Letra (e)
A análise do campo de força é uma ferramenta valiosa para gestão de mudança. Esta técnica de gestão foi desenvolvida por Kurt Lewin; análise do campo de força de Lewin avalia o impacto líquido de todas as forças que influenciam a mudança. Essas forças podem ser divididas em dois grupos: forças propulsoras e forças de retenção.
Forças propulsoras são todas as forças que impulsionam e promovem a mudança. Estes impulsionadores de mudança promovem e encorajam o processo de mudança. Alguns exemplos de forças propulsoras são mandato de executivo, demanda de cliente e maior eficiência. Forças de retenção são forças que tornam a mudança mais difícil. Estas forças combatem as forças propulsoras e evitam ou resistem à mudança.
Alguns exemplos de forças de retenção são medo, falta de treinamento e a falta de incentivos. Quando estes dois grupos de forças são iguais as mudanças ficam em um estado estático de equilíbrio, o que significa que nenhum movimento em direção a ou para longe da mudança está ocorrendo.
Bons estudos.