Maslow.
A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem.
Maslow divide as necessidades humanas em duas categorias, que juntas dão origem à pirâmide das necessidades humanas, são elas:
Necessidades primárias:
- Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc.
- Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego.
Necessidades secundárias:
- Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
- Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
- Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.
II. correta. Uma das premissas da Teoria X de McGregor é a de que os indivíduos, por natureza, não gostam de trabalhar e, sempre que possível, tentam evitar o trabalho.
Douglas McGregor traz à tona dois estilos dicotômicos que explicam como as organizações enxergam seus funcionários. Apesar de ser, a princípio, um estilo de administrar, é aplicável também ao processo motivacional, pois, é sabido que, a forma de como a organização é administrada, influencia o processo motivacional por ela praticado.
Como dito outrora, essa teoria nos apresenta duas formas opostas como as organizações encaram os trabalhadores. Feita essa introdução, vamos ver quais são essas visões, mas antes tenha em mente que a definição de X e Y é em relação ao que se acredita que seja o comportamento humano.
A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.
Podemos sintetizar as suas principais características, isto é, o comportamento do trabalhador X, da seguinte forma:
- É avesso ao trabalho;
- É carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação;
- Precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades;
- Não deseja assumir responsabilidades;
- Trabalha para fins de sobrevivência.
Vale lembrar que as punições recaem na, principalmente, parte financeira, já que é ela que mais motiva o funcionário.
A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.
III. incorreta. Para a teoria dos dois fatores, reconhecimento e responsabilidade são fatores higiênicos que afetam a satisfação com o trabalho.
- são fatores motivacionais
Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg
- Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
- Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização. Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
Concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.